Modos de ver a escola: a produção de subjectividades dentro de espaços educacionaisWays of seeing the school: the production of subjectivities within educational spaces

Catarina Martins, Inês Miguel, Catarina Almeida, Paulo Fernandes

Resumo:

A certeza de que o nosso modo de ver e de produzir representações sobre a realidade é mediado pelo discurso visual e textual obriga-nos a repensar os modos como nos relacionamos com esses contextos. Partindo das perspectivas pós-estruturalistas pretendemos, através de imagens de espaços escolares, empreender uma análise da escola enquanto instituição disciplinar no interior da qual se intersectam dinâmicas de poder-saber com efeitos na subjectivação de alunos e professores. Considerando a imagem como discurso iremos mobilizar todo o aparato teórico proveniente da cultura visual enquanto campo disciplinar. Assumindo este foto-ensaio como um exercício de escrita de si, os autores trazem até este fórum a possibilidade de repensar a sua própria prática enquanto professores, investigadores e artistas, através de um posicionamento crítico que encontra nos estudos da visualidade a possibilidade de produção de um discurso da diferença em educação. O artigo parte de imagens fotográficas classificadas em dois tipos. Umas são capturadas pelos autores nas suas escolas, espaços nos quais circulam todos os dias como professores. Outras provêm de arquivos fotográficos, publicações ou da internet. O foto-ensaio coloca em acção, através do exercício de produção de imagens e de texto, aquilo que parece ser uma exposição do olhar. Tal tornará estranhas algumas familiaridades, e familiar o que foi pensado como estranho. A proposta é um trabalho colaborativo entre os autores, abrindo-se a diálogos em que o espaço e as imagens, as representações da escola e da escolaridade, são factores importantes na formação das vidas de professores e alunos.

Palavras-chave: modos de ver, cultura visual, escola, educação artística, discurso, subjectividade.

Catarina Martins, Inês Miguel, Catarina Almeida, Paulo Fernandes

Abstract:

The certainty that our ways of seeing and producing representations of reality is mediated by visual and textual discourses underlines the need of rethinking the modes in which we relate to these contexts. Starting from a post-structuralist perspective we intend, through images of school spaces, undertake an analysis of school as a disciplinary institution within which various dynamics of power-knowledge and its effects in the subjectivities of both students and teachers take place. Considering the image as a discourse we will mobilize the theoretical apparatus from the field of visual culture studies. Assuming this photo essay as an exercise of ‘writing of the self’, the authors bring to this forum the possibility of rethinking their own practices as teachers, researchers and artists, through a critical position that encounters in visuality a way of thinking differently about education. The article starts from photographic images classified into two types. Some are captured by the authors in their own schools, spaces in which they circulate everyday as part of their professional lives as teachers. Others come from photographic archives, publications or from the internet. The photo-essay puts into action, through the exercise of producing images and a text, what seems to be an exhibition of seeing. It will make strange some familiarities, and familiar what was thought as strange. The proposal is very much a collaborative work among the authors, and it opens into dialogues in which the ‘space’ and the images, the representations of school and schooling, are important factors in shaping pupils and teachers lives.

Keywords: Ways of Seeing, Visual Culture, School, Art Education, Discourse, Subjectivity

[:pt]Autor(es) [:en] Author(s)

Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function more_fields() in /home/i2ads/public_html/wp-content/themes/i2ads/content-single-publications.php:21 Stack trace: #0 /home/i2ads/public_html/wp-includes/template.php(724): require() #1 /home/i2ads/public_html/wp-includes/template.php(671): load_template('/home/i2ads/pub...', false) #2 /home/i2ads/public_html/wp-includes/general-template.php(168): locate_template(Array, true, false) #3 /home/i2ads/public_html/wp-content/themes/i2ads/single-publications.php(6): get_template_part('content-single-...', '') #4 /home/i2ads/public_html/wp-includes/template-loader.php(78): include('/home/i2ads/pub...') #5 /home/i2ads/public_html/wp-blog-header.php(19): require_once('/home/i2ads/pub...') #6 /home/i2ads/public_html/index.php(17): require('/home/i2ads/pub...') #7 {main} thrown in /home/i2ads/public_html/wp-content/themes/i2ads/content-single-publications.php on line 21