Investigar em Educação Artística: a História do Presente como a possibilidade de desnaturalizar alguns lugares comunsResearch on Arts Education: The History of the Present as the way to denaturalize some common senses

O artigo pretende explorar as práticas históricas que dão forma e inteligibilidade ao presente da investigação em educação artística. A metodologia é a História do Presente. Neste sentido, a desnaturalização do discurso psicopedagógico relacionado com quem a criança é permite-nos pensar acerca de quem a criança deverá ser. Em Portugal, desde o final do século XVIII, podemos encontrar continuidades nas formas de raciocínio que enquadram a necessidade da educação artística. Numa perspetiva Foucaultiana, focaremos as tecnologias morais, disciplinares e do eu que constituem os processos de subjetivação na arena educacional. O objetivo é suspender o que é dado por adquirido como o ponto de partida da investigação. Só neste movimento de questionamento poderemos abrir alternativas para pensar as (im)possibilidades da educação artística no presente.

Palavras-chave: Educação Artística; História do Presente; Tecnologias de Subjetivação; Investigação.This paper seeks to explore the historical practices that shape and give intelligibility to the present of art education
research. The methodology is the History of the Present. In this sense, the denaturalization of psicopedagogical discourse
related to who the child is allow us to think about who the child should be. In Portugal, since the end of the 18th century, one can
find continuities in the ways of reasoning about the need of arts education. In a Foucault ian perspective, we will focus on the
moral, disciplinary and of the self technologies that are part of the processes of subjectification within the educational arena.
The purpose is to suspend what is taken for granted as the starting point of research. In doing so, we can open alternatives
in thinking about the (im) possibilities of art education in the present.

Keywords: Art Education; History of the Present; Technologies of Subjectivation; Research.

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