Reflexão Sobre uma Experiência Pedagógica Interdisciplinar no Ensino do Desenho num Curso de Design Gráfico

A função do desenho na metodologia projectual do designer tem merecido o interesse de vários autores. Nessas abordagens está presente a afirmação de que o desenho é essencial no processo de investigação do design para o registo de diversas variantes e de várias soluções ao longo da metodologia projectual (Cross, 2007).

As profundas alterações da natureza do Design provocadas pelo contexto histórico actual (Norman, 2011), justificam a pertinência de uma reflexão alargada em torno do papel do desenho nos cursos de design, adaptado a esta nova realidade. Este é um desafio colocado hoje às instituições de ensino e seus intervenientes, na organização de estruturas curriculares e métodos pedagógicos. Conceitos como colaboração ou design multidisciplinar, entre outros, têm sido debatidos como estratégias para o ensino do design (Heller and Talarico, 2011, pp. 82-85).

Neste contexto, e enquanto docentes nas áreas do Desenho e do Design, importa-nos abordar as seguintes questões:

–      de que forma é possível enquadrar métodos do desenho ao ensino do design actual?

–      de que forma poderá o Desenho ser pensado enquanto prática interdisciplinar?

–      que contributos podem essas práticas trazer para o processo de ensino/aprendizagem?

Com base nestas preocupações, desenvolveu-se um projeto interdisciplinar entre as unidades curriculares de Desenho e de Estética e Teoria do Design no Curso de Design Gráfico, na Instituição onde leccionamos.

Neste artigo apresentaremos os objectivos e o processo desenvolvido, assim como a análise e conclusões desta experiência pedagógica.

Referências Bibliográficas

Cross, Nigel (2007). Designerly Ways of Knowing. Birkhäuser, Basel, Switzerland.

Heller, Steven; Talarico, Lita, (2011). An education manifesto for Icograda. In Icograda Design Education Manifesto 2011 (pp. 82-85). [em linha]. Acedido Dezembro 27, 2012 em http://toolkit.icograda.org/database/rte/files/PR_IEN_Manifesto2011_webres.pdf

Norman, Don (2011). Design Education: Brilliance without substance. [em linha]. Acedido Janeiro 17, 2011 em http://www.core77.com/blog/columns/design_education_brilliance_without_substance_20364.asp

Ano 2013
Tipo Outro
Publicação Abstract Book of Drawing in the University Today – International Conference on Drawing, Image and Research
Páginas 79
Editora FBAUP / FAUP / EAUM
Local Porto
Idioma Português
Link Ver Link