O Antropomorfismo na Pintura – Um Exemplo: O Cão

A presente dissertação apresenta uma investigação geral acerca do conceito do antropomorfismo, particularizando a sua manifestação ao nível da pintura de cães, e de que forma este termo se aplicou no trabalho prático a pintura, desenvolvido ao longo desta dissertação. No primeiro capítulo é feita uma definição geral do termo antropomorfismo, desde a sua origem, à sua abrangência nos campos da Arte, Religião e Ciência, seguido de uma particularização deste fenómeno, a nível da pintura de cães no ocidente, do século XV à contemporaneidade. O ponto principal desse capítulo, consiste numa reflexão acerca da escolha do cão como tema e, de que forma o conceito do antropomorfismo se manifesta no trabalho prático a pintura, desenvolvido ao longo desta dissertação. O segundo capítulo deste trabalho consiste na descrição do desenvolvimento processual e metodológico subjacente ao mesmo trabalho prático.

Autor(es)
Ano 2009
Tipo Tese
Instituição Faculty of Fine Arts of the University of Oporto
Grau Mestrado
Orientador(es) Francisco Laranjo
Idioma Portuguese
Área Belas Artes