Produção artística em vidro: Contextualização do paradigma contemporâneo em Portugal

Resumo
A invenção do vidro foi um dos acontecimentos importante na história da humanidade. As suas qualidades como a transparência, translucidez, brilho e versatilidade para as variáveis aplicações práticas e estéticas fazem do vidro um material imprescindível para a criação artística.
Hoje, a arte em vidro apresenta-se, inovadora e contemporânea, na procura de novas linguagens e conceitos, pela componente ligada à pesquisa, experimentação e criação. As obras de arte realizadas em vidro são uma das muitas formas de comunicação de arte e encontram-se actualmente em expansão mundial.
A história e panorama actual do vidro em Portugal, nas suas diversas vertentes, têm uma singularidade que merece atenção e estudo. Numa abordagem histórica, estuda-se sucintamente a tradição e carisma desta arte. Enquadra-se a relevância do vidro artístico contemporâneo em Portugal paralela à Europeia e Americana. Procura-se focar o vidro enquanto material plástico, com aplicação na realização de obras com pressupostos estéticos e artísticos, principais artistas, obras relevantes e eventos marcantes.

Palavras chaves: vidro contemporâneo, artistas, obras de vidro, panorama Português.

Ano 2012
Tipo Artigo em jornal sem revisão por pares
Publicação Diálogos com a arte, 3
Idioma Português