Narrativas tragicômicas sobre o ensino das artes visuais

Este texto surgiu de uma atividade de reflexão realizada na “disciplina” Ensino das Artes Visuais e seu percurso histórico no Brasil, ministrada pelos professores Dr. Erinaldo Alves do Nascimento, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Dr. Vicente Marques Carvalho, Da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no primeiro semestre de 2010. A disciplina foi cursada pelos mestrandos do Programa de Pós-Gradução em Artes Visuais da Universidade Federal da Paraíba, aprovado pela CAPES em novembro de 2009, cujas aulas tiveram início em Abril de 2010.
O conceito de narrativa histórica foi o mote fundamental que estruturou as discussões desencadeadas em sala de aula. Pensar em narrativas é enfatizar diferentes maneiras e possibilidades de “fabricar”, de “inventar” discursos para explicar, fundamentar ou teorizar sobre pesquisas, sobre um tema, ou para tentar responder perguntas que tratem do presente ou do passado.

Ano 2012
Tipo Capítulo de Livro
Publicação Interações com visualidades em contextos de ensinar e aprender
Páginas 203-230