O Lugar da Brincadeira na Infância, na Educação e na Vida Social. Um Rastreamento Sociocultural das Manifestações Lúdicas na Cidade de Fortaleza.

O presente trabalho procura desvendar na vida quotidiana a manifestação lúdica das pessoas na cidade de Fortaleza. O processo de pesquisa seguiu três fases: na primeira um estudo teórico sobre o tema, onde se aprofundou as concepções de brincadeira em uma abordagem psicossociológica. Em seguida realizou-se uma pesquisa de campo que contou com a observação de espaços de sociabilidade da cidade de Fortaleza , bem como entrevista com crianças das escolas de 1º grau, investigadas. E finalmente o relatório de pesquisa onde se reflete sobre as vidências teóricas e empíricas suscitadas na investigação e se lança um olhar sobre a brincadeira, em relação a vida social humana e o seu valor para a educação. Assim, o presente estudo aponta para o valor fundamental da brincadeira para a formação social, afetiva e intelectual dos homens, e a perspectiva social marginalizadora, marcada por uma elitização que exclui grande parte dos indivíduos da atividade lúdica.

Autor(es)
Ano 1997
Tipo Tese
Instituição Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.
Grau Mestrado
Idioma Português
Área Educação, Educação Artística