Matemática e música: Sistematização de analogias entre conteúdos matemáticos e musicais

RESUMO

Matemáticos e físicos foram encontrando ao longo dos tempos analogias entre matemática e música. Paralelamente, músicos têm-se suportado na matemática para descrever a sua arte. Este artigo consiste numa sistematização das ligações entre conteúdos matemáticos e musicais. Os conteúdos musicais foram divididos nas seguintes temáticas: 1) Teoria e análise musicais, 2) Acústica e 3) Composição musical. Subsequentemente, em cada uma destas temáticas, as associações à matemática foram sistematizadas tendo em conta a organização dos Programas de Matemática e respetivas Metas Curriculares do Ensino Básico (3º ciclo) e dos Programas de Matemática A e B do 11º e 12º anos do Ensino Secundário português. Concluímos que os elementos e conceitos musicais que se associam à matemática distribuem-se pelas áreas da Aritmética, Álgebra, Trigonometria e, em especial, Geometria.

Palavras-chave: Relação matemática e música; Conteúdos da matemática; Conteúdos da música; Programas de matemática.

Carlos dos Santos-Luiz (1), Lisete Mónico (2), Sandra Campelos (3), Carlos Fernandes da Silva (4)

(1) i2ADS | Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal

(2) Universidade de Coimbra, Portugal

(3) Colégio Internato dos Carvalhos, Portugal