Usando Filmes nas aulas de arte

Relato da experiência de organizar um recurso pedagógico, livro, reunindo a experiência de uso de filmes em salas de aula de quatorze autores, numa tentativa de formar um portefólio de ideias sobre a prática pedagógica com uso de recursos audiovisual como ferramenta de trabalho. Não só pelo enredo dos filmes, mas, em especial, pela linguagem cinematográfica como linguagem pedagógico artística. Os dez filmes, trabalhados por doze autores, trazem desafios para o professor de arte em sua função primordial de mediador cultural, pois propõe modos de intervir no consumo estético e artístico dos diferentes “aprendizes”/públicos dinamizando, por consequência, a leitura, o consumo, a produção, circulação e troca de novas representações simbólicas. A escola e a sala de aula são espaços de comunicação e educação, de diálogo, onde ocorrem embates e enfrentamentos culturais. Assim, escola e sala de aula, na sociedade contemporânea, podem ser quaisquer espaços onde se desenvolvem dinâmicas interativas de ensino-aprendizagem, criação, fruição estética e consumo artístico

Autor(es)
Ano 2013
Tipo Publicação em Actas
Publicação Actas da Conferência Internacional Avanca / Cinema 2013
Páginas 1020-1029
Editora Cine-Clube de Avanca
Local Avanca
Ed/Org António Costa Valente, Rita Capucho
ISBN / ISSN ISBN: 978-989-654-107-1
Idioma Português
Link Ver Link