Arts and Crafts

• € 70.592,00
  • Período
  • 02.11.2021 — 02.11.2024

O Projeto Arts & Crafts Aujourd’hui responde à necessidade de profissionalização de jovens artistas e designers, questão que está no centro das preocupações das Instituições de Ensino Superior Europeias (IES) de arte e design. Embora o setor criativo gere cerca de 30 milhões de empregos em todo o mundo e empregue mais pessoas com idades entre 15 e 29 anos do que qualquer outro setor, os graduados em artes visuais enfrentam dificuldades de integração profissional. Além disso, artistas e designers manifestam o interesse em reavaliar o saber fazer local e estabelecer um diálogo com diversos agentes, seja do ponto de vista técnico, profissional e cultural. Isto é acompanhado por um interesse acrescido pelos processos de produção, pela materialidade das obras/criações/obras, relacionada com a conhecimento específico da manualidade. Essas orientações podem estar ligadas à busca de modos alternativos de produção ecologicamente responsáveis numa era pós-industrial e estão associadas a um desejo de repensar a relação com o objeto na era do Antropoceno. As preocupações ecoam plenamente ao movimento Arts and Crafts, um movimento inglês do final do século XIX, que se caracteriza pela vontade de fundir a arte com o artesanato e pode ser considerado uma fonte de design. Uma atitude crítica em relação às utopias concretas ligadas à ecologia, uma relação assumida com a técnica e o artesanato, buscando a indefinição das fronteiras entre arte, arte decorativa e design são questões que encontram hoje um eco particular na arte e no design.

As abordagens propõem soluções para transformar usos, estilos de vida e representações em relação à emergência ecológica. Embora as IES artísticas já se tenham dado conta dessas bifurcações, ainda precisam traduzi-las em programas de ensino/formação que preparem os alunos para estas novas orientações. Assim, através desta temática de Artes e Ofícios inserida no contexto contemporâneo, o nosso projeto pretende propor novos métodos pedagógicos para formar artistas e designers prontos para entrar no mercado de trabalho, ambientalmente engajados, abertos ao mundo e valorizando as culturas locais. Isso será possível através de novas ferramentas pedagógicas que permitam a aquisição de competências em diversos saberes, integrando uma abordagem ecológica e uma capacidade de colaboração com os atores do mundo profissional. A diversidade e notoriedade dos parceiros internacionais permite-nos construir um projeto educativo inovador que vá ao encontro destas necessidades. O projeto é liderado pelo Laboratoire d’Experimentations des Modernités de Esadse com seus parceiros internacionais: – Royal Academy of Fine Arts de Bruxelas, ArBA, Bélgica – Academy of Art and Design Bratislava, VSVU, Eslováquia – Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, FBAU.Porto, Portugal – Escola de Artes Visuais e Media da Universidade de Quebec em Montreal, UQAM, Canadá Além disso, o projeto integra um grande número de parceiros associados: artesãos, espaços de produção e divulgação e o Instituto Nacional de Belas Artes de Tetouan.

O projeto visa desenvolver novas metodologias nas IES artísticas com foco na materialidade, procedimentos, gestos como forma de experimentação e pesquisa, com atenção particular aos temas do ecodesign. Estas metodologias irão integrar o desenvolvimento e utilização de ferramentas digitais na transmissão de know-how de forma a propor um equilíbrio adequado entre os contactos digitais e físicos entre os interessados. A tecnologia digital também faz parte de uma abordagem colaborativa como alavanca de intercâmbio entre vários intervenientes e para acompanhar a formação em cooperação entre artistas, designers e artesãos. Os objetivos metodológicos visam: – Explorar o papel particular do artista como ator de mudança, que se coloca no centro das questões sociais, descompartimentando e democratizando a arte e o design – Procurar novos modos de produção, respondendo aos desafios ecológicos ( gestão de resíduos, minimização de resíduos, gestão de recursos, reorganização da forma como produzimos) – Incentivar a inovação e a transformação de percepções e usos através da colaboração entre artesãos, designers e artistas. O projeto responde assim às duas prioridades do Programa Erasmus+. Seus resultados visam atender aos desafios da sociedade, apoiando o desenvolvimento de programas inovadores que focam nas necessidades dos estudantes de arte e design, formando verdadeiros atores da transição ecológica.

• Instituições envolvidas
    Laboratoire d’Experimentations des Modernités de Esadse (Coordenação)
    Royal Academy of Fine Arts de Bruxelas (ArBA), Bélgica
    Academy of Art and Design Bratislava (VSVU), Eslováquia