Reflexão Sobre Estratégias Metodológicas no Ensino do Design e a Função do Desenho em Design

Neste trabalho apresentaremos uma reflexão sobre o ensino do Design e, especificamente, sobre a função do Desenho nessa área disciplinar.

O Design, enquanto disciplina, alargou a sua área de actuação diversificando-se em novos campos como o Design de Experiência ou o Design de Serviço, não bastando ao designer uma formação ligada ao conhecimento tecnológico, ou ao “saber-fazer”.

Diversos autores, como Meredith Davis, Don Norman ou Jamie Hobson, alertam para a urgência de uma reflexão aprofundada sobre as estruturas curriculares dos cursos de Design, já que na actualidade “(…) design is more than appearance, design is about interaction, about strategy and about services. Designers change social behavior” (Norman, 2011).

Na passagem de um design centrado na forma, para um design centrado na pessoa (numa estrutura, num serviço, ou numa relação) qual deverá ser a função do desenho num curso de design? Qual deverá ser a sua estrutura programática?

Como metodologia de trabalho iremos confrontar perspectivas actuais da teoria e da prática do design que equacionam esta problemática procurando, deste modo, contribuir para a reflexão de estratégias metodológicas no ensino do design no contexto contemporâneo.

Palavras-chave: Ensino-aprendizagem; Design; Desenho

 

Ano 2012
Tipo Publicação em Actas
Publicação Actas do I Simpósio sobre práticas do ensino das artes visuais no ensino básico e secundário: Dentro da Matéria-Prima
Páginas 409-415
Editora Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa
Local Lisboa
Ed/Org João Paulo Queiroz (Ed.)
ISBN / ISSN 978-989-8300-35-5
Idioma Português
Link Ver Link