Os desafios do ensino e aprendizagem do desenho na era da web 2.0

Partindo do paradigma de que a tecnologia digital afectou as relações de ensino/aprendizagem, pretendemos identificar possíveis alterações que ocorrem nos sujeitos de educação enquanto elementos criativos na produção de imagens em função dos diferentes suportes/média que utilizam. Inserido no contexto das tecnologias e a educação, e tendo como base para o nosso estudo a disciplina de desenho na sua função projectual, isto é, enquanto linguagem especulativa e ilustrativa da ideia, pretendemos apresentar alguns exemplos de ferramentas disponíveis no apoio ao ensino b-learning, e de que forma estas poderão contribuir para um ensino mais participativo e colaborativo mesmo quando se trata de um ensino/aprendizagem que tem uma forte tradição presencial de que é exemplo o ensino artístico.

Palavras-chave: ensino, desenho, comunicação, informação, tecnologia.

Autor(es)
Ano 2012
Tipo Capítulo de Livro
Publicação À procura de renovações de estratégias e de narrativas sobre educação artística
Páginas 67-74
Editora GESTO e i2ADS
Local Porto, Portugal
Ed/Org Catarina S. Martins, Manuela Terrasêca e Vítor Martins
ISBN / ISSN 978-989-20-3000-5
Idioma Português
Link Ver Link