Melina Scheuermann

Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

estudante de doutoramento // bolseira FCT

Melina Scheuermann (she/her) is a PhD candidate in Arts Education at the Faculty of Fine Arts and the Faculty of Psychology and Educational Sciences at the University of Porto. She holds a Master’s degree in Cinema Studies from Stockholm University, Sweden, and a Bachelor degree in Cultural Studies (Major) and Arts-Media-Aesthetic Education (Minor) from the University of Bremen, Germany. From April until December 2022, Melina Scheuermann is a PhD student fellow in the research project CREAT_ED The Historicization of the Creative Child in Education at i2ADS – Research Institute of Art, Design and Society at the University of Porto. Her profile is rounded off by diverse professional experiences in arts education, political education, social work and documentary film production. Melina Scheuermann’s artistic as well as research interests evolve around arts education, history of education, visual discourses, ecology as well as postcolonial, post-structural and feminist theory.

Título da tese
Desaprender a ‘natureza’ em tempos de crise ecológica: Desconstrução das imagens e imaginários da ‘natureza’ moderna-colonial em livros ilustrados de lições de coisas para crianças atráves impérios do século XIX e início do século XX

Referência FCT
2022.12937.BD

Resumo
Meu projeto integra investigações em cultura visual com a história visual da educação e da educação artística. Eu me proponho a estudar as imagens e os imaginários de uma noção moderna-colonial de ‘natureza’ que foram produzidos em livros ilustrados para crianças, utilizados no método de lições de coisas atráves impérios da Europa no final do século XIX e início do século XX. Estudo em particular duas séries de livros ilustrados: uma série do educador suíço Johann Staub (1875/6), que foi adaptada do alemão para o português em 1904/5, e vários volumes de uma série do educador e estudioso alemão Eduard Walther, publicados pela editora J.F. Schreiber entre 1873 e 1891. Através de uma análise do discurso visual e de uma prática performativo-arquivística que elaborei como parte desta tese, investigo as imagens dos livros ilustrados educacionais que (re)produzem ideias e formações discursivas visuais da ‘natureza’ moderna-colonial. Desaprender a ‘natureza’ significa questionar o conceito de ‘natureza’, uma vez que ele sustenta grande parte da teoria educacional e informa os materiais didáticos visuais, e investigar como tem informado, em sua construção binária moderna-colonial com a cultura, as relações hegemônicas entre humanos e o mais-que-humano, bem como a desumanização do “outro”. É também a partir do lugar de tentar desaprender que construo a plataforma online intitulada the archive that i imagine to unlearn the archive (pt. o arquivo que imagino para desaprender o arquivo; atualmente em processo; hospedado no Research Catalogue). O arquivo visará questionar lógicas e metodologias arquivísticas hegemônicas ao promover ativações situadas, plurais e criativas das imagens, através da minha prática performativo-arquivística. Derivado tanto dessa prática performativo-arquivística quanto da minha análise de cultura visual, produzirei um kit pedagógico que oferece estratégias pedagógicas e metodológicas para trabalhar em arquivos, particularmente com fontes visuais. O kit promoverá a literacia visual crítica e é baseado em educação anti-discriminatória e transformadora.

Cat Martins

Mais info