O Antropomorfismo na Pintura – Um Exemplo: O Cão

A presente dissertação apresenta uma investigação geral acerca do conceito do antropomorfismo, particularizando a sua manifestação ao nível da pintura de cães, e de que forma este termo se aplicou no trabalho prático a pintura, desenvolvido ao longo desta dissertação. No primeiro capítulo é feita uma definição geral do termo antropomorfismo, desde a sua origem, à sua abrangência nos campos da Arte, Religião e Ciência, seguido de uma particularização deste fenómeno, a nível da pintura de cães no ocidente, do século XV à contemporaneidade. O ponto principal desse capítulo, consiste numa reflexão acerca da escolha do cão como tema e, de que forma o conceito do antropomorfismo se manifesta no trabalho prático a pintura, desenvolvido ao longo desta dissertação. O segundo capítulo deste trabalho consiste na descrição do desenvolvimento processual e metodológico subjacente ao mesmo trabalho prático.

Ano 2009
Tipo Tese