Uma perspetiva sobre os jovens como produtores de cultura visual: o papel das tecnologias da visão na construção de noções e práticas em literacia visual.

Este texto pretende apresentar os procedimentos de investigação com jovens realizados no âmbito do doutoramento em Artes y Educación (Universidad de Barcelona) no qual investigo sobre “O papel da escola no desenvolvimento e valorização social da literacia visual”. São apresentadas e discutidas algumas evidências recolhidas no processo de investigação no sentido de lançar pistas para reflexão sobre quais as noções e práticas de literacia visual que transitam pelos discursos e práticas dos jovens, no seu processo de construção pessoal mediado pelas tecnologias da visão.
Palavras-chave: literacia visual, tecnologias da visão, investigação com jovens.

Ano 2012
Tipo Capítulo de Livro
Publicação "Investigar con Jóvenes: ¿Qué sabemos de los jóvenes como productores de Cultura Visual?"
Páginas 258-278
Editora Pamiela – Edarte (UPNA/NUP)
Local Pamplona
Ed/Org Edarte, Grupo de investigación