A Memória da Mão / Efraín Almeida

A organização:
Encontro organizado por investigadores do i2ADS que acolhe artistas, especialistas e outros profissionais da cultura para debater metodologias de pesquisa e de práticas artísticas e expositivas numa intersecção da arte com a sociedade. Esta sessão comentada pretende contribuir para o fortalecimento de um fórum público de debate de ideias avançadas como resposta directa aos desenvolvimentos e necessidades específicas da investigação em arte. Este encontro não é apenas uma conversa mas um momento privilegiado de troca de ideias entre pares.

O encontro:
A exposição A Memória da Mão, patente na Galeria MCO, de Efraín Almeida (Ceara, 1964), é resultado e foi produzida no contexto da sua ultima Residência Artística no Espaço Maus Hábitos, Porto, organizada pela Associação Saco Azul e com o apoio da CMP. O Artista Plástico brasileiro que alcunho de “homem com mãos de fada” mantém um relacionamento próximo e constante com o Porto desde os anos 90.

A minúcia e o detalhe que caracteriza os seus objectos escultóricos de escala reduzida ou os seus desenhos carregam um universo simbólico caracterizante de tudo o que faz e dos lugares por onde passa: “Eu estou contando a minha história à minha maneira” com um sentido positivo, lúdico ou poético e também com a presença constante de “uma camada trágica e perversa”, refere Efraín numa das conversas que tivemos.

A simplicidade e minúcia dos objectos que realiza, apela à proximidade, ao estar com eles, o que muitas vezes é complementado por um lado trágico ou irónico, mais ou menos visível, mais ou menos denunciado. Trata-se de fragmentos de representações de uma vida, de uma experiência vivencial, em representações poéticas das suas realidades ao longo do tempo de intenso trabalho e observação atenta – ”só me dei conta de determinado tipo de coisas depois de muito tempo fazendo trabalho e mostrando, para chegar a determinadas conclusões em relação a ele”.

Place Aula Magna, FBAUP
Date 6 of (Português) Março to 6 of March of 2018
Info 18h00
PDF Poster
PDF Estação Zero