LINHAS nas aprendizagens do desenho no contexto artístico e profissional

Resumo
Existe, na atualidade, uma certa urgência em situar a educação artística e os modos como se constroem sentidos e relações nas aprendizagens, face a uma realidade social, artística e cultural que acentua cada vez mais o desfasamento ideológico da instituição escola. ?LINHAS nas aprendizagens do desenho no contexto artístico e profissional? propõe uma visão dos campos contaminantes e contamináveis da educação artística, do desenho e das suas aprendizagens na atualidade, enquanto processo que apela à capacidade de refletir sobre as imagens e sobre o modo como se constroem sentidos, em torno da experiência do ser, do fazer e do pensar.
A realização do Estágio Pedagógico permitiu esse acercamento e alimentou a escrita deste texto que, tal como nas estratégias do desenhar, se constitui como um esquisso que serve de base para ensaiar possibilidades de criar pontes entre as aprendizagens em desenho no contexto artístico e profissional e o campo do fazer artístico.
Trata-se, pois, de ?linhas? imperfeitas, sinuosas e indeterminadas que numa abordagem ensaísta e de mapeamento me aproximam de possibilidades no ensino do desenho, assentes no encontro com as novas formas de agir e de fazer com que a contemporaneidade nos desafia.

Autor(es)
Ano 2012
Tipo Tese
Instituição FPCEUP/FBAUP
Grau Mestrado
Idioma Português