Rotas de memória : a árvore e a madeira : relações na prática escultórica

A Árvore e a Memória, a Memória pessoal muito particularmente liga da às Árvores, e a Árvore como elemento vivo que parece incorporar em si a própria vivência da Memória, são os elementos centrais deste projeto. Projeto que pretende encontrar na Arte, nos procedimentos artísticos, mais especialmente escultóricos, o recurso para reencontrar os caminos da infância para a Mata de Leiria e a aprendizagem en cantada do mundo das árvores na região da Marina Grande. Recurso para reencantar esse mundo, celebrandoo e reinventandoo, em tor no dum sentir a que não pareceu desadequado camar Silêncio. Mas como escultor agradecido foi também necessário olar a madeira e sentir, num outro sentir, toda a crueldade da Morte Anunciada a que as árvores parecem oje, num mundo onde imperam as leis económicas, condenadas.

Mas era necessário – não é essa a grande magia da Arte? – trazer os outros para esta vivência tão pessoal “enxertandoos” dalgum modo no projeto, fazendoos viver o projeto por dentro, fazendo com que eles próprios encetassem os seus próprios caminos através deste mundo, sentindo, num sentir próprio a cada um deles, segundo um ritmo pró prio a cada um deles, o reencantamento deste mundo a fazerse. Foi necessário escoler apenas algumas pessoas para viverem diretamente essa experiência, tentando no entanto tudo para vos permitir também entrar nela, estar nela, vivêla o mais plenamente possível. Para tanto, para além de trazer à vossa Presença os vários elementos escultóricos concebidos para possibilitar tal experiência, desenouse um Roteiro, este que tendes entre mãos, para o qual foi preciso encontrar palavras que soubessem não se sobrepor, antes se compor com essa Presença que queriam continuar e manifestar, que queriam reafirmar e não dei xar desvanecer. Importou ainda evocar e dar conta de percursos artísticos e de obras singulares de outros artistas contemporâneos inseparáveis destas temá ticas, cuja Arte poderosamente sugestiva permitiu e permite vivências intensamente emotivas, e que foram uma escola, uma aprendizagem indispensável para a conceção e realização deste projeto. Este recurso para o reencantamento desejado que a Arte se mostrou capaz de ser nunca teria sido encontrado sem eles, e sem eles para sempre a infân cia e as suas árvores estariam perdidas no esquecimento. Se agora á Memória, e foi possível desenar nela Rotas precisas, a eles em boa parte se deve.

Resta lembrar a ambição mais ousada deste projeto, que no entanto ele apenas permitiu que se esboçasse, e que por isso aqui se pode apenas entrever, pressentir como uma porta aberta para um camino que ape nas se começou a trilar: voltar a tratar por tu os seres dum mundo que se afastara e parecia perderse, voltar à sua intimidade, e deixar que a Arte necessária para tal vos mova numa mesma direção.

Ano 2014
Tipo Tese