CREAT_ED

A Historicização da Criança Criativa na Educação

Projeto de investigação | FCT/PeX

Educação Artística, Crítica e Sociedade
  • Referência
  • EXPL/CED-EDG/0824/2021
  • Financiamento
  • € 49.961,37
  • Período
  • 01.01.2022 — 30.06.2023
  • Site do projeto
  • https://creat-ed.i2ads.up.pt/

A criatividade é vista como parte da natureza da criança, tornando-se uma questão de potencial a ser atualizado, ou não, pela educação. CREAT_ED busca compreender historicamente como a ideia da criança como sujeito criativo se tornou um ponto quase inquestionável na educação. Para se tornar uma meta educacional, a criatividade teve que emergir como um problema e ansiedade na educação. A fabricação da criança criativa vem acompanhada da esperança de um futuro melhor, mas também do medo do cidadão que não se enquadra nessa categoria. CREAT_ED parte do trabalho que temos vindo a desenvolver como crítica à instrumentalização da criatividade no campo educativo português, espelhando directivas internacionais.

Palavras-chave: história do presente; criança criativa; criatividade; educação artística.

  • Instituições envolvidas
    Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (i2ADS), FBAUP
    Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE), FPCEUP

  • Investigadora responsável
    Catarina Martins

  • Co-investigadora responsável
    Catarina Almeida

  • Equipa
    Pedro Ferreira (CIIE/FPCEUP), Tiago Assis (i2ADS/FBAUP)

  • Bolseiras
    Melina Scheuermann (i2ADS/Bolseira FCT), Raquel Boavista (i2ADS/Bolseira FCT)

Resultados do projeto CREAT_ED

Livro editado
Cat Martins (Ed.). (2023). The Historicization of the Creative Child in Education. i2ADS Edições.