Relação entre matemática e música: Sistematização de conteúdos segundo os programas de matemática do 5º ao 12º anos do ensino português

RESUMO

As ligações entre matemática e música são investigadas há milhares de anos. Este artigo consta de uma sistematização das associações entre conteúdos matemáticos e conteúdos musicais. Estes últimos foram divididos em Teoria e análise musicais, Acústica e Composição musical. Consecutivamente, os conteúdos de cada temática musical foram sistematizados com base na organização dos domínios de conteúdos matemáticos do Programa de Matemática do Ensino Básico e dos temas matemáticos dos Programas de Matemática A e B do 11º e 12º anos do Ensino Secundário português. Concluímos que os conteúdos musicais estão associados às áreas da matemática concernentes às Aritmética, Álgebra, Trigonometria e, especificamente, Geometria.

Palavras-chave: matemática, música, conteúdos matemáticos, conteúdos musicais, programas de matemática

Carlos dos Santos-Luiz (1), Lisete dos Santos Mendes Mónico (2), Carlos Fernandes da Silva (3), Sandra Campelos (4)

(1) i2ADS – Faculdade de Belas Artes, Universidade do Porto | Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação Coimbra, Portugal

(2) Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação Coimbra, Portugal