livro

Gravura Fotomecânica: Do Pós-fotográfico ao Digital na Gravura em Oco Sobre Metal

Esta publicação é resultado de mais de uma década de investigações e ensino em torno da arte impressa no contexto das oficinas de técnicas de impressão da Faculdade de Belas Artes e do Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (i2ADS) da Universidade do Porto.

Gravura Fotomecânica

Apresentação

Esta publicação é resultado de mais de uma década de investigações e ensino em torno da arte impressa no contexto das oficinas de técnicas de impressão da Faculdade de Belas Artes e do Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (i2ADS) da Universidade do Porto.

Trata-se do primeiro livro de uma série que pretende estabelecer um ponto de inflexão no que diz respeito a divulgação das pesquisas tecnológicas no contexto da gravura e dos processos fotomecânicos em conexão com novas tecnologias. Estabelece, diante do material apresentado, a configuração de uma experiência estratégica elaborada em conjunto com diversos agentes e colaboradores, em especial, de entre estudantes da UP, estudantes Erasmus, professores do i2ADS, professores visitantes, professores convidados, artistas, curadores, cientistas; que trabalharam em vários projetos e, para além deles, ressaltando a vocação inerente a própria prática oficinal que é agregar pessoas e instituições em torno de um tema comum, a gravura, e da sua natureza expansiva tanto no campo artístico, como no social.

Neste aspeto, destacamos que o projeto Pure Print, foi especialmente importante para estabelecer uma forma de investigação, nacional e internacional de impacto, no que diz respeito às metodologias de pesquisa em arte e em procedimentos técnicos e tecnológicos. Desde seu início o Pure Print demonstrou que as características do trabalho colaborativo são fundamentais para o aprofundamento das investigações e são valorizadas e ressaltadas em amplo contexto universitário.

A história que se iniciou nas oficinas da FBAUP com os projetos associados ao Pure Print, no qual foram apresentados, divulgados, organizados inúmeros eventos, publicações, exposições, trabalhos artísticos e práticas com inovações tecnológicas ligadas à investigação artística, são responsáveis pelas conexões interdisciplinares e interinstitucionais que agregaram pessoas e instituições de diversas Universidades da Europa e do Sul Global.

Observando-se os processos e todas as atividades ao longo dos anos temos elementos e resultados que comprovam a vocação do PP como uma espécie de grupo de investigação, nesse contexto, o primeiro livro da série lança igualmente a proposta de constituição desse grupo de pesquisa que, não por acaso, sentimos necessidade de denominar Pure Print Archeology, para garantir a memória desse processo que foi fundamental para a construção de um espaço de referências na FBAUP.

Espera-se com isso a possibilidade de expansão da investigação artística em torno da noção de arqueologia tecnológica que definimos inicialmente como uma investigação de procedimentos que implicam no uso de elementos históricos que tiveram ou tem função numa rede de usos e costumes culturais e artísticos que (re)contextualizados contemporaneamente podem construir novas relações com materiais, técnicas e tecnologias nas formas de produzir imagens.

Graciela Machado, Paula Almozara
(editoras)