Matemática e música: Sistematização de analogias entre conteúdos matemáticos e musicais

RESUMO

Matemáticos e físicos foram encontrando ao longo dos tempos analogias entre matemática e música. Paralelamente, músicos têm-se suportado na matemática para descrever a sua arte. Este artigo consiste numa sistematização das ligações entre conteúdos matemáticos e musicais. Os conteúdos musicais foram divididos nas seguintes temáticas: 1) Teoria e análise musicais, 2) Acústica e 3) Composição musical. Subsequentemente, em cada uma destas temáticas, as associações à matemática foram sistematizadas tendo em conta a organização dos Programas de Matemática e respetivas Metas Curriculares do Ensino Básico (3º ciclo) e dos Programas de Matemática A e B do 11º e 12º anos do Ensino Secundário português. Concluímos que os elementos e conceitos musicais que se associam à matemática distribuem-se pelas áreas da Aritmética, Álgebra, Trigonometria e, em especial, Geometria.

 

Palavras-chave: Relação matemática e música; Conteúdos da matemática; Conteúdos da música; Programas de matemática.

 

Carlos dos Santos-Luiz (1), Lisete Mónico (2), Sandra Campelos (3), Carlos Fernandes da Silva (4)

(1) i2ADS | Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal

(2) Universidade de Coimbra, Portugal

(3) Colégio Internato dos Carvalhos, Portugal

(4) Universidade de Aveiro, Portugal

Ano 2015
Tipo Artigo em jornal com revisão por pares
Publicação Revista Portuguesa de Educação, 28(2)
Páginas 271-293
Editora CIEd - Universidade do Minho
ISBN / ISSN ISSN: 0871-9187
Idioma Português
Link Ver Link
PDF