INTERVENÇÃO INTERCULTURAL NO ESPAÇO PÚBLICO : ESCRITAS NO PERCURSO DO IDENTIDADES . MOVIMENTO INTERCULTURAL

“A decisão de organizar e publicar este livro decorre da persistência nos debates que cruzam a acção do  ‘movimento intercultural  IDENTIDADES’ sobre a natureza e sentido da implicação de artistas e estudantes de arte em intervenções interculturais em espaço público, realizados em territórios precisos e em cumplicidade com as populações que lhes conferem identidade. São intervenções reais, onde se buscam entendimentos sobre as tensões que povoam a arte e a educação artística, neste tempo angustiante de injustiça e exclusão onde vivemos e perante a incapacidade das  ‘escolas de arte’ se soltarem das amarras ao conformismo dos discursos hegemónicos que adormecem o  ‘campo da arte’ no elogio do mercado, na institucionalização da cultura, no isolamento dos autores e no esforço de  ‘educação’ dos públicos.

Esta decisão de reunir um grupo de textos num livro não persegue nenhuma intenção de consagração, bem pelo contrário, parte da declaração de descontentamento e do sentimento de incompletude dos envolvidos neste  ‘movimento’ que não são capazes de estabelecer uma narrativa clarificadora, a não ser anunciadora das tensões que as acções realizadas e os debates promovidos desencadearam.[…]”

Paiva, José C. (2014). PÁGINA ZERO. DA ORGANIZAÇÃO. In Paiva, José C. & Rainho, Rita (Eds). INTERVENÇÃO INTERCULTURAL EM ESPAÇO PÚBLICO (p.1). Porto: MAIS Leituras Editora.

, (Ed / Org)
Editora i2ADS -nEA / Mais Leituras