Tomás Ribas

Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

estudante de doutoramento // bolseiro FCT

Tomás Ribas. Concluiu o(a) Mestrado integrado em Arte e Design para o Espaço Público em 2019/10/09 pelo(a) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes e Bachelor em Artes Cênicas com habilitação em Cenografia em 2006/05/04 pelo(a) Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Recebeu 6 prémio(s) e/ou homenagens.

Título da tese
Paisagens Artificiais: Luz, Técnica e Ideologia

Referência FCT
2020.06812.BD

Resumo
Nesse projeto artístico e teórico pretendo investigar como os sistemas inteligentes de iluminação podem modificar a nossa percepção dos espaços. Agamben (2009) observa que todo dispositivo traz consigo um processo de subjetivação. Se a influência da luz sobre nós é visual, biológica e emocional, que tipo de modificações podem surgir na nossa relação com os espaços com a utilização de sensores, controles autónomos e fontes de luz com capacidade de variação de cor? Tenciono analisar casos de utilização desses sistemas como o da área de Stratumseind, em Eindhoven, onde foi criado um “living Lab” para estudar a influência da cor da luz no comportamento dos frequentadores e, também, a técnica do Human Centric Lighting que interfere no ritmo circadiano do corpo através da luz. Manterei um processo artístico para experimentar as possibilidades desses sistemas Inteligentes afim de fomentar um campo de reflexão sobre suas dimensões éticas e políticas.

Orientação
Gabriela Pinheiro