[in]visibilidade

[in]visibilidade das identidades nos manuais escolares portugueses

Projeto semente | i2ADS

Educação Artística, Crítica e Sociedade
  • Referência
  • i2ADS-2021-[in]visibilidade
  • Período
  • 01.01.2021 — 31.12.2025

O projeto [in]visible tem foco no estudo da (in)visibilidade da representação das identidades nas imagens e ilustrações dos manuais escolares portugueses a partir de 1974. O princípio da escolarização utiliza o manual escolar como uma ferramenta didática essencial que acompanha as aprendizagens. Trata-se de livros criados por editoras, validados pelo Ministério da Educação, selecionados pelas escolas e nos quais é depositada a confiança de transmissão de conhecimentos, mas também das directrizes de um país inserido nos valores do mundo globalizado. Os exemplos apresentados nas imagens dos manuais escolares oferecem, relativamente às estruturas sociais, políticas e culturais, um apoio para o (re)conhecimento de si e do outro. (Re)conhecimento de quem se vê espelhado e que serve de modelo, mas também de quem é invisível. A (não) presença de representações imagéticas de identidades nestes livros que acompanham o conhecimento dos mundos, influenciam o modo como o passado-presente-futuro é construído. Pretende-se verificar se estes manuais escolares espelham a política educativa governamental, e estudar como neles as identidades são apresentadas e representadas.

Almeja-se desenvolver uma análise crítica sobre como a imagem contribui para a construção de uma representação de normalidade sobre as identidades, em que estereótipos tendem a ser naturalizados. Para isso, do ponto de vista metodológico, através de uma estratégia mista, que utiliza ferramentas quantitativas e qualitativas de recolha de informação, serão analisados, a partir das imagens, os manuais escolares portugueses do 1º ciclo e será criado um arquivo histórico destas representações. Interessa desenhar e expor um pensamento visual sobre as (in)diferentes representações de identidades (in)visíveis desde que Portugal saiu da ditadura, com as marcas do passado, e atravessado pelos diferentes desenhos curriculares e publicações até aos anos 20 do séc. XXI. Os critérios do projeto centram-se na pluralidade de representação no que se refere a singularidades de identidades (não)discriminadas, como a diversidade étnica e cultural, o género, a orientação sexual, as idades, os estratos sociais e a capacidade reduzida.

O estudo pretende construir um arquivo através do levantamento da imagética que os manuais escolares veiculam, analisando os valores que apresentam, contribuindo para o mapear das identidades representadas, entrelaçando as áreas da imagem/ilustração com a educação e a antidiscriminação. A sistematização da informação recolhida permitirá aferir de que modo, os produtores e legitimadores destes manuais, interpretam/aplicam as políticas educativas nacionais no que concerne à presença, ou ausência, da representação plural da identidade dos seus cidadãos. Pretende-se produzir um conjunto de boas práticas a partir de sinergias com editoras que possibilitem aos intervenientes do manual escolar favorecendo a pluralidade social, cultural ou étnica, que favoreça uma aprendizagem mais inclusiva, empática e valorizadora da diferença, cumprindo com os ODS 4, 5 e 10. Um estudo que, ao construir um arquivo da [in]visibilidade de identidades, oferece diferentes perspectivas futuras, contribuindo para debates nacionais e internacionais.

  • Participating institutions
    Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (i2ADS/FBAUP)
    Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE/FPCEUP)

  • Investigadora responsável
    Margarida Dias

  • Equipa
    Cristina Ferreira, Lurdes Gomes