Um olhar sobre o papel das tecnologias da visão na construção de noções e práticas de literacia visual entre os jovens

Este texto resulta de uma investigação em curso sobre “o papel da escola no desenvolvimento e valorização social da literacia visual”, centra-se nos procedimentos de investigação com jovens já realizados e numa primeira interpretação das evidências recolhidas. Neste projeto de investigação foi pedida a participação de jovens e professores no sentido de visibilizar os discursos e práticas relacionados com a literacia visual. Os resultados apresentados são preliminares e contingentes. Partilhá-los neste momento tem como objetivo possibilitar a discussão sobre a metodologia, a análise e interpretação das evidências recolhidas. Apresenta-se sucintamente o projeto de investigação, em particular os procedimentos de investigação com jovens. A análise e interpretação das evidências são enquadradas teoricamente, discutindo as noções de literacia visual e as suas práticas na escola, bem como o papel das tecnologias da visão na construção do olhar. As noções, práticas e estratégias evidenciadas pelos jovens são analisadas e categorizadas, numa relação estreita entre as imagens partilhadas e os discursos que lhe deram sentido no decorrer das sessões de trabalho, sendo os conjuntos de imagens enquadrados em seis categorias.

Autor(es)
Ano 2013
Tipo Artigo de opinião em jornal, Artigo electrónico
Publicação Revista Lusófona de Educação, 26
Páginas 83-102
Editora Universidade Lusófona
Local Lisboa
Ed/Org Sara Bahia e Constança Vasconcelos
ISBN / ISSN ISSN impresso: 1645-7250 ISSN eletrônico: 1646-401X
Idioma Português
Link Ver Link