SINTOMA nº0 — 2012

O Sintoma nº 0 é o evento maior e mais público do grupo, e pensa-se como um encontro de um dia de ação e discussão, de e sobre Performance Art, nos espaços interiores e exteriores da FBAUP, com caráter site-specific e aberto a todos.

Anual e internacional, pretende-se criar em tempo e espaço concentrados, uma plataforma de experimentação e debate das questões levantadas pela Performance ou Live Art, em que jovens estudantes criadores e performers de diferentes idades, tenham a oportunidade de confrontar ideias, formas e dúvidas e possibilidades levantadas pelas suas ações performativas e investigações, quer práticas quer teóricas.

O tempo é o de um dia, o espaço o da FBAUP.

Artistas convidados e membros do grupo apresentam-nos performances, explorando de forma site-specific, os diversos espaços da FBAUP – do átrio ao jardins, da Aula Magna ao lago do antigo palacete do séc. XIX.

Igualmente, pretende-se reavivar a produção histórica de eventos de Performance em Portugal, quer tenham tido lugar na Faculdade (como é o caso do evento de 1983, Espectáculo de Variedades Artísticas para uma Escola de Belas Artes do Grupo Missionário na Aula Magna), quer em ações dispersas ou eventos regulares (eventos Epipiderme em Lisboa, Projeto Iman em Famalicão…), bem como conhecimento teórico produzido em instituições académicas (a FBAUP e outras) quer ao nível de teses de mestrado como de doutoramento, contrariando a invisibilidade a que é, normalmente, votado este tipo de trabalho, uma vez terminado. Daí a criação de duas Mesas Esféricas, uma sobre experiências de eventos de performance e outras de investigação em Performance.

Tirando partido do potencial espacial, histórico, criativo e crítico das Belas Artes do Porto, o encontro quer esmiuçar as possibilidades e os confrontos, a discussão e a partilha, numa perspetiva intergeracional e acumuladora. As 10 horas de eventos serão propositadamente intensas e reativas para público, participantes e organizadores.

Evento 2012 no Facebook