Livro de resumos
Descarregar Livro de resumos em PDFPrograma
Descarregar Programa em PDFApresentação
A 4ª edição do ENCONTRO INTERNACIONAL DE REFLEXÃO SOBRE PRÁTICAS ARTÍSTICAS COMUNITÁRIAS (EIRPAC) terá lugar nos dias 21, 22, 23 e 24 de Setembro de 2021 no Porto, integrado na 6ª edição do MEXE_Encontro Internacional de Arte e Comunidade, numa coorganização entre:
o Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora (CHAIA-UE), o Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (CIIE-FPCEUP), a Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Politécnico do Porto (ESMAE - P.Porto), o Instituto Politécnico de Lisboa (IPL), o Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (i2ADS-FBAUP), o Laboratório de Paisagens, Património e Território da Universidade do Minho (Lab2PT-UMinho), a PELE e o MEXE.
As três edições anteriores do EIRPAC, realizadas em 2015, 2017 e 2019 integrando a programação do MEXE, juntaram mais de 600 participantes (nacionais e internacionais) nas dezenas de ações promovidas, afirmando-se como um espaço incontornável, a nível nacional e internacional, neste campo de produção científica. Com base neste percurso e nas inquietações e interrogações do mundo atual, o desafio do IV EIRPAC centra-se no tema “Práticas Artísticas e Risco no Contemporâneo”.
Considerando a complexidade deste campo de ação e a crescente importância que estas práticas têm vindo a adquirir nas criações artísticas contemporâneas, entendendo-se estas como indissociáveis das manifestações e experiências sociais e culturais das comunidades, torna-se essencial a criação de espaços de reflexão e partilha entre todos os seus intervenientes.
O IV EIRPAC deriva de movimentos sociais que emergem relativamente às transformações políticas que proliferam pelo mundo, à emergência de novos e renovados espaços de participação e criação artística. Em momentos de inquietude, desesperança e isolamento social, de que forma se implicam as práticas artísticas na criação coletiva de realidades e novos futuros? Neste sentido, o foco do IV EIRPAC situa-se na reflexão sobre a nossa condição comum de risco e vulnerabilidade, dimensões éticas, estéticas e políticas dos processos criativos participados.
O IV EIRPAC pretende refletir sobre o risco e a diversidade destas experiências pela produção compartilhada de conhecimento entre as práticas académicas, artísticas e formativas valorizando os saberes locais dos territórios envolvidos nos processos criativos em comum.
Programa
21.09.2021
09:30-10:00
Hall de entrada da Aula Magna da FBAUP
Registo e credenciamento de participantes
10:00-12:30
Pavilhão Carlos Ramos, sala 401
— Oficina
FotoVoz para a construção criativa de um mapa coletivo de risco na cidade Ana Garcia, Inês Santos Moura
12:30-13:30
Pausa para almoço
13:30-14:00
Hall de entrada da Aula Magna da FBAUP
Registo e credenciamento de participantes
14:00-14:30
Aula Magna da FBAUP
— Sessão de abertura
Comissão Organizadora do IV EIRPAC
14:30-16:00
— Conferência plenária
Janelas da alma e espelhos do mundo: por uma alteridade do olhar Oradora convidada: Maria Alice Costa (online)
16:00-16:15
Coffee-break
16:15-17:30
# Rodas de conversa: sessões paralelas
Aula Magna da FBAUP
— Mesa 1 · Dimensão política e social das práticas artísticas comunitárias
Moderador: Abel Arez (ESELx-IPL)
Os valores sociais das práticas artísticas comunitárias: o projeto “De Portas Abertas” Cláudia Pato de Carvalho, Paula Abreu, Nancy Duxbury, Sílvia Silva
Dancehall: filho bastardo ou salvador global? Diana Cristina Reis Duarte
As práticas artísticas como espaços de cidadania, de precariedade e de inclusão social: uma investigação-ação em contexto escolar Luísa Veloso, Carlota Quintão, Joana Soares Marques, Patrícia Santos
(Des)poéticas do neoliberalismo no teatro em comunidades Wellington de Oliveira
Online
— Mesa 2 · Habitar as fronteiras: entrelaçamentos transdisciplinares, intersetoriais e interterritoriais das práticas artísticas comunitárias
Moderadora: Teresa Furtado (CHAIA-UE)
Processos comunitários com projetos coletivos na interface entre arte, cultura e saúde em tempos imunitários Erika A. Inforsato, Elizabeth Maria Freire de Araújo Lima, Renata Monteiro Buelau, Eliane Dias de Castro, Isabela Umbuzeiro Valent, Juliana Araújo Silva, Caroline Lucas de Moraes, Ana Carolina de Moraes Calheiros Lins, Giovanna Pereira Ederli, Luciana Kanashiro Ishimitsu
Casa, Criação e Cuidado: experiências com um grupo de mulheres no projeto “Delicadas Coreografias” Flavia Liberman, Luciana Vieira Caliman, Beatriz Borges de Oliveira
Intersetorialidade, infância e juventude: quais as propostas e quais os riscos? Juliana Araújo Silva
Arte e Crise Climática Marina Guzzo
Magallanes_ICC: Empreendedorismo cultural e criativo como prática artística comunitária Daniela Salazar, Natália Melo, Leonel Alegre
Online
— Mesa 3 · Sustentabilidade, produção e dimensões sistémicas das práticas artísticas comunitárias
Moderadora: Isabel Bezelga (CHAIA-UE)
Práticas artísticas comunitárias em uma antiga fábrica de seda: o grupo teatral “Ponto de Partida” em Barbacena-MG Evelyn Furquim Werneck Lima
Para além do edifício teatral: sedes de grupos, espaços poéticos em Aracaju-Sergipe Joana Angélica Lavallé de Mendonça Silva
Continuidade sobre a intermitência: desdobramentos da integração social de práticas comunitárias no contexto rural Paola Fabres
Mulheres Encenadoras em Rede (Minas Gerais/Brasil): articulação para práticas teatrais comunitárias Raquel Castro de Souza
Espaços artísticos comunitários e as relações entre teatro e cidade Sara Fagundes Soares de Oliveira
Online
— Mesa 4 · Criação, participação e poéticas em práticas artísticas comunitárias
Moderador: Tiago Porteiro (CEHUM/GIEP-UM)
Teatro como elo entre culturas: a experiência do corpo como narrador de histórias na aldeia Jaguapiru em Dourados Flávia Janiaski Vale, Marco Aurélio Dolci
Cena e escrita com mulheres privadas de liberdade Caroline Vetori de Souza, Vicente Concilio
Beleza é flor que se abre na boca: práticas e processos comunitários na criação do “txon-poesia” José António Pinto, Márcia Brito
451 – Livros por Dentro, Folhas por Fora: teatro imersivo na floresta Gonçalo Oliveira, Natália Vieira
Online
— Mesa 5 · Dimensão política e social das práticas artísticas comunitárias
Moderador: Ramon Aguiar (LEG-T5/UEMG/IELT-UNL/CHAIA-UE)
A festa de congada: a imagem, o corpo e o espaço Fábio Fonseca
O urbano enquanto território sensível: experiências poético-educativas em artes no contexto contracultural brasileiro Guilherme Susin Sirtoli, Giulianna Picolo Bertinetti
Desafios para criação de outros possíveis: entrelaçamentos na formação acadêmica de licenciandos e práticas artísticas em comunidades Henrique Bezerra de Souza
Como a Palma de Minha Mão: memórias para redesenhar a cidade Andréia Menezes de Bernardi
17:30-20:30
Online
— Oficina
Prática de descanso, escuta e tradução do texto “Hapticality, or love”Ana Luiza Azevedo Dupas — Grupo de Estudos e Práticas de Toque e Cuidado
22.09.2021
09:30-10:00
Hall de entrada da Aula Magna da FBAUP
Registo e credenciamento de participantes
10:00-12:30
Pavilhão Carlos Ramos, sala 401
— Oficina
Expansão do corpo-coletivo no teatro: oficina prática Beatriz Villas-Bôas, Jaqueline Lodi Moraes
12:30-13:30
Pausa para almoço
13:30-14:00
Hall de entrada da Aula Magna da FBAUP
Registo e credenciamento de participantes
14:00-15:30
Aula Magna da FBAUP
— Conferência plenária
Risk and The Art of Care Orador convidado James Thompson
15:30-15:45
Coffee-break
15:45-17:30
# Rodas de conversa: sessões paralelas
Aula Magna da FBAUP
— Mesa 1 · Inovação, acesso, exclusão e os espaços públicos que nos restam: práticas artísticas comunitárias em tempos de isolamento
Moderadora: Carla Cruz (Lab2PT-UMinho/i2ADS)
Isolar com Amor Ângela Saldanha, Teresa Torres de Eça, Raquel Balsa, Célia Ferreira
Fazer Presente: projeto de teatro participativo intergeracional – primeiros passos. Entre isolamento e aproximação física: desafios e elementos de reflexão Tiago Mora Porteiro
A memória criativa do corpo em tempos de Covid: Dança e experiência performativa com jovens nos lugares urbanos Ana María Moya Pellitero
Prática coral comunitária para a promoção da participação e da criação artística: a experiência do “Canto Livre” Margarida Rocha
A Identidade do Isolamento Social Letícia Poyares Martins
Online
— Mesa 2 · Dimensão política e social das práticas artísticas comunitárias
Moderadora: Liliane Mundim (LEG-T5-UNIRIO)
O projeto “Recriar-se” e os sem abrigo: dimensões criativas, ecológicas, políticas e sociais das práticas artísticas comunitárias António Ângelo Vasconcelos, Carlos Xavier
Laços sociais em tempos de Covid-19: produção, consumo e diálogo cultural nos bairros de Poblenou (Barcelona) e de La Soledad (Bogotá) Manuela Tascón Ruiz
Arte como afeto de transformações sociais: Dulcinéia Catadora, JAMAC e Lanchonete <> Lanchonete Paula Borghi de Mendonça
Arte e regionalidade: considerações sobre a poética e o fenômeno estético de criação popular na fronteira Brasil/Bolívia/Paraguai Paulo César Antonini de Souza
Online
— Mesa 3 · Inovação, acesso, exclusão e os espaços públicos que nos restam: práticas artísticas comunitárias em tempos de isolamento
Moderadora: Catarina Carneiro de Sousa (ESEV-IPV-(CI&DEI))
Encontro de temporalidades: uma experiência de criação em dança intergeracional em tempos de pandemia Laila Padovan, Ana Terra
Contributos para uma poética dos afectos em tempos de distanciamento social Alexandra Marques Espiridião de Oliveira
Escola dos Confins e de Nenhures: mapeamento colectivo entre a comunidade, os lugares e a mediação dos ecrãs Inês Moreira
Presença comum: dispositivos para invenção em tempos pandêmicos Marina Souza Lobo Guzzo, Flavia Liberman, Conrado Federici
“Encontros de Arte e Cultura” no IFSP Campus Cubatão: um espaço virtual e participativo para reflexão e criação Rita de Cássia Demarchi, Elaine Cristina Araujo
Online
— Mesa 4 · Criação, participação e poéticas em práticas artísticas comunitárias
Moderador: José Carlos de Paiva (i2ADS-FBAUP)
Scripto-Monumento: A palavra escrita como encontro e reencenação na prática artística Adélia Santos Costa
Estendemos nossas memórias ao sol Caroline Vetori de Souza, Vicente Concilio
Prática colaborativa audiovisual e pesquisa participativa como produção compartilhada de conhecimento e memória: a experiência do projeto Incomuns Isabela Umbuzeiro Valent
Material sensível: Fotografia participativa com pessoas que sofreram abusos sexuais na infância Mireia Plans Farrero
Online
— Mesa 5 · Habitar as fronteiras: entrelaçamentos transdisciplinares, intersetoriais e interterritoriais das práticas artísticas comunitárias
Moderadora: Marta Leitão (CLLC-UA)
Elementos para uma narratividade em Terapia Ocupacional: contribuições da escrita para a pesquisa na interface arte e clínica Erika A. Inforsato, Giovanna Pereira Ederli
Programa Aluno-Artista: Contribuições na formação acadêmica e na vida profissional Maria Claudia Alves Guimarães
Comunidade em cena: quando faxineiras, professores e alunos compartilham o mesmo palco Maksin Oliveira
Things I'm Not: dramaturgia migrante e multiterritorialidade no ciberespaço Tainah Dadda
Descobrindo Frestas em tempos de escuridão Yuri Bittar, Flávia Liberman
17:30-20:00
Online
— Oficina
Laboratórios Artísticos – Frenesim Rita Campos Costa, Inês Teixeira
23.09.2021
09:00-09:30
Hall de entrada da Aula Magna da FBAUP
Registo e credenciamento de participantes
09:30-12:30
Pavilhão Carlos Ramos, sala 401
— Oficina
Encenar com Luz: Projecção de imagens e dinâmicas no espaço Carolina Carmona Costa Hermenegildo
12:30-13:30
Pausa para almoço
13:30-14:00
Hall de entrada da Aula Magna da FBAUP
Registo e credenciamento de participantes
14:00-15:30
Aula Magna da FBAUP
— Conferência plenária
Cultura y prácticas artísticas comunitarias en España. Experimentación, riesgo y transformación Orador convidado Benito Burgos
15:30-15:45
Coffee-break
15:45-17:30
# Rodas de conversa: sessões paralelas
Aula Magna da FBAUP
— Mesa 1 · Habitar as fronteiras: entrelaçamentos transdisciplinares, intersetoriais e interterritoriais das práticas artísticas comunitárias
Moderador: Pedro Ferreira (CIIE-FPCEUP)
“Palácio do Chinelo”: Artes e Ofícios em Comunidade António Gorgel Pinto, Paula Reaes Pinto
TransformArte: Rede d'Arte Comunitária de Santa Maria da Feira Maria João Oliveira
(Des)caminhos da avaliação em práticas artísticas comunitárias: relato de experiências a partir do programa “azevedo” Lucelina Rosseti Rosa
Centro Cultural Móvel Janne Schröder, Inês Carneiro, Simão Collares
Online
— Mesa 2 · Inovação, acesso, exclusão e os espaços públicos que nos restam: práticas artísticas comunitárias em tempos de isolamento
Moderadora: Margarida Dias (i2ADS-FBAUP)
Carteiros Literários Daniela Mota, Elisangela Alves Silva
Ficando com as Ruínas Eleonora Artysenk, Marina Guzzo
Inventam Caminhos Laila Renardini Padovan
Jogo teatral na cidade: memória e esquecimento Liliane Ferreira Mundim
Online
— Mesa 3 · Práticas artísticas e práticas de tradução – transferência ou traição?
Moderador: Paulo Nogueira (CIIE-FPCEUP/i2ADS-FBAUP)
Contador de Geografias: narração artística de cartografias sobre pessoas ciclo-entregadoras Carlos Eduardo Cinelli Oliveira de Campos
Corpo-Festa: enraizando ideias – pedagogias performativas em cena e em sala de aula Daniel Santos Costa
Comensalidade: Saberes e tradições comunitárias na cozinha preta Fátima Gonçalves da Silva
A legitimidade da traição em Mediação Artística e Cultural Natália Vieira, Susana Gaspar, Cristina Cruz, Laurence Vohlgemuth
Online
— Mesa 4 · Criação, participação e poéticas em práticas artísticas comunitárias
Moderador: Eduardo Silva (CEHUM/TdFrio)
perescrita Leonardo Shamah
Performance “Trabalho | Café” Kidauane Regina Alves, Marina Souza Lobo Guzzo
Liberdade e encantamento: uma vivência em dança do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete com pessoas idosas Yasmin Berzin Capozzoli, Larissa Sato Turtelli
Línguas inventadas e máquinas de tempo Elisa Band
Online
— Mesa 5 · Dimensão política e social das práticas artísticas comunitárias
Moderadora: Isabela Umbuzeiro Valent (PACTO/(PGEHA) USP)
Laboratório Co-criativo “Do Ponto-Cruz ao Pixel” e “Pixel Art contra a violência doméstica” com mulheres das Casas de Abrigo Teresa Veiga Furtado, Aida Rechena
Nos caminhos da arte comunitária: A Associação Aquerê em Barra Grande, Bahia (BR) Aline Holz Vieira
Tools for Making Sense Together: Ferramentas estético-somáticas para fazer sentido juntos Pedro Henrique Risse
Teatro e Direitos Humanos: Inventário de coisas moventes Sergio Kauffmann
17:30-20:00
Online
— Oficina
“Sem as folhas, não há o rito” – Awon Obirin: a poética da cultura dos povos de matriz africana no cuidado comunitário Danielle de Oliveira Bargas
24.09.2021
08:30-09:00
Hall de entrada da Aula Magna da FBAUP
Registo e credenciamento de participantes
09:00-11:00
Pavilhão Carlos Ramos, sala 401
— Oficina
Caminhos, Paisagens e Pessoas: uma viagem pelo projecto de “Boca em Boca” Rita Sales, Pedro Faria Bravo
11:00-11:15
Coffee-break
11:15-13:15
Pavilhão Carlos Ramos, sala 401
— Oficina
Teatro Playback: um bálsamo em tempos sombrios António Vicente
13:15-14:15
Pausa para almoço
14:15-14:30
Hall de entrada da Aula Magna da FBAUP
Registo e credenciamento de participantes
14:30-16:15
# Roda de conversa: sessão única
Aula Magna da FBAUP
— Mesa 1 · Criação, participação e poéticas em práticas artísticas comunitárias
Moderadora: Natália Vieira (CIED-ESELx-IPL)
O teatro com os pais da Escola da Ponte: uma ação política de fortalecimento e defesa de um projeto Carolina Lyra Barros da Silva Esteves
O empoderamento da Juventude Negra através de Performances Afro-Brasileiras: um estudo de caso Daniela Beny Polito Moraes
Como ser feliz na cidade. Modos de sobrevivência em tempos de risco Vanessa Florentino de Jesus
Cinema na Comunidade Júlio de Souza, Ramon Aguiar
O real arde: o que acontece quando a arte entra em fricção com o real? Maria Beatriz Petrus
16:15-16:30
Aperitivo
16:30-17:30
Aula Magna da FBAUP
Apresentação de conclusões e Encerramento IV EIRPAC
18:00-19:00
Jardim São Lázaro
— MEXE Praça · Jardim São Lázaro
Apresentação do livro “Práticas artísticas, participação e política” de Hugo Cruz Com: Benito Burgos (Ministério de Cultura e Desporto de Espanha), Isabel Bezelga (Universidade de Évora), Isabel Menezes (Universidade do Porto) e Álvaro Laborinho Lúcio (Escritor)
Exposição — 21 a 24.09.2021
10:00-17:00
Galeria Cozinha da FBAUP
— Exposição
A Identidade do Isolamento Social Letícia Poyares Martins [Poster]
Estendemos nossas memórias ao sol Caroline Vetori de Souza, Vicente Concilio [Vídeo]
Presença comum: exercícios a partir do campo-desejo animal Marina Souza Lobo Guzzo, Flavia Liberman, Conrado Federici [Vídeo]
Inscrições
Participantes com comunicações
inscrição obrigatória até 16 de julho de 2021 23 de julho de 2021
Participantes no IV EIRPAC
até 14 de setembro 16 de setembro de 2021
Inscrição e indicação das formas de pagamento estão disponíveis na ficha de inscrição
Preços de inscrição
Participações em regime geral com comunicação
(presença física/virtual) 40€
Participações sem comunicação
(presença física/virtual) 15€
Membros das instituições organizadoras
25€
Estudantes e desempregadas/os
15€
Inscrição com isenção/redução de pagamento
mediante análise pela Comissão Organizadora
Os preços de inscrição incluem:>
- Programa e livro de resumos;
- Acesso às sessões do Encontro (e aos coffee breaks na modalidade presencial);
- Participação em oficinas (mediante inscrição prévia e limitada a 25 participantes).
Mais informações através do e-mail: eirpac.org@gmail.com
Cronograma
Submissão de propostas
de 15 de abril a 30 de maio de 2021 (nova data)
Resultado das propostas selecionadas
16 de junho de 2021 30 de junho de 2021
Apresentação de programa provisório
até 16 de julho de 2021 30 de julho de 2021
Apresentação de programa final
3 de setembro de 2021
Submissão de propostas de comunicação, oficina, poster ou trabalho artístico
Para participar, os/as interessados/ as deverão submeter a proposta de Apresentação de comunicação, oficina, poster ou trabalho artístico, com os seguintes elementos obrigatórios:
- título completo (PT e EN);
- palavras-chave (PT e EN);
- resumo de 250 palavras (PT e EN);
- nome, e-mail, filiação institucional;
- biografia de 150 palavras (PT e EN);
- formato (PT e EN) (no caso de trabalho artístico);
- observações ou necessidades técnicas (PT).
As propostas serão selecionadas através de um processo de revisão cega por pares. A aceitação das propostas de apresentação de trabalhos artísticos está condicionada pelas condições físicas e logísticas.
Objetivos
- Analisar criticamente práticas artísticas comunitárias no contexto nacional e internacional, suas estéticas, metodologias de criação e implicações sociais;
- Promover o intercâmbio e parcerias entre investigadoras/es e projetos artísticos comunitários nacionais e internacionais, fortalecendo articulações em rede;
- Analisar projetos de criação artística comunitária de onde emergem contributos significativos de construção colaborativa e participativa;
- Estimular a investigação académica e a criação de pensamento crítico em torno da pesquisa em/com/sobre projetos artísticos comunitários;
- Partilhar estratégias e modos de sobrevivência em tempos de risco;
- Promover a sistematização e produção de conhecimento nesta área específica, por via de publicações, partilha de comunicações e disseminação de resultados.
Eixos Temáticos
- Dimensão política e social das práticas artísticas comunitárias
- Habitar as fronteiras: entrelaçamentos transdisciplinares, intersetoriais e interterritoriais das práticas artísticas comunitárias
- Inovação, acesso, exclusão e os espaços públicos que nos restam: práticas artísticas comunitárias em tempos de isolamento
- Sustentabilidade, produção e dimensões sistémicas das práticas artísticas comunitárias
- Criação, participação e poéticas em práticas artísticas comunitárias
- Práticas artísticas e práticas de tradução - transferência ou traição?
Estrutura do encontro
No programa do IV EIRPAC está contemplada a realização dos seguintes momentos:
- 3 conferências plenárias por especialistas internacionais;
- 6 Grupos de Trabalho (GT) temas/eixos/contextos comunitários dinamizados por especialistas nacionais/internacionais de acordo com as vertentes de cada grupos de trabalho;
- Apresentações distribuídas pelos eixos temáticos anunciados – aceitam-se propostas de comunicação, oficina, poster e trabalho artístico no âmbito da reflexão/pesquisa sobre práticas artísticas comunitárias;
- Sessão Plenária com apresentação de Conclusões por relatores/as dos vários Grupos de Trabalho e moderadores/as;
- Apresentação e discussão de Posters pelos/as autores/as.
Propostas sujeitas às condições técnicas e de saúde pública.
Local e Data
Este Encontro Científico e Comunitário irá decorrer nos dias 21, 22, 23 e 24 de Setembro de 2021, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, no formato físico e/ou virtual, sujeito às condições técnicas e de saúde pública.
Destinatários
Investigadores/as, professores/as, criadores/as, agentes culturais de autarquias, estudantes, responsáveis pelo desenvolvimento de projetos culturais, sociais, educacionais, locais, participantes em projetos comunitários, programadores/as, agentes autárquicos, interessados/as nesta área de ação, entre outros.
Comissão Organizadora
- Abel Arez, ESELx-IPL
- António Ângelo Vasconcelos, ESE-IPSetúbal
- Carla Cruz, Lab2PT–UMinho/i2ADS
- Claire Binyon, ESMAE–P.Porto
- Hugo Cruz,CIIE–FPCEUP/CHAIA-UE/MEXE
- Isabel Bezelga, CHAIA-UE
- Isabela Umbuzeiro Valent, PACTO/(PGEHA) USP
- Maria João Mota, PELE
- Margarida Dias, i2ADS-FBAUP
- Patrícia Barbosa, MEXE
- Ramon Aguiar, LEG-T5/UEMG/IELT–UNL/CHAIA-UE
- Tiago Assis, i2ADS-FBAUP
- Tiago Porteiro, CEHUM/GIEP-UM
Comissão Científica
- Abel Arez, ESELx-IPL
- Ana Silva Marques, ESD-IPL
- Ana Terra, Instituto de Artes-UNICAMP
- Ângela Saldanha, Universidade de Brasília
- António Ângelo Vasconcelos, ESE-IPSetúbal
- António Gorgel Pinto, UNIDCOM-IADE
- António Prieto Stambaugh, Universidad Veracruzana
- Armando Nascimento Rosa, ESTC-IPL-CIAC
- Beatriz Cantinho, CHAIA-UE/CIAC
- Carla Cruz, Lab2PT-UMINHO/i2ADS
- Carolina Rito, Coventry University
- Catarina Carneiro de Sousa, ESEV-IPV–(CI&DEI)
- Celida Salume Mendonça, UFBH
- Cláudia Marisa, IS-UP/i2ADS
- Eduarda Neves, ESAP
- Evelyn Furquim Werneck Lima, LEG-T5/ PPGAC/ UNIRIO/ CNPq
- Fernando Mencarelli, Diretoria de Ação Cultural/ Universidade Federal de Minas Gerais
- Flávia Liberman, Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista, UNIFESP
- Giulia Innocenti Malini, Centro di Cultura e Iniziativa Teatrale Mario Apollonio-U.C.Milano Sacro Cuore
- Helder Maia, ESMAE-P.Porto
- Hugo Cruz, CIIE-FPCEUP/CHAIA-UE/MEXE
- Inês Moreira, NOVA-FCSH-IHA/i2ADS-FBAUP
- Joana Cruz - CIIE-FPCEUP
- José Carlos de Paiva, i2ADS-FBAUP
- Isabel Bezelga, CHAIA-UE
- Isabel Menezes, CIIE-FPCEUP
- Isabela Umbuzeiro Valent, PACTO/(PGEHA) USP
- Liliane Mundim, LEG-T5-UNIRIO
- Lucília Valente, CFCUL/UE/DRAMATI
- Luísa Monteiro, ESTC-IPL
- Luísa Pinto, CEAA-ESAP
- Margarida Dias, i2ADS-FBAUP
- Marina Henriques, PPGAC/PPGEAC/UNIRIO
- Martha Katsaridou, University of Thessaly
- Miguel Costa, i2ADS-FBAUP
- Miguel Falcão, ESELx-IPL/CET-FL.UL
- Natália Vieira, CIED-ESELx-IPL
- Narciso Telles, UFU-CNPq
- Nuno Coelho, Universidade de Coimbra/CEIS2/DEI
- Paulo Nogueira, CIIE-FPCEUP/i2ADS-FBAUP
- Paula Reaes Pinto, CHAIA-UE
- Paulo Rodrigues, UFU-CNPq
- Paulo Simões Rodrigues, CHAIA-UE
- Pedro D. Ferreira, CIIE-FPCEUP
- Ramon Aguiar, LEG-T5/UEMG/IELT-UNL/CHAIA-UE
- Rita Rainho, i2ADS-FBAUP
- Rita Wengorovius, ESTC-IPL
- Sónia Passos, ESMAE-P.Porto
- Sophie Hope, Birkbeck University of London
- Teresa Eça, InSEA/APECV/CIAC
- Teresa Furtado, CHAIA-UE
- Tiago Assis, i2ADS-FBAUP
- Tiago Porteiro, CEHUM/GIEP-UM
- Tim Prentki, University of Winchester
- Vicente Concilio, PPGT/ProfArtes UDESC