Há opção? Que sentido para a investigação senão como prática política? – i2ADS

Há opção? Que sentido para a investigação senão como prática política?

Investigar sobre educação artística, pensando a investigação como um espaço performativo, de resistência, que implica relações estreitas entre a teoria e a prática. Procuraremos abrir a discussão no sentido de questionar as relações de poder e de saber que enformam os processos de subjectivação no campo da educação artística desde a modernidade e que configuram o tempo presente. O enfoque tomado não se revê na tentativa de devolver uma imagem unificada de um sujeito que se devesse reencontrar com um ‘eu’ ou colocar os outros em contacto com uma humanidade perdida. Muito pelo contrário, o espaço de resistência que se propõe, na acçãoinvestigação (acto político de transformação), implica a suspensão do presente no sentido de se inventarem outros devires sem com isso se fechar o limite do por-vir. À primeira vista distante de um pensamento sobre educação artística, a discussão que se abre visa, precisamente, o questionamento daquilo que se vem designando por educação artística e a investigação que aí se aloja, começando por questionar as plataformas de partida que se instalaram como naturais a este campo e que controlam a produção do discurso. O espaço de resistência de que se fala não é definível mas é uma forma de acontecer, necessariamente performativa. Que a teoria está no mundo e fabrica o próprio mundo parece ser hoje aceite com serenidade, mas o que fazer se pensarmos que os espaços de liberdade que julgamos construir são, simultaneamente, espaços de limitação daquilo que é visto, pensado e agido?

Palavras chave: investigação; educação artística; resistência; performatividade; poder-saber; subjectivação; política.

Ano 2012
Tipo Publicação em Actas
Publicação Arte, educación y cultura: aportaciones desde la periferia.
Editora Ilustre Colegio Oficial de Doctores y Licenciados en Bellas Artes de Andalucía
Local Jaén
Ed/Org Chinchilla, M.Dolores Callejón y Montoro, M. Isabel Moreno
ISBN / ISSN 978-84-937651-0-1
Idioma Português
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