O Lugar da Brincadeira na Infância, na Educação e na Vida Social. Um Rastreamento Sociocultural das Manifestações Lúdicas na Cidade de Fortaleza.

O presente trabalho procura desvendar na vida quotidiana a manifestação lúdica das pessoas na cidade de Fortaleza. O processo de pesquisa seguiu três fases: na primeira um estudo teórico sobre o tema, onde se aprofundou as concepções de brincadeira em uma abordagem psicossociológica. Em seguida realizou-se uma pesquisa de campo que contou com a observação de espaços de sociabilidade da cidade de Fortaleza , bem como entrevista com crianças das escolas de 1º grau, investigadas. E finalmente o relatório de pesquisa onde se reflete sobre as vidências teóricas e empíricas suscitadas na investigação e se lança um olhar sobre a brincadeira, em relação a vida social humana e o seu valor para a educação. Assim, o presente estudo aponta para o valor fundamental da brincadeira para a formação social, afetiva e intelectual dos homens, e a perspectiva social marginalizadora, marcada por uma elitização que exclui grande parte dos indivíduos da atividade lúdica.

Ano 1997
Tipo Tese
Instituição Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.
Grau Mestrado
Idioma Português