impressões sobre “Just Married”

Just Married é uma performance da autoria de João Vilnei e Teresa Luzio integrada no Festival Month of Performance Art-Berlin.
Um jovem casal acabado de casar viaja a Berlim para passar a Lua-de-mel e visitar alguns pontos turísticos da cidade. O casal decide deixar nos vários locais, os cartões de memória com as fotografias, os sons, os vídeos, tirados por eles e por alguns transeuntes. Em cada cartão de memória estará um ficheiro de texto a informar que o cartão pertence a quem o encontrar. O conjunto de ações consiste em viver uma ficção e deixar para trás a memória dessa experiência, como um modo de encerrar um casamento que pertence ao mundo artístico, pois é ficcional. Este projeto é de natureza ambígua, por um lado a escolha deliberada da perda total dos registos em favor da experiência, por outro a importância da documentação que se perde enquanto estratégia de comunicação e divulgação da performance.

Junto com o último cartão o casal decide deixar também as alianças, como metáfora de um casamento que termina mas dura tanto quanto a memória.
O texto resulta de uma conversa entre os artistas.

Ano 2013
Tipo Artigo electrónico, Outro
Publicação Impressions about Just Married
Editora Month of Performance Art-Berlin
Local Berlin
Idioma english
Link Ver Link