Modos de ver a escola: a produção de subjectividades dentro de espaços educacionais

Catarina Martins, Inês Miguel, Catarina Almeida, Paulo Fernandes

Resumo:

A certeza de que o nosso modo de ver e de produzir representações sobre a realidade é mediado pelo discurso visual e textual obriga-nos a repensar os modos como nos relacionamos com esses contextos. Partindo das perspectivas pós-estruturalistas pretendemos, através de imagens de espaços escolares, empreender uma análise da escola enquanto instituição disciplinar no interior da qual se intersectam dinâmicas de poder-saber com efeitos na subjectivação de alunos e professores. Considerando a imagem como discurso iremos mobilizar todo o aparato teórico proveniente da cultura visual enquanto campo disciplinar. Assumindo este foto-ensaio como um exercício de escrita de si, os autores trazem até este fórum a possibilidade de repensar a sua própria prática enquanto professores, investigadores e artistas, através de um posicionamento crítico que encontra nos estudos da visualidade a possibilidade de produção de um discurso da diferença em educação. O artigo parte de imagens fotográficas classificadas em dois tipos. Umas são capturadas pelos autores nas suas escolas, espaços nos quais circulam todos os dias como professores. Outras provêm de arquivos fotográficos, publicações ou da internet. O foto-ensaio coloca em acção, através do exercício de produção de imagens e de texto, aquilo que parece ser uma exposição do olhar. Tal tornará estranhas algumas familiaridades, e familiar o que foi pensado como estranho. A proposta é um trabalho colaborativo entre os autores, abrindo-se a diálogos em que o espaço e as imagens, as representações da escola e da escolaridade, são factores importantes na formação das vidas de professores e alunos.

Palavras-chave: modos de ver, cultura visual, escola, educação artística, discurso, subjectividade.

Ano 2011
Tipo Artigo em jornal sem revisão por pares
Publicação The International Journal of the Arts in Society, vol.6, n.3
Páginas 9-20