O impacto do ensino especializado da música no desempenho académico

O objectivo do presente trabalho foi o de contribuir para a compreensão sobre o impacto da aprendizagem musical no desempenho académico. De acordo com a literatura, existe, aparentemente, um resultado moderadamente consensual: os estudantes submetidos a aprendizagem musical obtêm resultados mais elevados em várias medidas do desempenho académico.

Desta forma, a Escala de Avaliação dos Métodos de Estudo (Escala AME) (Vasconcelos; Almeida, 2003), aferida para a população portuguesa, bem como as classificações académicas que dois grupos de estudantes obtiveram no final do ano lectivo 2007/2008, providenciaram a base da análise quantitativa deste estudo. Um grupo frequentou o 7º ano de escolaridade do Curso Básico do Ensino Especializado da Música (n=83) e o outro frequentou o 7º ano de escolaridade do Curso Básico do Ensino Regular (n=125). Cada grupo continha alunos provenientes de Escolas do norte, centro e sul de Portugal.

Os resultados indicaram diferenças significativas de desempenho académico entre os alunos do Curso Básico do Ensino Especializado da Música e os do Curso Básico do Ensino Regular. Estes resultados foram observados em cinco de sete disciplinas constantes no plano de estudos do 7º ano de escolaridade. Adicionalmente, foram notadas diferenças significativas entre os dois grupos nas subescalas de “Motivação” e “Atribuições Causais”, da Escala AME (Vasconcelos; Almeida, 2003). Também da mesma Escala, os resultados mostraram não existir diferenças significativas entre os dois grupos ao nível da subescala de “Expectativas de Auto–eficácia”.

Foi possível inferir que os estudantes submetidos a aprendizagem formal da música obtiveram resultados mais elevados no seu desempenho académico. Tentou criar-se um modelo que estabeleça associações entre os requisitos da actividade musical e o desempenho académico dos Estudantes do Ensino Especializado da Música.

Ano 2009
Tipo Capítulo de Livro