Uma Unidade de Trabalho na Disciplina de Desenho A, 10º ano, a partir do Projecto “Desenhar Pousão”: Conceitos e metodologias de intervenção e educação artística, num projecto de parceria Escola-Museu

O presente artigo centra-se nas possíveis potencialidades que um trabalho conjunto entre a Escola e o Museu podem representar no processo de aprendizagem de cada aluno e enquadra-se no terreno da educação na sua conexão com a arte. Nele procura-se desenhar um possível caminho, explorando um modo operacional de implementação de uma Unidade de Trabalho na Disciplina de Desenho A, no 10º ano de escolaridade, partindo do projecto “Desenhar Pousão” e combinando-o com o programa da disciplina, estabelecendo estratégias de acção para a promoção de aprendizagens significativas a cada um dos alunos, através de um modelo diferente de interacção, num projecto transdisciplinar, aberto à partilha e à cooperação, no qual se puderam aplicar conceitos e metodologias de intervenção em educação artística, numa actuação articulada que permitiu uma aproximação dos alunos ao museu, através de uma visita de estudo e de uma exposição com trabalhos seus no próprio espaço do museu.

Ano 2011
Tipo Artigo em jornal sem revisão por pares
Publicação inVISIBILIDADES: Revista Ibero-Americana de Pesquisa em Educação, Cultura e Artes, #1
Páginas 114-121
Editora Rede Ibero-Americana de Educação Artística
Local Porto
Ed/Org Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual
ISBN / ISSN 1647-0508
Idioma Português
Link Ver Link