Propomos aqui a questão da Arte e do Design através do desenho. Procuraremos justificar a confluência do desenho na arte e no design e a diferenciação formal enquanto desenho para a arte ou para o design.
O desenho na/para a arte é diferente do desenho no/para o design? é a questão que propomos como estímulo para interpretar a relação do desenho e do design como propiciadora à relação entre design e arte.
1. O desenho como disciplina que configura o conceito (ideia) será interpretado como descendente da cultura ocidental e particularmente no momento da sua afirmação renascentista. Assim, consideramos a sua origem como disegno na cultura do renascimento italiano florentino[1], lugar físico onde surge a primeira academia de desenho[2] e deste como configuração do entendimento do que é o projecto já que o desenho era a disciplina capaz de relacionar as várias artes chamadas do desenho (arti del disegno).
O desenho ao ser herança renascentista é também por esta via herança da cultura clássica grega e depois romana. Desta forma ele é poiesis como um modo de «saber fazer» resultado do domínio grego da techné resultando em construção projectual e criação do objecto. No renascimento, libertando-se da condição de um fazer artesanal o disegno, como arte liberal, institui-se como disciplina e assim, deriva da theoria enquanto conhecimento, expresso como sabedoria intelectual abstracta, através do modo contemplativo da observação. Mas, é também praxis, enquanto virtude prática, partindo de tradições culturais que transportam uma sabedoria moral, ética e política, expressando-se assim o desenho como ser-objecto.
A partir do séc.XVIII, o desenho como acção artística começa a conquistar autonomia disciplinar no encontro com o desejo de liberdade que a arte afirma.
O desenho liberta-se da função de ser projecto para a arte (na tradição de ser disegno) passando a sua autonomia a praticar-se em função das regras internas.
A conquista moderna de autonomia artística passará na segunda metade do séc.XX a pressupor os objectos artísticos como manifestações do irreconciliável da «coisa» artística. Os exemplos de Duchamp e Malevitch na primeira metade do séc. XX serão a razão irónica da ausência da função artística na arte e, nos anos setenta, Beuys fará da ausência motivo de encanto transcendental.
O desenho ainda como acção motivada pelo desejo abandonará a necessidade artística e passará a constituir-se como objecto da arte. O desenho já não é nem história através da memória do seu passado (desenho clássico), nem revelação do invisível através do visível (desenho moderno), mas apenas a figura que (a)presenta o real da arte. Neste sentido, o desenho deixa de ser signo simbolicamente representado passando a figurar como sintoma. Nesta circunstância o desenho é representado na arte como matéria pertencente à arte.
2. Virá a disciplina do design, como hoje é entendida, através da sua autonomia disciplinar inscrita historicamente na revolução industrial e posteriormente afirmada com o modernismo, preencher o lugar funcional do desenho?
“O paradigma do design como condição operativa de design de interfaces, aspira a ser representação de uma dimensão cultural própria. Deste modo, o design é o desenho de artefactos de interface cultural”, resultado da triangulação entre autor-programa-tecnologia. [Providência in Calvera, 2003, 199]
Ao ser o resultado desta triangulação o design é por via do autor um instrumento de reflexão que aspira à liberdade da arte, no entanto condicionada por um programa construtor de sentido que conferirá à obra/artefacto, através da sua concretização formal, um conteúdo de verdade.
Ou seja, o design é ainda uma derivação grega da technés, enquanto poiesis, como modo de «saber fazer» criativo, através da theoria e da praxis.
Então, poderá ser o design um modo de interpretar e realizar a função do artístico através do desenho, enquanto este é, de modo autónomo, na contemporaneidade, um domínio da arte?
Na condição de existência para…, o desenho existe como função que materializa o projecto.
O desenho (pre)existe como função multidisciplinar através da representação triangular entre classificação, representação e imaginação, derivando este triângulo daquele outro descrito por Vitrúvio como utilitas, firmitas, venustas. Consideremos o seguinte modelo:
Na tentativa de articular o triângulo descrito como o resultado do projecto em design autor- programa-técnica com o do desenho através do qual se realiza o projecto, este descrito como classificação-representação-imaginação dele resultaria uma figura cuja autoria existiria no intervalo entre representação-imaginação, surgindo o programa no intervalo representação-classificação e a tecnologia entre classificação-imaginação. Considerando a representação do projecto em design como a relação existente entre estes dois triângulos o design estaria mais próximo da ciência-engenharia através das representações do semi-círculo definido pelo movimento periférico entre representação e tecnologia passando pelos vértices do programa e da classificação e, pelo contrário, mais próximo da arte passando pela autoria e imaginação no movimento periférico do semi-círculo. Poderiamos ainda dentro deste círculo definir movimentos diametralmente opostos tais como imaginação-programa, representação-tecnologia e autoria-classificação.
Em consonância com o texto “Algo más que una hélice” acreditamos poder argumentar que o design “es entre todas las disciplinas, si no el único, el más legítimo de los herderos del título «artístico»”[Providência in Calvera, 2003, 212].
A partir do quadro conceptual exposto neste resumo, teremos oportunidade na nossa comunicação de interpretar o paradigma instrumental que o desenho é para o design actual, procurando responder à questão que orienta este texto.
Bibliografia:
Calvera, Anna (ed.) – Arte? diseño? Barcelona: Gustavo Gili, 2003
Didi-Huberman, Georges – Devant l’image. Paris: Les Éditions de Minuit, 1990
Dienato Partenone (ed.) – Nel disegno – Materiali di un Corso di Disegno e rilievo della Facoltà di Architettura di Roma, 1984-1990
Vasari, Giorgio – Le Vite dei piu eccelenti architetti, pittori, scultori. Fratelli Melita, 1987
Vitta, Maurizio – Il progetto della bellezza. Il design fra arte e tecnica, 1851-2001. Torino:
Einaudi, 2001
Wajcman, Gérard – L’object du siècle. Verdier, 1998
[1] Referimo-nos ao texto de Vasari, Giorgio – Le Vite dei piu eccelenti architetti, pittori, scultori, editado pela primeira vez em Florença, em 1550 e dedicado por Vasari a Cosimo de’ Medici
[2] A Compagnia dell’Arte del Disegno foi fundada por Cosimo I de’ Medici em 1563, por sugestão de Giorgio Vasari. Entre os primeiros membros contam-se Michelangelo Buonarroti, Bartolomeo Ammannati, Agnolo Bronzino, Francesco da Sangallo.
Co-autoria: Magalhães, Graça; Pombo, Fátima.
Artigo apresentado no 4º Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal, 20-21 outubro 2005
2019
978-989-54417-7-8
English, Portuguese
A narrativa ortodoxa do conhecimento Ocidental revela uma obsessão muito particular com a clareza. Clareza, não é apenas entendida como expressão do inteligível, mas também, como claridade da luz. A suposta naturalidade dessa associação entre saber e clareza, vela – ou seja, não ilumina – uma história de dominação, de obscurantismo, de oclusões, de supressões […]
Catarina Martins, Marta Valente, Samuel Guimarães
2019
978-989-54417-3-0
English
Conteúdo disponível apenas em Inglês (Eua).
2019
PT
Publicação do Doutoramento em Artes Plásticas da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Registro das exposições realizadas durante o ano letivo 2017-2018.
2019
978-989-54417-5-4
PT
Esta publicação apresenta o trabalho desenvolvido entre novembro de 2018 e março de 2019 na residência artística desenvolvida na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, no âmbito da primeira edição da Bienal de Fotografia do Porto. A exposição, com curadoria de Susana Lourenço Marques, teve lugar no Museu da Faculdade de Belas Artes […]
Francisco Laranjo, Domingos Loureiro, Sofia Torres, Teresa Almeida
2019
978-9889-54417-0-9
PT, ES, EN, FR
2019
978-989-54111-7-7
Português, Espanhol
LADO B Num passado que já parece longínquo, em plana vigência analógica, os grupos musicais pop editavam com frequência os chamados singles. Aí colocavam a música que lhe parecia mais talhada para o sucesso imediato e, logicamente, numa intencionalidade mainstream esta era divulgada e massificada intensamente. Como todos recordam os discos analógicos tinham dois lados […]
Domingos Loureiro, Sofia Torres
2018
978-989-54111-8-4
Português
EDITORIAL Fazer e dizer Quando, em setembro de 1499, Louis XII de França invade a região da Lombardia e conquista Milão, deu-se início a uma mutação histórica que mais de quinhentos anos depois ainda é alvo de questionamento. A invasão origina, entre outras coisas, a destruição daquela que teria sido uma das maravilhas da arte, […]
2018
978-989-54111-3-9
English, Portuguese
O volume Artistic Research Does tem por meta editorial expandir a contribuição da investigação e educação em arte em Portugal. A partir das problemáticas que circunscrevem a investigação perante, sobre, tão, sem, segundo, por, para, face a, rumo a, de, contra, com, enquadrada, sob, adiante, em arte (para usar aqui a extensa e incompleta definição da tarefa artística proposta por Juan […]
2018
978-989-54111-4-6
Português
Specularis, a realizar no Museu Alberto Sampaio em Guimarães, é uma exposição aberta para integrar os diversos estudos e trabalhos realizados em torno da gravura e o do vidro. Tem por objectivo dar visibilidade sobre uma colaboração entre diferentes pessoas e suas áreas de interesse tecnológico, sediadas na Faculdade de Belas Artes da Universidade do […]
Mário Bismarck, Vítor Silva, Miguel Duarte
2018
1647-8045
Português
Catarina Martins, José Carlos de Paiva, Tiago Assis, Catarina Almeida
2018
2183-3524
English, Portuguese
A revista Derivas é uma publicação de carácter semestral dos programas de Pós-Graduação em Educação Artística da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e do Núcleo de Educação Artística do i2ADS – Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade. O objectivo é publicar artigos inéditos, sujeitos a revisão cega por pares, possibilitando […]
José Carlos de Paiva, Liliana Alves Couto
2018
978-989-54111-2-2
PT, ES
ENCONTRAR SENTIDOS NA EXPERIÊNCIA PARTILHADA EM CABO VERDE − 4° ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA Edição José Carlos Paiva Liliana Alves Couto Autores Catarina S. Martins Nuno Flores Alice Duarte Dennis Atkinson José Carlos Paiva Liliana Alves Couto Felipe Peres Calheiros Fernando Hernández-Hernández Ana Reis Cynthia Tavares Lucilene Carvalho Natísia Fonseca Rita Rainho Stephanie […]
2018
PT
Publicação do Doutoramento em Artes Plásticas da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Registro das exposições realizadas durante o ano letivo 2016-2017.
Catarina Almeida, Catarina Martins, José Carlos de Paiva, Tiago Assis
2018
Pt, Es
EPRAE é um encontro internacional que pretende trazer a público e discutir as atuais investigações doutorais de alunos com convidados e uma comunidade de alunos e professores da área de Educação Artística. Visitar website: http://eprae.fba.up.pt 6th Encounter of Practices of Research in Arts Education
Cláudia Amandi, Joaquim Jorge Marques
2018
978-989-54111-0-8
2018
978-989-99839-4-6
English, Spanish
A arte, diz-nos Juan Luis Moraza, é a forma de conhecimento que menos evitou a articulação da capacidade de conhecer, de provar e de apreciar. Recorrendo à construção conceptual saboer em vez de saber, Moraza oferece uma actualização literária do termo latim sapere (que significaria tanto saber como sabor), articulando o conhecimento enquanto processo intrinsecamente definido por uma sensualidade material e conceptual. Esta […]
Mário Bismarck, Paulo Luís Almeida, Vítor Silva, José Manuel Barbosa, José Maria Lopes
2017
1647-8045
PT, Eng
A PSIAX, numa edição especial, procura cumprir a sua missão de reflexão sobre o desenho e a imagem levando a termo a intenção de publicação de trabalhos relevantes associados ao evento Desenho na Universidade Hoje realizado em 2013. Quatro anos volvidos sente-se o esmorecimento do afã que na altura motivou a realização na Faculdade de […]
Catarina Martins, Catarina Almeida, José Carlos de Paiva, Tiago Assis
2017
2183-3524
PT / ENG
A revista Derivas é uma publicação de carácter semestral dos programas de Pós-Graduação em Educação Artística da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e do Núcleo de Educação Artística do i2ADS – Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade. O objectivo é publicar artigos inéditos, sujeitos a revisão cega por pares, possibilitando […]
José Carlos de Paiva, Rita Rainho
2017
978-989-99839-7-7
Português
Partilha de Reflexões sobre as Artes, a Luta, os Saberes e os Sabores da Comunidade Quilombola de Conceição das Crioulas.
2017
978-989-99839-8-4
EN
Conteúdo disponível apenas em Inglês (Eua).
Francisco Laranjo, Domingos Loureiro, Sofia Torres, Teresa Almeida
2017
978-989-746-143-9
Pt, Es, Eng
Reflexões para além do pensamento e da prática. Esta publicação reúne uma seleção de artigos no contexto do Congresso Internacional de Pintura Europeia Contemporânea [ICOCEP] que se realizou na Faculdade de Belas Artes entre 3 a 5 de Abril de 2017.
Sofia Torres, Domingos Loureiro
2017
978-989-99839-6-0
Pt, Es, Eng
Esta publicação foi realizada no âmbito da Conferência Internacional #2 Jornadas de Investigação do Núcleo de Arte e Design, do Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade. Apresenta os resumos de mais das duas dezenas de comunicações realizadas por investigadores, artistas e professores de arte, dos dias 23 e 24 de Novembro de 2017, […]
Catarina Martins, Miguel Carvalhais, Paulo Luís Almeida, Paulo Bernardino, Cleomar Rocha, Maria de Fátima Lambert, Maria Manuela Lopes, Suzete Venturelli
2017
978-989-99839-3-9
16° Encontro Internacional de Arte e Tecnologia #16.ART: Artis intelligentia: IMAGINAR O REAL Livro de Atas 2017
Fernando José Pereira, Eugénia Vilela, Jorge Leandro Rosa
2017
2184-0067
Português
O mundo em que vivemos, que parecia ter encontrado uma forma e ser dotado de um saber estável, tem vindo a ser entrecruzado por múltiplas mudanças de escala, processo que nos introduziu na surpresa das proporções desencontradas, das adequações inventadas e das inadequações novas. Os nanocadernos são uma publicação trimestral dedicada às escalas surpreendentes e […]
2017
978-989-99839-0-8
Português, English
“Arte como um ato de amor para com o radical outro – A Arte Pós-Humanista de Terike Haapoja” de Anita Seppä parte da afirmação transformadora do poder em se abrir. O outro aparece no centro deste pensamento em termos dos sentidos da partilha, da oferta, da inclusão. Artistic Research Does #3 presenteia-nos com essas preocupações, […]
Sofia Ponte, Domingos Loureiro, Sofia Torres, Francisco Laranjo
2017
978-989-746-124-8
Português
Esta publicação reúne artigos de estudantes do Mestrado em Pintura da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto desenvolvidos no âmbito das unidades teóricas Pensamento e Prática da Arte Atual (PPAA) e Teoria e História da Pintura (THP). A organização das reflexões exploratórias destes jovens artistas pretende, por um lado, dar a conhecer a Pintura que […]
Francisco Laranjo, Domingos Loureiro, Sofia Torres, Teresa Almeida
2017
978-989-746-136-1
Pt, Es, Eng
Reflexões dentro da Universidade Esta publicação reúne uma seleção de artigos no contexto do Congresso Internacional de Pintura Europeia Contemporânea [ICOCEP] que se realizou na Faculdade de Belas Artes entre 3 a 5 de Abril de 2017.
Francisco Laranjo, Domingos Loureiro, Sofia Torres, Teresa Almeida
2017
978-989-746-122-4
PT, ES, EN
ICOCEP, 1º Congresso Internacional sobre Pintura Europeia Contemporânea, é organizado pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e pelo i2ADS, Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade. O seu objectivo é promover o debate e o desenvolvimento de projetos de pesquisa entre professores, artistas, estudantes de pós-graduação e investigadores de diferentes locais e instituições. Este livro de resumos, […]
2017
978-972-36-1548-7 (Edições Afrontamento), 978-989-746-119-4 (i2ADS)
Português
2016
978-989-98745-9-6
Português, English
A publicação do número um do Artistic Research Does deixou-nos babados de felicidade. Os comentários e as observações certeiras oferecidas por Annette Arlander foram o início portentoso para pôr em marcha o nosso querido projeto. Com a chegada de uma nova estação académica Artistic Research Does tem o orgulho de apresentar uma contribuição muito especial […]
2016
Português, English
Isto não é mais uma antologia nem aspira a ser parte de uma. Não estamos amarrados à ideia de definir investigação em arte, e tampouco é nossa intenção empregar o esforço, nosso e dos outros, a tentar concretizar um estado da arte informado. Estamos, contudo, felizes por podermos apresentar um objecto agradável e descontraído, a […]
2016
978-989-730-050-9
Português
Resulta de um estudo e uma partilha dessas aventuras, que as analisa com um excelente rigor crítico e científico, revelando o seu sentido mais profundo, não o que aconteceu mas o que gera. Entenda-se que o livro foi escrito a partir de uma pesquisa profunda do arquivo do ‘Identidades’, mas comporta a dimensão de conhecimento […]
2015
978-989-730-042-4
English
Conteúdo disponível apenas em Inglês (Eua).
Diana Carvalho, Miguel Leal, Dário Cannatà, João Brojo, Felícia Teixeira
2014
978-989-98745-4-1
Português, English
Kraft é um projecto de acção e investigação sobre os livros de artista e a publicação de autor em geral. A equipa de trabalho é constituída por Dário Cannatà, Diana Carvalho, Felícia Teixeira, João Brojo e Miguel Leal. O projecto Kraft é composto por um arquivo físico, por um arquivo online, uma publicação e pela […]
Catarina Martins, José Carlos de Paiva
2014
978-989-730-041-7
English
A revista Derivas é uma publicação de carácter semestral dos programas de Pós-Graduação em Educação Artística da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e do Núcleo de Educação Artística do i2ADS – Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade. O objectivo é publicar artigos inéditos, sujeitos a revisão cega por pares, possibilitando […]
2014
978-989-97856-6-3
Catarina Martins, José Carlos de Paiva, Catarina Almeida, Tiago Assis
2014
ISSN: 2183-3524
Português, Espanhol
A revista Derivas é uma publicação de carácter semestral dos programas de Pós-Graduação em Educação Artística da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e do Núcleo de Educação Artística do i2ADS – Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade. O objectivo é publicar artigos inéditos, sujeitos a revisão cega por pares, possibilitando […]
Miguel Carvalhais, Pedro Tudela
2014
978-989-98745-0-3
English
Conteúdo disponível apenas em Inglês (Eua).
Cláudia Amandi, Graciela Machado, Pedro Maia
2014
978-989-746-035-7
Português
Ver, Fazer, Pensar, Editar propõe-se como formato expositivo de apresentação do trabalho desenvolvido entre 2012 e 2013 pelo Projeto Atlas: Gabinete de Desenho & Gravura da FBAUP. Este projeto, financiado pelo Serviço de Educação e Bolsas da Fundação Calouste Gulbenkian ao abrigo do Concurso de Recuperação, Tratamento e Organização de Acervos Documentais, teve como objetivo, […]
José Carlos de Paiva, Rita Rainho
2013
978-989-730-031-8
Português, English, Castellano
A decisão de organizar e publicar este livro decorre da persistência nos debates que cruzam a acção do ’movimento intercultural IDENTIDADES’ sobre a natureza e sentido da implicação de artistas e estudantes de arte em intervenções interculturais em espaço público, realizados em territórios precisos e em cumplicidade com as populações que lhes conferem identidade. São […]
2013
978-989-97856-8-7 (PORTUGAL)
978-84-475-3843-0 (ESPANYA)
Português, Català
A criação artística suscita-nos várias questões, nomeadamente a da natureza da sua construção e processo. Percepcionar a pintura é percepcionar no caminho o resultado, no processo o efeito, e no discurso a descoberta do novo. A realização da pintura consumar-se-ia, assim, e desse modo, a um essencial processo eminentemente discursivo. Simultaneamente, a pintura compreender-se-ia como […]
2013
1647-8045
Português, Castellano
O projecto ‘Atlas & Vocabulário do Desenho’, do Núcleo de Investigação em Desenho (i2ADS), decidiu promover, em Março de 2012, um Encontro para apresentar e debater algumas questões que orientam o campo epistemológico da investigação em desenho. Os resultados deste encontro, organizado por José Maria Lopes, Paulo Luís de Almeida e Sílvia Simões, contribuíram, no […]
Catarina Martins, Manuela Terrasêca, Vítor Martins
2012
978-989-20-3000-5
Português, English
Escritas posteriores ao Encontro Internacional em Cabo Verde. ‘Elogio da conversa’, ‘falar para o papel’, ‘em volta de’ e ‘em viagem’ são os quatro espaços que a seguir se apresentam. Todos eles são espaços labirínticos em torno da palavra, escrita, conversada, debatida, arriscada já depois do I Encontro Internacional sobre Educação Artística ocorrido em Cabo […]
2012
978-972-98517-7-3
Português, English, Castellano
Da impressão ao livro de artista: contextos de edição lança as bases para a abordagem prática e teórica ao livro de artista e edição de autor. Num discurso direto, conduzido por artistas-professores, artistas investigadores, gravadores, impressores, editores, técnicos impressores, o livro trilingue apresenta os modelos de criação possíveis, com as diferenças relativas aos contextos geográficos […]
José Carlos de Paiva, Catarina Martins
2011
978-972-9171-76-5
Português, English
ÍNDICE 5 INTRODUÇÃO Vítor Martins 9 MODOS DE VER A ESCOLA: A PRODUÇÃO DE SUBJECTIVIDADES DENTRO DE ESPAÇOS EDUCACIONAIS Catarina Martins, Catarina Almeida, Inês Miguel e Paulo Fernandes 29 NO SERTÃO PERNAMBUCANO À PROCURA DE UMA IMAGEM MAIS NÍTIDA DO DESCONTENTAMENTO COMO ARTISTAS, SABOREANDO MUGUNZÁ… José Carlos de Paiva 39 ARTE | OUTRA INTRODUÇÃO POLÍTICA […]
2011
Português, English
Edição bilingue que apresenta os trabalhos de projecto final dos mestrandos em Arte e Design para o Espaço Público e textos de Gabriela Vaz-Pinheiro, Godofredo Nobre, Jeremy Hunt and Jonathan Vickery, José Guilherme Abreu, Laura Castro, Michael Asbury, Miguel Leal, Pedro Gadanho, Susana Caló e Jimenez Lai. Este é o segundo livro produzido no âmbito […]
Fernando José Pereira, Miguel Leal
2007
1646-7388
Português, English
O título MONO adquire importância no âmbito de uma publicação que quer reflectir a contemporaneidade das artes visuais, antes de mais, pela sua intrínseca ligação ao processo de produção – mono é o volume/protótipo que é realizado pelas tipografias para que o cliente verifique o trabalho final. E, também, porque ao corporizar a noção de […]