Geometria: Estruturando os Desenhos

Sendo o Desenho espaço da Arte e da Ciência, a Geometria será veículo de comunicação entre ambas. Na esteira dessa proposição e aceitando o Desenho como uma linguagem entende-se a Geometria como a sua Gramática. Assim, a Geometria será estrutura do Desenho, quer pelas suas propriedades projetivas, quer pelas suas propriedades métricas.
Ancorados nestes pressupostos, apresentaram-se a debate exercícios cujos seus objetivos são a leitura e interpretação analítica da realidade das formas e dos espaços e, consequentemente, a aquisição de conhecimento sobre sistemas lineares para suporte do Desenho. São esses exemplos retirados da Unidade Curricular de Geometria da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Pretende-se, desta forma, refletir sobre os contributos da Geometria para o Desenho.

Ano 2012
Tipo Publicação em Actas
Editora i2ADS - Research Institute of Art, Design and Society; CIIE - Centre of Educational Intervention and Research; ID_CAI - Colecvtive of Action and Research
Local Porto