Um relato sobre o processo de investigar a literacia visual com alunos e professores

Este texto pretende dar conta do processo de investigação em curso sobre o papel da escola no desenvolvimento e valorização social da literacia visual, levado a cabo no programa de doutoramento em Artes y Educación da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona, dando conta especificamente dos procedimentos de investigação já realizados com jovens e professores. Não se pretende apresentar conclusões mas sim dar conta do processo de construção da metodologia e da sua aplicação no terreno. Ao longo do texto abordo especificamente os quatro principais desafios que se colocam ao investigador numa investigação deste tipo: o acesso ao campo, a escolha da amostra, a escolha do método, e a análise dos dados. De acordo com os princípios éticos definidos para esta investigação, todos os participantes (jovens e professores) leram e aprovaram o conteúdo deste texto.

Publicação no prelo.

Ano 2012
Tipo Capítulo de Livro, Texto não publicado
Publicação Actas de las I Jornadas Anuales "Investigadores en Formación"