REPETIR como Função do Desenho no Processo Criativo. REFAZER -­ uma Tarefa da Função Repetir

RESUMO

Este artigo, centrado na utilização do desenho no processo criativo, pretende analisar panoramicamente a relevância da ação Repetir. Considerada esta ação como uma das Funções do Desenho neste contexto, Repetir desdobra‐se em diferentes Tarefas – A Tarefa Refazer, a Tarefa Iterar e a Tarefa Intensificar. Parte-se de uma análise genérica do termo Repetir ‐ dos seus contextos e pertinências de estudo – para depois se centrar numa abordagem mais específica, ou seja, o artigo concentra‐se na análise da Tarefa Refazer, uma das ações consideradas centrais da Função Repetir.

Palavras-chave: desenho, função, tarefa, repetir, refazer.

Ano 2015
Tipo Artigo em jornal com revisão por pares
Publicação Revista OUVIRouVER, 11(1), Janeiro/Junho “Processos em Arte: unidade, repetição e transformação”
Páginas 12-32