Um olhar sobre o papel das tecnologias da visão na construção de noções e práticas de literacia visual entre os jovens

Este texto resulta de uma investigação em curso sobre “o papel da escola no desenvolvimento e valorização social da literacia visual”, centra-se nos procedimentos de investigação com jovens já realizados e numa primeira interpretação das evidências recolhidas. Neste projeto de investigação foi pedida a participação de jovens e professores no sentido de visibilizar os discursos e práticas relacionados com a literacia visual. Os resultados apresentados são preliminares e contingentes. Partilhá-los neste momento tem como objetivo possibilitar a discussão sobre a metodologia, a análise e interpretação das evidências recolhidas. Apresenta-se sucintamente o projeto de investigação, em particular os procedimentos de investigação com jovens. A análise e interpretação das evidências são enquadradas teoricamente, discutindo as noções de literacia visual e as suas práticas na escola, bem como o papel das tecnologias da visão na construção do olhar. As noções, práticas e estratégias evidenciadas pelos jovens são analisadas e categorizadas, numa relação estreita entre as imagens partilhadas e os discursos que lhe deram sentido no decorrer das sessões de trabalho, sendo os conjuntos de imagens enquadrados em seis categorias.

Ano 2013
Tipo Artigo de opinião em jornal, Artigo electrónico