Nesta comunicação iremos abordar exemplos da prática do design enquanto processo, como uma metáfora de jogo, em que os intervenientes aceitam voluntariamente as regras e nele participam para atingirem um objectivo comum. Desta forma, interessa-nos explorar o design no contexto que vai para além do discurso forma/função/conteúdo – aquele que inclui elementos performativos, abertos, experienciais e orientados para o processo, numa prática participativa e de colaboração, aplicado ao contexto da educação. Como metodologia de trabalho iremos confrontar perspectivas actuais da teoria e da prática do design que equacionam esta problemática, procurando deste modo contribuir para a reflexão de estratégias metodológicas no ensino do design, no contexto contemporâneo.
A problemática da nossa comunicação, inscreve a prática do design no contexto contemporâneo. Tanto o neologismo definido por Nicolas Bourriaud – altermodern1, como o termo cultura-mundo de Lipovetsky e de Serroy (2010)2, dão-nos uma sólida visão do mundo cultural contemporâneo.
Para Bourriaud, altermodern é “(…) a forma emergente e contemporânea da modernidade (…) que corresponde aos desafios do século XXI, e especificamente ao momento histórico que vivemos e no qual nos inscrevemos, para o bem e para o mal: a globalização. Ser moderno, no século XX, correspondia a pensar de acordo com formas ocidentais; hoje, a nova modernidade produz-se segundo uma negociação planetária” (2009).
Para Lipovetsky e Serroy, cultura-mundo, é o estado cultural presente que “(…) por globalizante que seja, não é uma unidade. É sim ambivalente, paradoxal e contraditória” (2010, p.184) . É um mundo fortemente dominado pelos media dedicados às distrações e ao prazer imediato onde “(…) já não há cânones de conhecimento, já não há percursos obrigatórios para se construir uma cultura partilhada” (ibid. p.198). Numa ausência de pontos de referência culturais estruturantes, o indivíduo tem de encarar a identidade e a cultura “face a si mesmo”, sem uma rede que o protege das quedas. Por esse facto, tanto a cultura como a sua identidade deixou de ser “recebida”, para ser “construída” (ibid. p.178). Domina a cultura do entertenimento e do imediatismo, mas assiste-se também, segundo os autores, “(…) à multiplicação dos desejos de criação, de expressão e de participação em todos os domínios.” (ibid, p.177)
Nos ombros deste ‘novo’ indivíduo, que faz sua a cultura-mundo, pesa a “hiper-responsabilidade” e por isso “procura ser agente interventor, expressar-se, dar a sua opinião e participar na vida pública (…)” (ibid. p.180).
É neste cenário, crescentemente actual, onde se manifesta uma nova ordem de valores com um crescente interesse pela experiência do real, do quotidiano e da participação. A par destas profundas alterações surge a clara noção de se estar a viver um momento de transformação no discurso do Design. Tal como frisa Bovier “o design de hoje, no seu sentido mais amplo, não é apenas o lugar de importantes práticas económicas e culturais, mas é igualmente uma interface para as questões de identidade, políticas de representação e de redefinição de modelos sociais” (Bovier, 1998)3.
Para este novo paradigma, na teoria e prática do design, surgem novos termos como o design de experiência, design relacional, design como craft, design de serviço, design como inovação social, design-arte, co-design, design thinking, entre outros, que denunciam um afastamento do modelo tradicional de equacionar os problemas.
Mais do que servir uma produção e o consumidor, o design contemporâneo parece estar cada vez mais orientado para interferir no contexto da experiência do utilizador. Desta forma, ao desenvolver-se numa dimensão relacional e comportamental, a solução do problema não se encontra no resultado material, mas num processo.
O designer Andrew Blauvelt, num artigo que publica em 20084, reconhece que é sobretudo a partir de meados dos anos 90 que se torna evidente uma ruptura com os padrões do passado. Defendendo a tese de que o design contemporâneo se encontra numa das fases mais importantes do design moderno, ele caracteriza esta fase como sendo aquela que melhor explora “um design baseado na relação e num contexto específico”, marcando-a com o termo: Design Relacional. Com um sentido próximo (e por isso, motivo de polémica) do conceito “esthétique relationnelle”5 de Bourriaud, o Design Relacional tem servido como termo aglutinador para identificar projectos que se baseiam na participação, como metáfora de jogo, sendo a lógica do Design Relacional o próprio Processo.
Estas características estão presentes em projectos de designers contemporâneos. Elegemos, para a presente comunicação, alguns casos de estudo que apresentassem um cariz pedagógico.
O projecto/livro The 3rd Teacher é o resultado de uma exploração colaborativa da forma como o design pode transformar o ensino e a aprendizagem, envolvendo o ‘utilizador’ no processo de reflexão. O projecto de Nuno Coelho “Uma terra sem gente para gente sem terra” desenvolve-se numa vertente performática ao propor a participação das pessoas enquanto processo de aprendizagem. Utiliza a ironia e o lúdico enquanto estímulo para o envolvimento do receptor no processo de comunicação. Bárbara Alves no projecto “Zona, design e a cidade”, desenvolve a pedagogia participativa num contextos com poucos recursos económicos, utilizando a vivência e experiência dos alunos enquanto processo de aprendizagem. O projecto “Toma lá” de Susana António numa lógica de economia social propõe a inclusão de pessoas com deficiência na economia de mercado, gerando um conjunto de atributos, valores, sentimentos e percepções relacionados com as boas práticas e partilha de saberes.
Nestes exemplos, a metáfora do jogo aparece enquanto conceito, pois possuem como características similares a participação e o envolvimento das pessoas. É nesse processo de participação, tal como acontece num processo de jogo, que o trabalho se completa enquanto forma e enquanto mensagem. O autor determina uma estrutura e ‘as regras do jogo’, e é participando nele fisicamente que a obra se manifesta. O designer é aqui uma espécie de intérprete e de narrador da sua visão particular do mundo. Por exemplo, com a vontade de mudar o sistema educativo, o designer propõe e ‘vive’ um novo modelo de educação.
Em termos conclusivos, o design praticado nesta perspectiva relacional e multidisciplinar, revela-se enquanto manifestação de uma vontade de mudança do próprio designer. Numa dinâmica de co-autoria, é ele quem intervém directamente no problema propondo, através do seu ‘jogo’, modelos alternativos.
E numa era em que os “(…) indivíduos têm de se construir a si mesmos, total e continuamente (…)” sem referências ‘predeterminadas’, o novo papel do designer parece contribuir para colocar o indivíduo numa relação com o mundo numa cultura de hiper-responsabilidade – tal como é proposto por Gilles Lipovetsky e Jean Serroy no seu livro Cultura-mundo (2010, p.175).
Enquanto intérprete cultural, e trabalhando no sentido de conectar conteúdos com as pessoas a um nível humano, o designer pode contribuir para suscitar a curiosidade e o desejo da experiência vivida, através de propostas que exploram o nível relacional e de envolvimento do utilizador no processo.
O que nos propusemos aqui apresentar foram alguns projectos que pusessem em relevo possíveis respostas à ‘nova sociedade do conhecimento’, pois que é nos ‘profissionais da criatividade’, de acordo com os autores, que recai a necessidade de desenvolver uma “(…) grande capacidade de análise, de raciocínio global e de tomar iniciativas” (ibid, p.177).
Referências
1 Guerra, Sílvia (2009). Arte Capital Nicolas Bourriaud : entrevista [online], 75. Available: http://www.artecapital.net/entrevistas.php?entrevista=75 [Accessed 28 March 2011]. Altermodern é o conceito que deu o título ao catálogo e à 4ª exposição trienal de Arte na Tate Gallery, em 2009, comissariada por Nicolas Bourriaud. Nesta exposição o autor reúne um conjunto da artistas seleccionados segundo uma perspectiva do pensamento e da arte no contexto global contemporâneo.
2 Lipovetsky, Gilles; Serroy, Jean (2010). Cultura-Mundo, resposta a uma sociedade desorientada. Lisboa. Edições 70.
3 Bovier, Lionel (1998). Design in the expanded Field: Interview with M/M by Lionel Bovier [online]. Available: http://www.mmparis.com/texts/mm_bovier_en.html [Accessed 20 April 2011]. Bovier entrevista o colectivo de designers, fundadores da agência M/M Paris – Mathias Augustyniak e Michael Amzalag – abordando a problemática do papel da comunicação no contexto sócio-cultural de hoje. Este designers colaboraram com muitos dos artistas cujo comissariado era assegurado por Bourriaud, transportando para o seu processo de trabalho os conceitos das próprias obras, fundindo assim a reflexão e a prática do Design com a Arte.
4 Blauvelt, Andrew (2008). Design Observer – Observatory. Toward Relational Design [online]. Available: http://observatory.designobserver.com/entry.html?entry=7557 [Accessed February 2011].
5 Nome atribuído ao livro que resultou de um conjunto de ensaios, algo polémicos. Aqui o curador Nicolas Bourriaud identifica uma nova relação estética no mundo da arte. especialmente uma passagem da relação de contemplação para a relação de utilização, implicando a acção e o pensamento crítico sobre as obras ou através delas. Tradução inglesa: Bourriaud, Nicolas (2002), Relational Aesthetics. Paris. Press do Réel.
Graciela Machado, Ana Paula Coutinho
2021
Esta exposição nasceu de um repto lançado, em Fevereiro de 2019, aos estudantes de Gravura da FBAUP, no sentido de desenvolverem um trabalho que dialogasse com a obra literária de Agustina Bessa-Luís. Estávamos conscientes de que não era um desafio fácil, pois num primeiro momento o universo agustiniano pode parecer demasiado anacrónico e labiríntico aos […]
Sílvia Simões, Natasha Antão, Vítor Silva
2020
Não há caminho, faz-se o caminho ao andar. António Machado Há dezoito anos, em Março de 2002, a revista PSIAX dava os seus primeiros passos com a publicação, do seu número inaugural. Seguiram-se 10 números ao longo destes últimos anos, de acordo com uma sequência, embora irregular e errática, sempre estimulada e decidida pelo ambiente […]
2020
978-989-9049-04-8
Quem somos nós e o que queremos? Somos quilombolas de Conceição das Crioulas, Salgueiro-PE, localizados no interior do Estado de Pernambuco, centrado no semiárido brasileiro. Somos mulheres e homens que habitamos em grande maioria no meio rural e também no meio urbano. E claro! Esse urbano é o urbano periférico e longe dos serviços públicos […]
Graciela Machado, Teresa Almeida, Ana Margarida Rocha
2020
978-989-9049-00-0
Neste manual apresenta-se um conjunto de pesquisas dirigida à sistematização tecnológica realizada em torno do uso do decalque, e sua aplicação a trabalhos que especulam a relação entre imagem impressa e o vidro. Nos trabalhos de estudantes em Belas Artes com formação em pintura, escultura, multimédia, verifica-se o entendimento dos meios artísticos, a ênfase conferida […]
Graciela Machado, Teresa Almeida, Ana Margarida Rocha
2020
978-989-9049-01-7
Neste manual apresenta-se um conjunto de pesquisas dirigida à sistematização tecnológica realizada em torno de abrasão direta sobre vidro com abordagens menos tradicionais onde a matriz, o vidro, é assumida como uma superfície pictórica. Nos procedimentos manuais realizados procura-se obter uma diversidade plástica e estética, no cruzamento das áreas de gravura e do vidro. Nos […]
2020
Quando lançamos a ideia desta colecção de cadernos, em mais uma colaboração frutuosa e necessária do Doutoramento em Artes Plásticas com o Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (i2ADS), existiram dois pensamentos que, desde logo, povoaram o nosso projecto: antes de mais, o corporizar de uma possibilidade, quase responsabilidade, que ambos os organismos […]
Susana Lourenço Marques, Vitor Almeida
2020
2184–7991
A Fotografia e o Cinema partilham a responsabilidade de introduzirem, com a sua invenção, uma irreversível alteração na inscrição dialógica do tempo e, afirmando‐se como laboratórios visuais da Modernidade, reproduzirem melhor do que qualquer outro meio, os seus conflitos e tensões. É a partir desse cruzamento, primordial e indissociável, que se enquadra a publicação de […]
2020
978-989-54703-6-5
Português
CORPO, ESPAÇO, MATÉRIA https://cem.fba.up.pt Maio, 2020 COORDENAÇÃO Rute Rosas & Sofia Ponte TEXTOS Ana Temudo Bruno Ministro Constança Babo Inês Veloso Mauricio Alfaya Paula Neves Rute Rosas Sofia Ponte DESIGN mariasancho.org
Carla Cruz, Hugo Cruz, Isabel Bezelga, Miguel Falcão e Ramon Aguiar
2020
978-989-54417-9-2
português, espanhol, inglês
O livro A busca do comum: práticas artísticas para outros futuros possíveis inscreve as reflexões e as investigações desenvolvidas por um conjunto de 38 investigadores, provenientes de 26 instituições de ensino superior e entidades artísticas e culturais de 6 países, no domínio das práticas artísticas comunitárias e multidisciplinares. É, pois, uma coletânea de textos rica, […]
José Carlos de Paiva, Mário Bismarck, Sílvia Simões
2019
978-989-54703-3-4
Português
O programa de investigação do Colectivo de Acção/Investigação ID_CAI (FBAUP/i2ADS) integrando o movimento intercultural IDENTIDADES tornou-se ao longo dos anos cúmplices dos desígnios do M_EIA e de suas acções junto de comunidades nas Ilhas de Cabo Verde, e nesse movimento se envolveu no que decorre em Chã das Caldeiras, na Ilha do Fogo. Desta vez, dois […]
2019
978-989-54417-7-8
English, Portuguese
A narrativa ortodoxa do conhecimento Ocidental revela uma obsessão muito particular com a clareza. Clareza, não é apenas entendida como expressão do inteligível, mas também, como claridade da luz. A suposta naturalidade dessa associação entre saber e clareza, vela – ou seja, não ilumina – uma história de dominação, de obscurantismo, de oclusões, de supressões […]
Júlio Dolbeth, Margarida Dias, Rui Vitorino Santos, Tiago Assis
2019
978-989-54703-5-8
Portuguese, English
MEETING ON YOUTH EDUCATION THROUGH ILLUSTRATION é um encontro internacional, que decorreu no final da 3ª edição do YETI, no dia 11 de outubro de 2019, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. A publicação MYETI#0 Livro de atas é composta pelos artigos que foram gerados a partir das apresentações e que foram revistas pela Comissão […]
Catarina Martins, Marta Valente, Samuel Guimarães
2019
978-989-54417-3-0
English
Conteúdo disponível apenas em Inglês (Eua).
2019
PT
Publicação do Doutoramento em Artes Plásticas da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Registro das exposições realizadas durante o ano letivo 2017-2018.
2019
978-989-54417-5-4
PT
Esta publicação apresenta o trabalho desenvolvido entre novembro de 2018 e março de 2019 na residência artística desenvolvida na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, no âmbito da primeira edição da Bienal de Fotografia do Porto. A exposição, com curadoria de Susana Lourenço Marques, teve lugar no Museu da Faculdade de Belas Artes […]
Francisco Laranjo, Domingos Loureiro, Sofia Torres, Teresa Almeida
2019
978-9889-54417-0-9
PT, ES, EN, FR
2019
978-989-54111-7-7
Português, Espanhol
LADO B Num passado que já parece longínquo, em plana vigência analógica, os grupos musicais pop editavam com frequência os chamados singles. Aí colocavam a música que lhe parecia mais talhada para o sucesso imediato e, logicamente, numa intencionalidade mainstream esta era divulgada e massificada intensamente. Como todos recordam os discos analógicos tinham dois lados […]
Domingos Loureiro, Sofia Torres
2018
978-989-54111-8-4
Português
EDITORIAL Fazer e dizer Quando, em setembro de 1499, Louis XII de França invade a região da Lombardia e conquista Milão, deu-se início a uma mutação histórica que mais de quinhentos anos depois ainda é alvo de questionamento. A invasão origina, entre outras coisas, a destruição daquela que teria sido uma das maravilhas da arte, […]
2018
978-989-54111-3-9
English, Portuguese
O volume Artistic Research Does tem por meta editorial expandir a contribuição da investigação e educação em arte em Portugal. A partir das problemáticas que circunscrevem a investigação perante, sobre, tão, sem, segundo, por, para, face a, rumo a, de, contra, com, enquadrada, sob, adiante, em arte (para usar aqui a extensa e incompleta definição da tarefa artística proposta por Juan […]
2018
978-989-54111-4-6
Português
Specularis, a realizar no Museu Alberto Sampaio em Guimarães, é uma exposição aberta para integrar os diversos estudos e trabalhos realizados em torno da gravura e o do vidro. Tem por objectivo dar visibilidade sobre uma colaboração entre diferentes pessoas e suas áreas de interesse tecnológico, sediadas na Faculdade de Belas Artes da Universidade do […]
Mário Bismarck, Vítor Silva, Miguel Duarte
2018
1647-8045
Português
Catarina Martins, José Carlos de Paiva, Tiago Assis, Catarina Almeida
2018
2183-3524
English, Portuguese
A revista Derivas é uma publicação de carácter semestral dos programas de Pós-Graduação em Educação Artística da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e do Núcleo de Educação Artística do i2ADS – Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade. O objectivo é publicar artigos inéditos, sujeitos a revisão cega por pares, possibilitando […]
José Carlos de Paiva, Liliana Alves Couto
2018
978-989-54111-2-2
PT, ES
ENCONTRAR SENTIDOS NA EXPERIÊNCIA PARTILHADA EM CABO VERDE − 4° ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA Edição José Carlos Paiva Liliana Alves Couto Autores Catarina S. Martins Nuno Flores Alice Duarte Dennis Atkinson José Carlos Paiva Liliana Alves Couto Felipe Peres Calheiros Fernando Hernández-Hernández Ana Reis Cynthia Tavares Lucilene Carvalho Natísia Fonseca Rita Rainho Stephanie […]
2018
PT
Publicação do Doutoramento em Artes Plásticas da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Registro das exposições realizadas durante o ano letivo 2016-2017.
Catarina Almeida, Catarina Martins, José Carlos de Paiva, Tiago Assis
2018
Pt, Es
EPRAE é um encontro internacional que pretende trazer a público e discutir as atuais investigações doutorais de alunos com convidados e uma comunidade de alunos e professores da área de Educação Artística. Visitar website: http://eprae.fba.up.pt 6th Encounter of Practices of Research in Arts Education
Cláudia Amandi, Joaquim Jorge Marques
2018
978-989-54111-0-8
2018
978-989-99839-4-6
English, Spanish
A arte, diz-nos Juan Luis Moraza, é a forma de conhecimento que menos evitou a articulação da capacidade de conhecer, de provar e de apreciar. Recorrendo à construção conceptual saboer em vez de saber, Moraza oferece uma actualização literária do termo latim sapere (que significaria tanto saber como sabor), articulando o conhecimento enquanto processo intrinsecamente definido por uma sensualidade material e conceptual. Esta […]
Mário Bismarck, Paulo Luís Almeida, Vítor Silva, José Manuel Barbosa, José Maria Lopes
2017
1647-8045
PT, Eng
A PSIAX, numa edição especial, procura cumprir a sua missão de reflexão sobre o desenho e a imagem levando a termo a intenção de publicação de trabalhos relevantes associados ao evento Desenho na Universidade Hoje realizado em 2013. Quatro anos volvidos sente-se o esmorecimento do afã que na altura motivou a realização na Faculdade de […]
Catarina Martins, Catarina Almeida, José Carlos de Paiva, Tiago Assis
2017
2183-3524
PT / ENG
A revista Derivas é uma publicação de carácter semestral dos programas de Pós-Graduação em Educação Artística da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e do Núcleo de Educação Artística do i2ADS – Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade. O objectivo é publicar artigos inéditos, sujeitos a revisão cega por pares, possibilitando […]
José Carlos de Paiva, Rita Rainho
2017
978-989-99839-7-7
Português
Partilha de Reflexões sobre as Artes, a Luta, os Saberes e os Sabores da Comunidade Quilombola de Conceição das Crioulas.
2017
978-989-99839-8-4
EN
Conteúdo disponível apenas em Inglês (Eua).
Francisco Laranjo, Domingos Loureiro, Sofia Torres, Teresa Almeida
2017
978-989-746-143-9
Pt, Es, Eng
Reflexões para além do pensamento e da prática. Esta publicação reúne uma seleção de artigos no contexto do Congresso Internacional de Pintura Europeia Contemporânea [ICOCEP] que se realizou na Faculdade de Belas Artes entre 3 a 5 de Abril de 2017.
Sofia Torres, Domingos Loureiro
2017
978-989-99839-6-0
Pt, Es, Eng
Esta publicação foi realizada no âmbito da Conferência Internacional #2 Jornadas de Investigação do Núcleo de Arte e Design, do Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade. Apresenta os resumos de mais das duas dezenas de comunicações realizadas por investigadores, artistas e professores de arte, dos dias 23 e 24 de Novembro de 2017, […]
Catarina Martins, Miguel Carvalhais, Paulo Luís Almeida, Paulo Bernardino, Cleomar Rocha, Maria de Fátima Lambert, Maria Manuela Lopes, Suzete Venturelli
2017
978-989-99839-3-9
16° Encontro Internacional de Arte e Tecnologia #16.ART: Artis intelligentia: IMAGINAR O REAL Livro de Atas 2017
Fernando José Pereira, Eugénia Vilela, Jorge Leandro Rosa
2017
2184-0067
Português
O mundo em que vivemos, que parecia ter encontrado uma forma e ser dotado de um saber estável, tem vindo a ser entrecruzado por múltiplas mudanças de escala, processo que nos introduziu na surpresa das proporções desencontradas, das adequações inventadas e das inadequações novas. Os nanocadernos são uma publicação trimestral dedicada às escalas surpreendentes e […]
2017
978-989-99839-0-8
Português, English
“Arte como um ato de amor para com o radical outro – A Arte Pós-Humanista de Terike Haapoja” de Anita Seppä parte da afirmação transformadora do poder em se abrir. O outro aparece no centro deste pensamento em termos dos sentidos da partilha, da oferta, da inclusão. Artistic Research Does #3 presenteia-nos com essas preocupações, […]
Sofia Ponte, Domingos Loureiro, Sofia Torres, Francisco Laranjo
2017
978-989-746-124-8
Português
Esta publicação reúne artigos de estudantes do Mestrado em Pintura da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto desenvolvidos no âmbito das unidades teóricas Pensamento e Prática da Arte Atual (PPAA) e Teoria e História da Pintura (THP). A organização das reflexões exploratórias destes jovens artistas pretende, por um lado, dar a conhecer a Pintura que […]
Francisco Laranjo, Domingos Loureiro, Sofia Torres, Teresa Almeida
2017
978-989-746-136-1
Pt, Es, Eng
Reflexões dentro da Universidade Esta publicação reúne uma seleção de artigos no contexto do Congresso Internacional de Pintura Europeia Contemporânea [ICOCEP] que se realizou na Faculdade de Belas Artes entre 3 a 5 de Abril de 2017.
Francisco Laranjo, Domingos Loureiro, Sofia Torres, Teresa Almeida
2017
978-989-746-122-4
PT, ES, EN
ICOCEP, 1º Congresso Internacional sobre Pintura Europeia Contemporânea, é organizado pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e pelo i2ADS, Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade. O seu objectivo é promover o debate e o desenvolvimento de projetos de pesquisa entre professores, artistas, estudantes de pós-graduação e investigadores de diferentes locais e instituições. Este livro de resumos, […]
2017
978-972-36-1548-7 (Edições Afrontamento), 978-989-746-119-4 (i2ADS)
Português
2016
978-989-98745-9-6
Português, English
A publicação do número um do Artistic Research Does deixou-nos babados de felicidade. Os comentários e as observações certeiras oferecidas por Annette Arlander foram o início portentoso para pôr em marcha o nosso querido projeto. Com a chegada de uma nova estação académica Artistic Research Does tem o orgulho de apresentar uma contribuição muito especial […]
2016
Português, English
Isto não é mais uma antologia nem aspira a ser parte de uma. Não estamos amarrados à ideia de definir investigação em arte, e tampouco é nossa intenção empregar o esforço, nosso e dos outros, a tentar concretizar um estado da arte informado. Estamos, contudo, felizes por podermos apresentar um objecto agradável e descontraído, a […]
2016
978-989-730-050-9
Português
Resulta de um estudo e uma partilha dessas aventuras, que as analisa com um excelente rigor crítico e científico, revelando o seu sentido mais profundo, não o que aconteceu mas o que gera. Entenda-se que o livro foi escrito a partir de uma pesquisa profunda do arquivo do ‘Identidades’, mas comporta a dimensão de conhecimento […]
2015
978-989-730-042-4
English
Conteúdo disponível apenas em Inglês (Eua).
Diana Carvalho, Miguel Leal, Dário Cannatà, João Brojo, Felícia Teixeira
2014
978-989-98745-4-1
Português, English
Kraft é um projecto de acção e investigação sobre os livros de artista e a publicação de autor em geral. A equipa de trabalho é constituída por Dário Cannatà, Diana Carvalho, Felícia Teixeira, João Brojo e Miguel Leal. O projecto Kraft é composto por um arquivo físico, por um arquivo online, uma publicação e pela […]
Catarina Martins, José Carlos de Paiva
2014
978-989-730-041-7
English
A revista Derivas é uma publicação de carácter semestral dos programas de Pós-Graduação em Educação Artística da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e do Núcleo de Educação Artística do i2ADS – Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade. O objectivo é publicar artigos inéditos, sujeitos a revisão cega por pares, possibilitando […]
2014
978-989-97856-6-3
Catarina Martins, José Carlos de Paiva, Catarina Almeida, Tiago Assis
2014
ISSN: 2183-3524
Português, Espanhol
A revista Derivas é uma publicação de carácter semestral dos programas de Pós-Graduação em Educação Artística da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e do Núcleo de Educação Artística do i2ADS – Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade. O objectivo é publicar artigos inéditos, sujeitos a revisão cega por pares, possibilitando […]
Miguel Carvalhais, Pedro Tudela
2014
978-989-98745-0-3
English
Conteúdo disponível apenas em Inglês (Eua).
Cláudia Amandi, Graciela Machado, Pedro Maia
2014
978-989-746-035-7
Português
Ver, Fazer, Pensar, Editar propõe-se como formato expositivo de apresentação do trabalho desenvolvido entre 2012 e 2013 pelo Projeto Atlas: Gabinete de Desenho & Gravura da FBAUP. Este projeto, financiado pelo Serviço de Educação e Bolsas da Fundação Calouste Gulbenkian ao abrigo do Concurso de Recuperação, Tratamento e Organização de Acervos Documentais, teve como objetivo, […]
José Carlos de Paiva, Rita Rainho
2013
978-989-730-031-8
Português, English, Castellano
A decisão de organizar e publicar este livro decorre da persistência nos debates que cruzam a acção do ’movimento intercultural IDENTIDADES’ sobre a natureza e sentido da implicação de artistas e estudantes de arte em intervenções interculturais em espaço público, realizados em territórios precisos e em cumplicidade com as populações que lhes conferem identidade. São […]
2013
978-989-97856-8-7 (PORTUGAL)
978-84-475-3843-0 (ESPANYA)
Português, Català
A criação artística suscita-nos várias questões, nomeadamente a da natureza da sua construção e processo. Percepcionar a pintura é percepcionar no caminho o resultado, no processo o efeito, e no discurso a descoberta do novo. A realização da pintura consumar-se-ia, assim, e desse modo, a um essencial processo eminentemente discursivo. Simultaneamente, a pintura compreender-se-ia como […]
2013
1647-8045
Português, Castellano
O projecto ‘Atlas & Vocabulário do Desenho’, do Núcleo de Investigação em Desenho (i2ADS), decidiu promover, em Março de 2012, um Encontro para apresentar e debater algumas questões que orientam o campo epistemológico da investigação em desenho. Os resultados deste encontro, organizado por José Maria Lopes, Paulo Luís de Almeida e Sílvia Simões, contribuíram, no […]
Catarina Martins, Manuela Terrasêca, Vítor Martins
2012
978-989-20-3000-5
Português, English
Escritas posteriores ao Encontro Internacional em Cabo Verde. ‘Elogio da conversa’, ‘falar para o papel’, ‘em volta de’ e ‘em viagem’ são os quatro espaços que a seguir se apresentam. Todos eles são espaços labirínticos em torno da palavra, escrita, conversada, debatida, arriscada já depois do I Encontro Internacional sobre Educação Artística ocorrido em Cabo […]
2012
978-972-98517-7-3
Português, English, Castellano
Da impressão ao livro de artista: contextos de edição lança as bases para a abordagem prática e teórica ao livro de artista e edição de autor. Num discurso direto, conduzido por artistas-professores, artistas investigadores, gravadores, impressores, editores, técnicos impressores, o livro trilingue apresenta os modelos de criação possíveis, com as diferenças relativas aos contextos geográficos […]
José Carlos de Paiva, Catarina Martins
2011
978-972-9171-76-5
Português, English
ÍNDICE 5 INTRODUÇÃO Vítor Martins 9 MODOS DE VER A ESCOLA: A PRODUÇÃO DE SUBJECTIVIDADES DENTRO DE ESPAÇOS EDUCACIONAIS Catarina Martins, Catarina Almeida, Inês Miguel e Paulo Fernandes 29 NO SERTÃO PERNAMBUCANO À PROCURA DE UMA IMAGEM MAIS NÍTIDA DO DESCONTENTAMENTO COMO ARTISTAS, SABOREANDO MUGUNZÁ… José Carlos de Paiva 39 ARTE | OUTRA INTRODUÇÃO POLÍTICA […]
2011
Português, English
Edição bilingue que apresenta os trabalhos de projecto final dos mestrandos em Arte e Design para o Espaço Público e textos de Gabriela Vaz-Pinheiro, Godofredo Nobre, Jeremy Hunt and Jonathan Vickery, José Guilherme Abreu, Laura Castro, Michael Asbury, Miguel Leal, Pedro Gadanho, Susana Caló e Jimenez Lai. Este é o segundo livro produzido no âmbito […]
Fernando José Pereira, Miguel Leal
2007
1646-7388
Português, English
O título MONO adquire importância no âmbito de uma publicação que quer reflectir a contemporaneidade das artes visuais, antes de mais, pela sua intrínseca ligação ao processo de produção – mono é o volume/protótipo que é realizado pelas tipografias para que o cliente verifique o trabalho final. E, também, porque ao corporizar a noção de […]