[:pt]O processo ou corpo de memória[:]

[:pt]

Resumo

Aparentemente ambiciosa e arriscada no assunto a abordar, esta comunicação, com o título de O processo ou corpo de memória, pretende suscitar alguma reflexão, nova e continuada, sobre um âmbito mais geral da pintura. De uma pintura considerada sem fronteiras, logo, sem territórios específicos ou exclusivos, tendo em conta um conceito mais amplo da pintura onde se assume uma dimensão mais expandida ou distendida nos seus propósitos circunstanciais e conjecturais.

Tendo como ponto de partida o universo, recíproco, da criação e da investigação em pintura, é nosso desejo sugerir a possibilidade do entendimento de que a pintura é um processo intelectual e um conhecimento em estado de recepção. Consequentemente, a ideia de que a pintura cumpre-se no intervalo entre o pensar e o fazer.

O mesmo que processo ou corpo de caminho?

Permanece, portanto, a pergunta sobre a possibilidade da lição da pintura. Lição na sua acepção mais ampla e que permite, no registo da recepção da criação artística, constatar as acções de revelar, de conhecer e de interpretar a transposição do conhecimento para a acção. Como estado de relação de um pensar e de um fazer em processo. Este será provavelmente o lugar, por excelência, da lição da pintura: a lição do que se deseja saber mas que não se sabe.

Por isso, esta comunicação não é mais do que uma exposição, aberta, uma espécie de texto pintado, ou pintura escrita, estruturada em cinco momentos: o primeiro, que pergunta a lição da pintura, o segundo, que relaciona a investigação entre a teoria e a prática, o terceiro, que diz o processo ou corpo de memória, o quarto, que aborda structure molle como ideia operativa, e finalmente, o quinto e último momento, que pergunta se a pintura faz a lição em mundo.

Palavras-chave

Artes visuais; Pintura; Metodologia

[:]

[:pt]Autor(es) [:en] Author(s)
Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function more_fields() in /home/i2ads/public_html/wp-content/themes/i2ads/content-single-publications.php:21 Stack trace: #0 /home/i2ads/public_html/wp-includes/template.php(724): require() #1 /home/i2ads/public_html/wp-includes/template.php(671): load_template('/home/i2ads/pub...', false) #2 /home/i2ads/public_html/wp-includes/general-template.php(168): locate_template(Array, true, false) #3 /home/i2ads/public_html/wp-content/themes/i2ads/single-publications.php(6): get_template_part('content-single-...', '') #4 /home/i2ads/public_html/wp-includes/template-loader.php(78): include('/home/i2ads/pub...') #5 /home/i2ads/public_html/wp-blog-header.php(19): require_once('/home/i2ads/pub...') #6 /home/i2ads/public_html/index.php(17): require('/home/i2ads/pub...') #7 {main} thrown in /home/i2ads/public_html/wp-content/themes/i2ads/content-single-publications.php on line 21