O Sujeito, o Mapa e a Viagem

O presente relatório, O Sujeito, o Mapa e a Viagem, surge no contexto do estágio efetuado na Escola Secundária Filipa de Vilhena, no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.o Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, no qual a experiência conduziu à reflexão, estudo e aprofundamento de questões relacionadas com o ensino das artes visuais e com o papel que desempenhamos enquanto docentes. Desta forma, este relatório de estágio desenvolve-se em torno de questões relacionadas com a operacionalização do currículo e dos programas das disciplinas de Educação Visual no ensino básico e Desenho A no ensino secundário. Aqui, estão presentes reflexões referentes à escola e à sua conexão com a sociedade, à cultura visual e à sua integração nos conteúdos escolares, e ao papel que a relação pedagógica adquire na comunicação entre os indivíduos presentes no contexto escolar.

Palavras-chave: Artes visuais, cultura visual, currículo, ensino, identidade, prática docente, relação pedagógica, representações sociais.

Ano 2013
Tipo Tese
Instituição Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Grau Mestrado