Provas de contacto – Identificação de tipologias de apropriação fotográfica em capas de álbuns de música popular. Contributos para uma classificação.

Esta tese pretende questionar princípios de circulação fotográfica a partir de um objecto não pensado para esse fim específico. Reconhecendo a presença de fotografias históricas nas capas de álbuns de música popular, interessou-nos analisar modelos de apropriação fotográfica num contexto exterior à sua legitimação artística.
Definido o universo de estudo, socorremo-nos da teoria desenvolvida por André Malraux, no Museu Imaginário, de forma a repensar modelos de percepção da obra artística num espaço exterior ao seu habitual contexto. Nesse sentido, aprofundamos um enquadramento que se aproxima do tema da reprodutibilidade enunciado por Walter Benjamin durante a época Moderna.
Mantendo presente este ponto de partida, essa forma de navegar pela história da fotografia através de relações que se estabelecem entre imagens, fomos conduzidos à teoria arquivista proposta por Aby Warburg no seu Atlas-Mnemosyne. No entanto, essa forma perceptiva de encadeamento fotográfico não se adequou à reunião dos nossos casos de estudo. Perante essa divergência, avançámos com a investigação defendendo uma posição anunciada por Mieke Bal, quando sugere que uma colecção contém princípios narrativos. Em síntese, foi a partir da compreensão da actividade do coleccionista que conseguímos reunir um número significativo de exemplos para análise.
Seleccionadas as capas de álbuns discográficos, verificámos que em vários casos as imagens originais sofreram alterações consideráveis. Face a essa confrontação, optámos por expandir a investigação a uma identificação de tipologias de apropriação fotográfica presente nestes objectos. Objectivamente, a tese incidiu numa análise comparativa entre as fotografias originais e a forma como essas imagens se transformaram ao serviço dos registos sonoros.

TERMOS-CHAVE
Fotografia, Música, Apropriação, Arquivo, Narrativa, Colecção, Interpretação, Reprodução.

Autor(es)
Ano 2014
Tipo Tese
Instituição Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
Grau Doutoramento
Orientador(es) Professor Doutor Heitor Manuel Pereira Pinto da Cunha e Alvelos
Idioma Português
Área Design Gráfico, Fotografia, Música