Há uma relação de afinidade dentro deste texto. Afinidade com as pessoas que trabalham nos serviços educativos, afinidade com o programa que estas mesmas pessoas construíram, e afinidade com os pressupostos com que programam para tocar outras pessoas. Há, portanto, um sentido que nos une: gostar de trabalhar com e para as pessoas.
E ser–se humano é fundamental. Um princípio ético que é necessário conservar na liquidez e instabilidade do presente caótico que vivemos.
Centrar este sentido parece-me crucial na definição e desenvolvimento de toda e qualquer prática e serviço institucional e cultural que se preste com a(s) comunidade(s): situar, observar, incluir, dialogar, construir; verbos que estabilizam intelectual, social, cultural e geograficamente práticas de trabalho abertas ao envolvimento com o(s) outro(s). Um serviço que se envolve com o presente, com o tempo, com o espaço, com a história, com a vida. Que convoca a memória, a experiência, o sentir, o pensar, o falar e o experimentar como exercícios fundamentais para integrar a experiência subjectiva particular de cada participante, num corpo e estrutura maiores de reflexão, investigação e aprendizagem sobre o sentido da cultura, nas suas múltiplas linguagens e expressões simbólicas, das artes, nas suas particulares invocações estéticas, poéticas, filosóficas e críticas, e das relações sociais, no seu envolvimento contextual, político, cultural, subjectivo, individual, colectivo, humano e dialógico.
Despertar o princípio do prazer, da curiosidade, da experiência sensível e do saber, aproveitando a experiência artística e cultural como momento in situ para desmitificar o bicho papão da noção (menor) da cultura e da arte como um espaço elitista. Resgato, reconhecendo a possível instabilidade ou insuficiência (até provocação?), a declaração feita pela artista espanhola Dora García: “La arte es para todos, pero solo una elite lo sabe.”
A arte, antes, as artes, a cultura, o saber, a expressão simbólica, a partilha sensível, o exercício crítico a todos pertence, ao mundo e aos homens, e torna-se necessário fazer aderir, estabilizar e envolver o público no terreno das práticas artísticas contemporâneas e na sua matéria de discussão e reflexão críticas. Não no sentido de projectar a arte e as suas linguagens como uma matéria benigna, que entrega uma qualquer substância mágica, salvadora ou regeneradora do espírito, mas como um lugar não hierarquizado, atento, aberto à participação, à interpretação e à acção subjectiva sobre as múltiplas representações, textos e discursos que montam as narrativas do homem, da vida, do mundo e da história.
E este sentido da arte como um lugar de ensaios sobre a verdade, sobre a vida, sobre o mundo, torna-se de particular interesse no presente de uma sociedade abalada pela sua condição liquida, uma sociedade que não se compromete a esquemas rígidos de pensamento ideológico.
A vida como um processo acompanhado por signos instáveis, voláteis, efémeros, de significados ambíguos, discordantes, de uma razão que não é dedutível, matemática, hermética, e isso não é necessariamente mau. Aliás, esta aparência caótica da vida, dos seus significados e dos seus referentes, aproxima-nos da matéria humana: um corpo complexo, comprometido e inter-relacional.
E é num espaço de diálogo aberto, de acção sensível, de reflexão crítica e de construção colectiva que o homem se conhece a si, se reconhece nos outros e se renovam como um todo. Um processo de aprendizagem e de formação de saber que, apesar de numa primeira leitura exprimir um sentido romantizado, da linguagem do afecto, da emoção e da empatia, procura, sobretudo, (re)estabelecer o sujeito particular ao seu tempo e ao seu espaço. Neste sentido considero que este serviço educativo tem gente dentro.
O sentido da programação não parece prender-se a uma calendarização cultural focada meramente em propósitos pedagógicos, lúdicos ou recreativos, podendo ser essa a primeira interpretação sobre os objectivos de um serviço educativo, mas antes, propõe acrescentar a esses mesmos propósitos uma experiência particular de envolvimento sensível, que activa a reflexão crítica, a fruição estética, a interpretação poética e a consciência social sobre o presente da sociedade e das inúmeras comunidades e traços culturais, desejando intervir na construção, na transformação e no desenvolvimento de um sentido de cultura viva, participada, colectiva, emancipada, consciente e democrática.
Um sentido de programação que parece, a meu ver, aproximar-se das próprias orientações discursivas, críticas, poéticas e filosóficas que compõem o presente da teoria e da crítica das práticas artísticas contemporâneas: o exercício da experiência artística como ensaio maior sobre a complexidade do mundo, da sua estrutura, das suas relações, dos seus conflitos e das suas confluências para um sentido de vida e de realidade próximo da experiência sensível e subjectiva dos sujeitos que participam nos vários eventos e espectáculos.
A arte como uma forma de fazer saber, e a experiência estética como uma acção de produção de um saber complexo. A interpretação conjunta dos verbos fazer e saber significa uma condição da produção artística: por um lado, a sua construção material, da expressão plástica e da manifestação visual/formal, e por outro, a sua construção simbólica, a sua matéria intelectual e sensível que produz conhecimento e inteligibilidade em múltiplas e profundas camadas de interpretação crítica. Estruturar este fazer saber como orientação e acção fundamentais das práticas artísticas e das aprendizagens em torno da experiência e criação estéticas, exprime uma posição particular observada por Juan Luis Moraza (2004) em torno destas questões da produção artística e da educação artística: relacionada com um sentido de descobrimento, como processo que amplia e relaciona o corpo procedimental, produtor, técnico do fazer estético, com uma prática experimental de desenvolvimento de uma estrutura de pensamento e discurso fundamentado por esse mesmo fazer, introduze uma noção de consciência e de intenção discursiva que provoque uma forma de representação crítica legítima para o objecto estético enquanto objecto de conhecimento.
Poderá construir-se, assim, uma consciência sobre a função da arte, da experiência estética e da educação artística: a produção material, cuja dimensão formal, estética e plástica incorpora uma invocação crítica, filosófica, poética e emocional, que reconhece e reclama a legitimidade da arte como um território para a revelação do sujeito e das suas relações com a complexa estrutura do mundo e da(s) sua(s) realidade(s). Um território de discursos, de pensamentos, de construção de conhecimento, de envolvimento e participação, numa ordem intelectual e política, provocada pela leitura e interpretação críticas dos símbolos e significados culturais dos objectos e imagens que compõem a matéria das linguagens artísticas.
A abordagem aos múltiplos territórios das linguagens artísticas no programa dos Serviços Educativos Guimarães 2012 (SEG2012), parece definir linhas ideológicas e metodológicas que procuram promover o encontro entre, não apenas a cidade e as infra-estruturas locais com indivíduos e as associações de carácter artístico/cultural, como ampliar a relação entre diferentes comunidades, visitantes e esses mesmos organismos institucionais ou organizações culturais no sentido de desencadearem um processo simbólico significante de abertura ao mundo, a partir da consciência de si, a consciência do outro, do diferente, do externo, do desconhecido e do complexo, construindo pela experiência estética diferentes camadas da profunda imagem da vida que representa a(s) realidade(s), seja ela no seu contexto histórico, social, cultural, político ou artístico. Um programa cultural que procura ir para além da arte, para além do espaço, para além da história.
Nas múltiplas manifestações artísticas, culturais e educativas que corporizaram a acção dos SEG2012, parece constituir-se um núcleo de estudo e ensaio para a reflexão, discussão, experiência e construção sobre o lugar das artes no espaço público das relações sociais e culturais: a matéria sensível da experimentação artística como acção maior sobre o exercício fundamental da memória, da história e da identidade individual e colectiva. A arte como lugar simbólico de reunião e união da(s) comunidade(s) humana(s).
Nas diversas configurações formais que materializaram o que arrisco denominar de núcleo de estudo e ensaio proposto pela programação do SEG2012, desde as visitas orientadas aos laboratórios de criação artística, das oficinas temáticas aos espectáculos culturais, dos encontros com comunidades locais e seus contextos geográficos e sociais ao envolvimento integrado com a programação alargada de Guimarães – Capital Europeia da Cultura 2012, parecem constituir-se directrizes fundamentais em torno de uma discussão significante sobre o sentido e alcance das práticas artísticas contemporâneas e dos seus campos de investigação teórica, crítica, histórica e filosóficas: primeiro, na introdução do público ao campo específico da produção artístico; segundo, pela integração da experiência subjectiva e o conhecimento particular e individual de cada participante na expressão e construção de um corpo identitário de saberes e experiências múltiplo, maior e agregador; e terceiro, na reunião e confronto destes dois domínios, não segundo uma existência diferenciada, mas na sua existência complementar e conjugada, partes de um todo complexo, comum e próximo.
Reconhecem-se, portanto, orientações e metodologias próximas das que movimentam o campo de investigação em torno da arte, das suas linguagens e das suas matérias teóricas, históricas, sociológicas e críticas: o exercício da desmitificação como prática crítica fundamental para a abordagem e interpretação dos signos e das representaçoes culturais que histórica, intelectual e moralmente construíram um sentido, conhecimento e significado de mundo, de sujeito, de história, de realidade e de verdade segundo valores políticos, morais, culturais e sociais de uma dominante cultura ocidental europeia; a incorporação da experiência subjectiva e individual dos sujeitos na produção do saber não apenas sobre a arte, como sobre o mundo e a vida; a natureza transdisciplinar das linguagens artísticas convocadas como modelo que reflecte o complexo e relacional tecido social e humano que compõe a estrutura das sociedades e das suas instituições e relações; a invocação da memória, do passado individual e colectivo e a sua repercussão nas continuidades e disrupções do presente; a acção de aproximação e reunião cultural como mecanismo de reconhecimento das narrativas subjectiva e locais para a activação de um diálogo pluricultural; e a introdução da cultura popular e das práticas do quotidiano num contexto relacional maior que envolva o público na sua interacção com os pressupostos e dinâmicas que compõem o processo de produção artística.
Este núcleo de estudo e ensaio realiza um profundo exercício de prática e reflexão em torno da identidade da arte, o seu lugar no espaço público das disciplinas do território social e humano, e a sua legitimidade política enquanto território maior sobre a reflexão teórica e crítica sobre a condição do ser humano, da vida e do mundo. Um corpo formal, duplamente definido na sua condição plástica e visual e na sua condição intelectual e crítica, que compreende o poder, a legitimidade e a autoridade para reclamar territórios de representação e discussão sobre a realidade e as suas relações.
A arte como um processo de produção de conhecimento, um campo de concretização democrática do pensamento e da experiência sensível, de incorporação da carga subjectiva, sensível, intelectual e emocional dos indivíduos que compõem vivamente o tecido social, transformando-o num corpo tenso, activo, crítico e transformador. E um serviço educativo que promove a cultura, o pensamento crítico e a educação artística em torno desse mesmo processo de produção de conhecimento.
_
Referências bibliográficas:
MORAZA, Juan Luis (2004). a + y, Arte y Saber. Sevilla: Arteleku.
Catarina Martins, José Carlos de Paiva, John Baldacchino, Caroline Biscaino de Melo, Beatriz Duarte, Victor Filipe Sala, Anna Carolina Coelho Cosentino, Cristianne Melo, Salomé Corte-Real, Ana Pereira, Ingrid J. Benítez, Selda Soares
2022
2183–3524
Editorial Marca sem marco: imagem, o eu, e a coisidade da pesquisa artística Ler estes artigos estimula-me a desenhar e fazer marcas. O que quero dizer com desenhar é deixar uma marca sem impor qualquer limite (marco) às minhas ações. Enquanto ação, a agência de desenhar é composta e participativa. É também uma forma de […]
Fernando José Pereira, Antonio Regis, Aurora dos Campos, David Lopes, Ivan Postiga, Jerónimo Rocha, Liliana Velho, Luis Baltar Valencia, Luís Miranda, Maria Regina Ramos, Martín Hernández Molín, Oscar Ayala, Oscar Malta, Rui Coelho dos Santos, Tomás Ribas, Vera Carmo
2022
978-989-9049-23-9
“The museum is the collection of everything outlived, dead, unsuitable for use; but precisely because of this it is the hope of the century, for the existence of a museum shows that there are no finished matters. That is why the museum provides consolation to everyone who is afflicted, because it is the highest level […]
Fernando José Pereira, Susana Lourenço Marques, Vitor Almeida
2021
É costume dizer-se que o mais difícil para um músico é conseguir realizar o segundo álbum. Poderíamos utilizar a mesma fórmula para as publica- ções. A imensidão de propostas editoriais que só duram um número daria para um qualquer aficionado fazer uma bela colecção. Aqui estamos a superar a prova do segundo número. É uma […]
Vasco Cardoso, Mário Gonçalves Fernandes, Carlos Rodrigues
2021
978-989-9049-19-2
Em 2018 a Universidade do Porto criou um programa de alargamento da oferta formativa pós-graduada, envolvendo a criação de Unidades Curriculares (UC) lançadas na promoção da edificação de saberes e competências transversais, pelo debate plural sobre temas enquadráveis além dos perfis disciplinares – as chamadas Unidades Curriculares InovPed. A este programa candidatam-se, anualmente, grupos de docentes […]
Sílvia Simões, Vítor Silva, Natasha Antão
2021
Ao longo dos tempos, a pluralidade das práticas de desenho permite compreender uma extensa lógica de mundos e de campos de actuação: uma efectiva multiplicidade de intenções, de recombinações e de funções gráfico-plásticas. Persistindo sobretudo como veículos de expressão e processos de conhecimento, as práticas de desenho atravessam distintas fronteiras. Efectivamente, pertence ao próprio “âmbito […]
Fernando José Pereira, Nadin Mai
2021
978-989-9049-21-5
Um dos grandes objectivos deste Doutoramento em Artes Plásticas tem sido tornar visíveis os pontos que afirmam a porosidade actual das várias fronteiras existentes no mundo das artes. Essas fissuras, cada vez mais amplas, têm tornado as práticas artísticas do nosso tempo numa espécie de ecossistema em que co-habitam diversas formas de fazer saber. Os […]
António Quadros Ferreira, Sebastià Serrano, Josep Vallverdú, Carme Junqué, Han Yu Chi, Domènec Corbella
2021
Pórtico Me produce una gran alegría abrir esta publicación, que surge por iniciativa del profesor Domènec Corbella y del Laboratorio de Pintura Cognitiva (LPC), que creó en el curso 2009-2010, por el hecho de estar en buena armonía con su sistema de trabajo pedagógico. Ya hace bastante tiempo que me aproximo al comportamiento comunicativo humano […]
Catarina Martins, Samuel Guimarães, Marta Coelho Valente, Rita Reis
2021
978-989-9049-17-8
Esta publicação resulta da segunda edição do IMMER #2 International Meeting on Museum Education & Research. Rethinking Theory and Practices que teve lugar no Teatrinho Reguense e no Museu do Douro (Douro Museum), Peso da Régua, Portugal, nos dias 14 e 15 de maio 2019. Este encontro é um projeto desenhado com o programa de […]
Graciela Machado, Teresa Almeida, Ana Margarida Rocha
2021
978-989-9049-02-4
Neste manual apresenta-se um receituário sobre papéis de decalque, procurando explicar um leque de fórmulas possíveis de serem facilmente realizadas. O interesse por esta investigação advém no sentido de combater lacunas no que concerne a acessibilidade dos papéis de transporte, que são de cariz industrial, onde é necessário comprar uma grande quantidade fazendo com que […]
2021
978-989-9049-16-1
O livro “ID_25: ecos de uma escuta construindo sujeitos anti-coloniais” apresenta escritas, falas e imagens de 50 autores no âmbito dos 25 anos do movimento intercultural Identidades (ID). O ID é um grupo orgânico criado em 1996 por artistas, professores e estudantes ligados à FBAUP e implicados nas ações de intercâmbio artístico que se foram […]
Amanda Midori, Sidiney Peterson
2021
978-989-9049-12-3
Este livro é fruto dos relacionamentos que, ao longo do tempo, se estabeleceram entre professoras(es) e pesquisadoras(es) de artes, do Brasil e de Portugal, que em suas geografias específicas de saberes, afetos e atuações têm perseguido diferentes possibilidades de compreender, interferir e configurar um campo do ensino artístico atravessado por posicionamentos cotidianos críticos, poéticos e […]
2021
Tropismo fotográfico é uma residência artística, realizada no âmbito da Bienal de Fotografia do Porto, que se centra nas possibilidades de renovação do espaço que a acolhe, a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, revisitando a sua história e propondo um olhar crítico, particularmente distanciado, sobre as reconfigurações e proximidades deste espaço de […]
Fernando José Pereira, Ricardo Basbaum
2021
978-989-9049-15-4
Participação pós-participativa Tropicalismo, depois: da geleia adversa à adversa geleia Ricardo Basbaum E eis-nos chegados ao terceiro volume da colecção “lado B”, uma colaboração frutuosa e necessária do Doutoramento em Artes Plásticas com o Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (i2ADS). Neste novo volume, o importante artista brasileiro Ricardo Basbaum (que, como os […]
Graciela Machado, Teresa Almeida, Daniela Ribeiro
2021
Editorial Este manual resulta de um exercício de investigação dirigido à sistematização tecnológica em torno da gravação sobre vidro enquanto peça final e à aplicação na área da gravura sob a forma de Vitrogravura. Neste conjunto de pesquisas, inicialmente enquadradas no projeto pluridisciplinar “Vidro e Impressão: criação de substratos e matrizes de impressão alternativas”, procura-se […]
Domingos Loureiro, Luz Bañón
2021
978-989-9049-11-6
Esta publicação foi realizada por ocasião da exposição ‘O sentido do Lugar – Identidades Liquidas’, na Galeria Museológica do Fórum de Ermesinde, nos meses de novembro e dezembro de 2020, e reúne obras e textos relativos à investigação realizada parcialmente por Luz Bañón durante a estância de mobilidade internacional como investigadora no Instituto e Investigação […]
Edite Colares, José Carlos de Paiva
2021
978-989-9049-10-9
Evocando René Magritte em Ceci n’est pas une pipe alerto o leitor que isto não se trata de um prefácio. Esta colectânea de textos de colegas professores de educação artística que me cabe inaugurar é antes de mais uma provocação para me tirar de um certo comodismo arquipelágico porque tenho tentado primar nos últimos tempos. […]
Fernando José Pereira, Antonio Regis, Aurora dos Campos, David Lopes, Ivan Postiga, Jerónimo Rocha, Liliana Velho, Luis Baltar Valencia, Luís Miranda, Maria Regina Ramos, Martín Hernández Molín, Oscar Ayala, Oscar Malta, Rui Coelho dos Santos, Tomás Ribas, Vera Carmo
2021
978-989-9049-07-9
A exposição como prática entre tradição e ruptura O encontro da obra de arte com o seu público nunca foi, ao que se sabe, fortuito. É sempre um encontro sujeito a mediações de várias ordens. Outrora, cabia ao rigor das grandes catedrais, ou dos palácios, circunscrever as relações estabelecidas. Atualmente, mais do que ao espaço […]
Graciela Machado, Ana Paula Coutinho
2021
Esta exposição nasceu de um repto lançado, em Fevereiro de 2019, aos estudantes de Gravura da FBAUP, no sentido de desenvolverem um trabalho que dialogasse com a obra literária de Agustina Bessa-Luís. Estávamos conscientes de que não era um desafio fácil, pois num primeiro momento o universo agustiniano pode parecer demasiado anacrónico e labiríntico aos […]
Sílvia Simões, Natasha Antão, Vítor Silva
2020
Não há caminho, faz-se o caminho ao andar. António Machado Há dezoito anos, em Março de 2002, a revista PSIAX dava os seus primeiros passos com a publicação, do seu número inaugural. Seguiram-se 10 números ao longo destes últimos anos, de acordo com uma sequência, embora irregular e errática, sempre estimulada e decidida pelo ambiente […]
2020
978-989-9049-04-8
Quem somos nós e o que queremos? Somos quilombolas de Conceição das Crioulas, Salgueiro-PE, localizados no interior do Estado de Pernambuco, centrado no semiárido brasileiro. Somos mulheres e homens que habitamos em grande maioria no meio rural e também no meio urbano. E claro! Esse urbano é o urbano periférico e longe dos serviços públicos […]
Graciela Machado, Teresa Almeida, Ana Margarida Rocha
2020
978-989-9049-00-0
Neste manual apresenta-se um conjunto de pesquisas dirigida à sistematização tecnológica realizada em torno do uso do decalque, e sua aplicação a trabalhos que especulam a relação entre imagem impressa e o vidro. Nos trabalhos de estudantes em Belas Artes com formação em pintura, escultura, multimédia, verifica-se o entendimento dos meios artísticos, a ênfase conferida […]
Graciela Machado, Teresa Almeida, Ana Margarida Rocha
2020
978-989-9049-01-7
Neste manual apresenta-se um conjunto de pesquisas dirigida à sistematização tecnológica realizada em torno de abrasão direta sobre vidro com abordagens menos tradicionais onde a matriz, o vidro, é assumida como uma superfície pictórica. Nos procedimentos manuais realizados procura-se obter uma diversidade plástica e estética, no cruzamento das áreas de gravura e do vidro. Nos […]
2020
Quando lançamos a ideia desta colecção de cadernos, em mais uma colaboração frutuosa e necessária do Doutoramento em Artes Plásticas com o Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (i2ADS), existiram dois pensamentos que, desde logo, povoaram o nosso projecto: antes de mais, o corporizar de uma possibilidade, quase responsabilidade, que ambos os organismos […]
Susana Lourenço Marques, Vitor Almeida
2020
2184–7991
A Fotografia e o Cinema partilham a responsabilidade de introduzirem, com a sua invenção, uma irreversível alteração na inscrição dialógica do tempo e, afirmando‐se como laboratórios visuais da Modernidade, reproduzirem melhor do que qualquer outro meio, os seus conflitos e tensões. É a partir desse cruzamento, primordial e indissociável, que se enquadra a publicação de […]
2020
978-989-54703-6-5
Português
CORPO, ESPAÇO, MATÉRIA https://cem.fba.up.pt Maio, 2020 COORDENAÇÃO Rute Rosas & Sofia Ponte TEXTOS Ana Temudo Bruno Ministro Constança Babo Inês Veloso Mauricio Alfaya Paula Neves Rute Rosas Sofia Ponte DESIGN mariasancho.org
Carla Cruz, Hugo Cruz, Isabel Bezelga, Miguel Falcão e Ramon Aguiar
2020
978-989-54417-9-2
português, espanhol, inglês
O livro A busca do comum: práticas artísticas para outros futuros possíveis inscreve as reflexões e as investigações desenvolvidas por um conjunto de 38 investigadores, provenientes de 26 instituições de ensino superior e entidades artísticas e culturais de 6 países, no domínio das práticas artísticas comunitárias e multidisciplinares. É, pois, uma coletânea de textos rica, […]
José Carlos de Paiva, Mário Bismarck, Sílvia Simões
2019
978-989-54703-3-4
Português
O programa de investigação do Colectivo de Acção/Investigação ID_CAI (FBAUP/i2ADS) integrando o movimento intercultural IDENTIDADES tornou-se ao longo dos anos cúmplices dos desígnios do M_EIA e de suas acções junto de comunidades nas Ilhas de Cabo Verde, e nesse movimento se envolveu no que decorre em Chã das Caldeiras, na Ilha do Fogo. Desta vez, dois […]
2019
978-989-54417-7-8
English, Portuguese
A narrativa ortodoxa do conhecimento Ocidental revela uma obsessão muito particular com a clareza. Clareza, não é apenas entendida como expressão do inteligível, mas também, como claridade da luz. A suposta naturalidade dessa associação entre saber e clareza, vela – ou seja, não ilumina – uma história de dominação, de obscurantismo, de oclusões, de supressões […]
Júlio Dolbeth, Margarida Dias, Rui Vitorino Santos, Tiago Assis
2019
978-989-54703-5-8
Portuguese, English
MEETING ON YOUTH EDUCATION THROUGH ILLUSTRATION é um encontro internacional, que decorreu no final da 3ª edição do YETI, no dia 11 de outubro de 2019, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. A publicação MYETI#0 Livro de atas é composta pelos artigos que foram gerados a partir das apresentações e que foram revistas pela Comissão […]
Catarina Martins, Marta Valente, Samuel Guimarães
2019
978-989-54417-3-0
English
Conteúdo disponível apenas em Inglês (Eua).
2019
PT
Publicação do Doutoramento em Artes Plásticas da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Registro das exposições realizadas durante o ano letivo 2017-2018.
2019
978-989-54417-5-4
PT
Esta publicação apresenta o trabalho desenvolvido entre novembro de 2018 e março de 2019 na residência artística desenvolvida na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, no âmbito da primeira edição da Bienal de Fotografia do Porto. A exposição, com curadoria de Susana Lourenço Marques, teve lugar no Museu da Faculdade de Belas Artes […]
Francisco Laranjo, Domingos Loureiro, Sofia Torres, Teresa Almeida
2019
978-9889-54417-0-9
PT, ES, EN, FR
2019
978-989-54111-7-7
Português, Espanhol
LADO B Num passado que já parece longínquo, em plana vigência analógica, os grupos musicais pop editavam com frequência os chamados singles. Aí colocavam a música que lhe parecia mais talhada para o sucesso imediato e, logicamente, numa intencionalidade mainstream esta era divulgada e massificada intensamente. Como todos recordam os discos analógicos tinham dois lados […]
Domingos Loureiro, Sofia Torres
2018
978-989-54111-8-4
Português
EDITORIAL Fazer e dizer Quando, em setembro de 1499, Louis XII de França invade a região da Lombardia e conquista Milão, deu-se início a uma mutação histórica que mais de quinhentos anos depois ainda é alvo de questionamento. A invasão origina, entre outras coisas, a destruição daquela que teria sido uma das maravilhas da arte, […]
2018
978-989-54111-3-9
English, Portuguese
O volume Artistic Research Does tem por meta editorial expandir a contribuição da investigação e educação em arte em Portugal. A partir das problemáticas que circunscrevem a investigação perante, sobre, tão, sem, segundo, por, para, face a, rumo a, de, contra, com, enquadrada, sob, adiante, em arte (para usar aqui a extensa e incompleta definição da tarefa artística proposta por Juan […]
2018
978-989-54111-4-6
Português
Specularis, a realizar no Museu Alberto Sampaio em Guimarães, é uma exposição aberta para integrar os diversos estudos e trabalhos realizados em torno da gravura e o do vidro. Tem por objectivo dar visibilidade sobre uma colaboração entre diferentes pessoas e suas áreas de interesse tecnológico, sediadas na Faculdade de Belas Artes da Universidade do […]
Mário Bismarck, Vítor Silva, Miguel Duarte
2018
1647-8045
Português
Catarina Martins, José Carlos de Paiva, Tiago Assis, Catarina Almeida
2018
2183-3524
English, Portuguese
A revista Derivas é uma publicação de carácter semestral dos programas de Pós-Graduação em Educação Artística da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e do Núcleo de Educação Artística do i2ADS – Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade. O objectivo é publicar artigos inéditos, sujeitos a revisão cega por pares, possibilitando […]
José Carlos de Paiva, Liliana Alves Couto
2018
978-989-54111-2-2
PT, ES
ENCONTRAR SENTIDOS NA EXPERIÊNCIA PARTILHADA EM CABO VERDE − 4° ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA Edição José Carlos Paiva Liliana Alves Couto Autores Catarina S. Martins Nuno Flores Alice Duarte Dennis Atkinson José Carlos Paiva Liliana Alves Couto Felipe Peres Calheiros Fernando Hernández-Hernández Ana Reis Cynthia Tavares Lucilene Carvalho Natísia Fonseca Rita Rainho Stephanie […]
2018
PT
Publicação do Doutoramento em Artes Plásticas da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Registro das exposições realizadas durante o ano letivo 2016-2017.
Catarina Almeida, Catarina Martins, José Carlos de Paiva, Tiago Assis
2018
Pt, Es
EPRAE é um encontro internacional que pretende trazer a público e discutir as atuais investigações doutorais de alunos com convidados e uma comunidade de alunos e professores da área de Educação Artística. Visitar website: http://eprae.fba.up.pt 6th Encounter of Practices of Research in Arts Education
Cláudia Amandi, Joaquim Jorge Marques
2018
978-989-54111-0-8
2018
978-989-99839-4-6
English, Spanish
A arte, diz-nos Juan Luis Moraza, é a forma de conhecimento que menos evitou a articulação da capacidade de conhecer, de provar e de apreciar. Recorrendo à construção conceptual saboer em vez de saber, Moraza oferece uma actualização literária do termo latim sapere (que significaria tanto saber como sabor), articulando o conhecimento enquanto processo intrinsecamente definido por uma sensualidade material e conceptual. Esta […]
Mário Bismarck, Paulo Luís Almeida, Vítor Silva, José Manuel Barbosa, José Maria Lopes
2017
1647-8045
PT, Eng
A PSIAX, numa edição especial, procura cumprir a sua missão de reflexão sobre o desenho e a imagem levando a termo a intenção de publicação de trabalhos relevantes associados ao evento Desenho na Universidade Hoje realizado em 2013. Quatro anos volvidos sente-se o esmorecimento do afã que na altura motivou a realização na Faculdade de […]
Catarina Martins, Catarina Almeida, José Carlos de Paiva, Tiago Assis
2017
2183-3524
PT / ENG
A revista Derivas é uma publicação de carácter semestral dos programas de Pós-Graduação em Educação Artística da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e do Núcleo de Educação Artística do i2ADS – Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade. O objectivo é publicar artigos inéditos, sujeitos a revisão cega por pares, possibilitando […]
José Carlos de Paiva, Rita Rainho
2017
978-989-99839-7-7
Português
Partilha de Reflexões sobre as Artes, a Luta, os Saberes e os Sabores da Comunidade Quilombola de Conceição das Crioulas.
2017
978-989-99839-8-4
EN
Conteúdo disponível apenas em Inglês (Eua).
Francisco Laranjo, Domingos Loureiro, Sofia Torres, Teresa Almeida
2017
978-989-746-143-9
Pt, Es, Eng
Reflexões para além do pensamento e da prática. Esta publicação reúne uma seleção de artigos no contexto do Congresso Internacional de Pintura Europeia Contemporânea [ICOCEP] que se realizou na Faculdade de Belas Artes entre 3 a 5 de Abril de 2017.
Sofia Torres, Domingos Loureiro
2017
978-989-99839-6-0
Pt, Es, Eng
Esta publicação foi realizada no âmbito da Conferência Internacional #2 Jornadas de Investigação do Núcleo de Arte e Design, do Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade. Apresenta os resumos de mais das duas dezenas de comunicações realizadas por investigadores, artistas e professores de arte, dos dias 23 e 24 de Novembro de 2017, […]
Catarina Martins, Miguel Carvalhais, Paulo Luís Almeida, Paulo Bernardino, Cleomar Rocha, Maria de Fátima Lambert, Maria Manuela Lopes, Suzete Venturelli
2017
978-989-99839-3-9
16° Encontro Internacional de Arte e Tecnologia #16.ART: Artis intelligentia: IMAGINAR O REAL Livro de Atas 2017
Fernando José Pereira, Eugénia Vilela, Jorge Leandro Rosa
2017
2184-0067
Português
O mundo em que vivemos, que parecia ter encontrado uma forma e ser dotado de um saber estável, tem vindo a ser entrecruzado por múltiplas mudanças de escala, processo que nos introduziu na surpresa das proporções desencontradas, das adequações inventadas e das inadequações novas. Os nanocadernos são uma publicação trimestral dedicada às escalas surpreendentes e […]
2017
978-989-99839-0-8
Português, English
“Arte como um ato de amor para com o radical outro – A Arte Pós-Humanista de Terike Haapoja” de Anita Seppä parte da afirmação transformadora do poder em se abrir. O outro aparece no centro deste pensamento em termos dos sentidos da partilha, da oferta, da inclusão. Artistic Research Does #3 presenteia-nos com essas preocupações, […]
Sofia Ponte, Domingos Loureiro, Sofia Torres, Francisco Laranjo
2017
978-989-746-124-8
Português
Esta publicação reúne artigos de estudantes do Mestrado em Pintura da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto desenvolvidos no âmbito das unidades teóricas Pensamento e Prática da Arte Atual (PPAA) e Teoria e História da Pintura (THP). A organização das reflexões exploratórias destes jovens artistas pretende, por um lado, dar a conhecer a Pintura que […]
Francisco Laranjo, Domingos Loureiro, Sofia Torres, Teresa Almeida
2017
978-989-746-136-1
Pt, Es, Eng
Reflexões dentro da Universidade Esta publicação reúne uma seleção de artigos no contexto do Congresso Internacional de Pintura Europeia Contemporânea [ICOCEP] que se realizou na Faculdade de Belas Artes entre 3 a 5 de Abril de 2017.
Francisco Laranjo, Domingos Loureiro, Sofia Torres, Teresa Almeida
2017
978-989-746-122-4
PT, ES, EN
ICOCEP, 1º Congresso Internacional sobre Pintura Europeia Contemporânea, é organizado pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e pelo i2ADS, Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade. O seu objectivo é promover o debate e o desenvolvimento de projetos de pesquisa entre professores, artistas, estudantes de pós-graduação e investigadores de diferentes locais e instituições. Este livro de resumos, […]
2017
978-972-36-1548-7 (Edições Afrontamento), 978-989-746-119-4 (i2ADS)
Português
2016
978-989-98745-9-6
Português, English
A publicação do número um do Artistic Research Does deixou-nos babados de felicidade. Os comentários e as observações certeiras oferecidas por Annette Arlander foram o início portentoso para pôr em marcha o nosso querido projeto. Com a chegada de uma nova estação académica Artistic Research Does tem o orgulho de apresentar uma contribuição muito especial […]
2016
Português, English
Isto não é mais uma antologia nem aspira a ser parte de uma. Não estamos amarrados à ideia de definir investigação em arte, e tampouco é nossa intenção empregar o esforço, nosso e dos outros, a tentar concretizar um estado da arte informado. Estamos, contudo, felizes por podermos apresentar um objecto agradável e descontraído, a […]
2016
978-989-730-050-9
Português
Resulta de um estudo e uma partilha dessas aventuras, que as analisa com um excelente rigor crítico e científico, revelando o seu sentido mais profundo, não o que aconteceu mas o que gera. Entenda-se que o livro foi escrito a partir de uma pesquisa profunda do arquivo do ‘Identidades’, mas comporta a dimensão de conhecimento […]
2015
978-989-730-042-4
English
Conteúdo disponível apenas em Inglês (Eua).
Diana Carvalho, Miguel Leal, Dário Cannatà, João Brojo, Felícia Teixeira
2014
978-989-98745-4-1
Português, English
Kraft é um projecto de acção e investigação sobre os livros de artista e a publicação de autor em geral. A equipa de trabalho é constituída por Dário Cannatà, Diana Carvalho, Felícia Teixeira, João Brojo e Miguel Leal. O projecto Kraft é composto por um arquivo físico, por um arquivo online, uma publicação e pela […]
Catarina Martins, José Carlos de Paiva
2014
978-989-730-041-7
English
A revista Derivas é uma publicação de carácter semestral dos programas de Pós-Graduação em Educação Artística da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e do Núcleo de Educação Artística do i2ADS – Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade. O objectivo é publicar artigos inéditos, sujeitos a revisão cega por pares, possibilitando […]
2014
978-989-97856-6-3
Catarina Martins, José Carlos de Paiva, Catarina Almeida, Tiago Assis
2014
ISSN: 2183-3524
Português, Espanhol
A revista Derivas é uma publicação de carácter semestral dos programas de Pós-Graduação em Educação Artística da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e do Núcleo de Educação Artística do i2ADS – Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade. O objectivo é publicar artigos inéditos, sujeitos a revisão cega por pares, possibilitando […]
Miguel Carvalhais, Pedro Tudela
2014
978-989-98745-0-3
English
Conteúdo disponível apenas em Inglês (Eua).
Cláudia Amandi, Graciela Machado, Pedro Maia
2014
978-989-746-035-7
Português
Ver, Fazer, Pensar, Editar propõe-se como formato expositivo de apresentação do trabalho desenvolvido entre 2012 e 2013 pelo Projeto Atlas: Gabinete de Desenho & Gravura da FBAUP. Este projeto, financiado pelo Serviço de Educação e Bolsas da Fundação Calouste Gulbenkian ao abrigo do Concurso de Recuperação, Tratamento e Organização de Acervos Documentais, teve como objetivo, […]
José Carlos de Paiva, Rita Rainho
2013
978-989-730-031-8
Português, English, Castellano
A decisão de organizar e publicar este livro decorre da persistência nos debates que cruzam a acção do ’movimento intercultural IDENTIDADES’ sobre a natureza e sentido da implicação de artistas e estudantes de arte em intervenções interculturais em espaço público, realizados em territórios precisos e em cumplicidade com as populações que lhes conferem identidade. São […]
2013
978-989-97856-8-7 (PORTUGAL)
978-84-475-3843-0 (ESPANYA)
Português, Català
A criação artística suscita-nos várias questões, nomeadamente a da natureza da sua construção e processo. Percepcionar a pintura é percepcionar no caminho o resultado, no processo o efeito, e no discurso a descoberta do novo. A realização da pintura consumar-se-ia, assim, e desse modo, a um essencial processo eminentemente discursivo. Simultaneamente, a pintura compreender-se-ia como […]
2013
1647-8045
Português, Castellano
O projecto ‘Atlas & Vocabulário do Desenho’, do Núcleo de Investigação em Desenho (i2ADS), decidiu promover, em Março de 2012, um Encontro para apresentar e debater algumas questões que orientam o campo epistemológico da investigação em desenho. Os resultados deste encontro, organizado por José Maria Lopes, Paulo Luís de Almeida e Sílvia Simões, contribuíram, no […]
Catarina Martins, Manuela Terrasêca, Vítor Martins
2012
978-989-20-3000-5
Português, English
Escritas posteriores ao Encontro Internacional em Cabo Verde. ‘Elogio da conversa’, ‘falar para o papel’, ‘em volta de’ e ‘em viagem’ são os quatro espaços que a seguir se apresentam. Todos eles são espaços labirínticos em torno da palavra, escrita, conversada, debatida, arriscada já depois do I Encontro Internacional sobre Educação Artística ocorrido em Cabo […]
2012
978-972-98517-7-3
Português, English, Castellano
Da impressão ao livro de artista: contextos de edição lança as bases para a abordagem prática e teórica ao livro de artista e edição de autor. Num discurso direto, conduzido por artistas-professores, artistas investigadores, gravadores, impressores, editores, técnicos impressores, o livro trilingue apresenta os modelos de criação possíveis, com as diferenças relativas aos contextos geográficos […]
José Carlos de Paiva, Catarina Martins
2011
978-972-9171-76-5
Português, English
ÍNDICE 5 INTRODUÇÃO Vítor Martins 9 MODOS DE VER A ESCOLA: A PRODUÇÃO DE SUBJECTIVIDADES DENTRO DE ESPAÇOS EDUCACIONAIS Catarina Martins, Catarina Almeida, Inês Miguel e Paulo Fernandes 29 NO SERTÃO PERNAMBUCANO À PROCURA DE UMA IMAGEM MAIS NÍTIDA DO DESCONTENTAMENTO COMO ARTISTAS, SABOREANDO MUGUNZÁ… José Carlos de Paiva 39 ARTE | OUTRA INTRODUÇÃO POLÍTICA […]
2011
Português, English
Edição bilingue que apresenta os trabalhos de projecto final dos mestrandos em Arte e Design para o Espaço Público e textos de Gabriela Vaz-Pinheiro, Godofredo Nobre, Jeremy Hunt and Jonathan Vickery, José Guilherme Abreu, Laura Castro, Michael Asbury, Miguel Leal, Pedro Gadanho, Susana Caló e Jimenez Lai. Este é o segundo livro produzido no âmbito […]
Fernando José Pereira, Miguel Leal
2007
1646-7388
Português, English
O título MONO adquire importância no âmbito de uma publicação que quer reflectir a contemporaneidade das artes visuais, antes de mais, pela sua intrínseca ligação ao processo de produção – mono é o volume/protótipo que é realizado pelas tipografias para que o cliente verifique o trabalho final. E, também, porque ao corporizar a noção de […]