Perspetivas do Ensino Artístico face à Tecnologia Digital. O Ensino do desenho do atelier à rede.

Esta investigação trabalha a questão dos efeitos e das potencialidades da tecnologia digital em ambientes online, encarados como alternativa à tradicional relação ensino/aprendizagem no território das artes. A ideia de que a tecnologia digital amplia as possibilidades comunicativas aplicadas ao ensino/aprendizagem artística, promovendo dinâmicas mais colaborativas e participativas promotoras de redes de conhecimento, foi o ponto de partida para o desenvolvimento do trabalho de investigação. A partir de uma experiência de ensino/aprendizagem focada na disciplina de Desenho e apresentando o conceito de desenho como instrumento de procura, questionamento e validação de uma ideia, desenvolvemos o estudo no sentido de promover a educação permanente, para possibilitar a reflexão a nível individual e do grupo, para ampliar as redes e dinâmicas detrabalho em projetos artísticos e para multiplicar as redes de comunicação e informação possibilitando uma maior partilha de interesses e colaboração nos processos de aprendizagem.

Autor(es)
Ano 2013
Tipo Tese
Instituição Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
Grau Doutoramento
Orientador(es) Paulo Silva Dias | Coorientadores: Paulo Luís de Almeida e Adérito Marcos
Idioma Português
Área Desenho, redes colaborativas de ensino e aprendizagem online
Link Ver Link