O Jogo Duchampiano

“Em 18 de Outubro de 1963, Julian Wasser, na altura fotógrafo da revista Time, captou um momento fotográfico que ficou para a posteridade: Marcel Duchamp a jogar xadrez contra Eve Babitz, uma jovem modelo que aparecia na imagem totalmente despida. A fotografia foi tirada aquando da primeira grande retrospectiva do artista francês nos Estados Unidos da América, no Pasadena Art Museum, e mostra-nos o casal a olhar para uma posição de xadrez na galeria principal do museu, rodeado por vários trabalhos do artista francês, com especial destaque para a peça A noiva despida pelos seus celibatários, mesmo, também conhecida pelo nome de O Grande Vidro. (…)”

Ano 2017
Tipo Capítulo de Livro
Publicação O Jogo do Mundo
Páginas 359-372
Editora IELT - Instituto de Estudos de Literatura e Tradição - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Local Lisboa
ISBN / ISSN ISBN: 978-989-99761-8-4