Expressões Artísticas nas Escolas da Comunidade do Quilombo da Conceição das Crioulas

Conceição das Crioulas é uma comunidade do sertão pernambucano, que se constrói numa forte consciência política e identitária, que se afirma na construção discutida de valores, postos na mesa de forma a se encontrarem métodos e estratégias ágeis para a construção e afirmação da identidade quilombola, pela restituição e posse da terra, pelo direito à educação e à saúde, por uma democracia participativa, na procura e no encontro de um melhor sentido de vida. Na educação, efectiva-se o direito conquistado a uma Projecto Político Pedagógico que contempla uma Educação Especifica, Diferenciada e Intercultural Quilombola. Na educação Artística a comunidade entendeu deve integrar as diversas áreas da expressão no seu currículo, num processo de cruzamento intercultural com o IDENTIDADES. Neste contexto o projecto ‘expressões artísticas nas escolas da comunidade’ visa elaborar uma discussão construtiva e participada de um Currículo nas Artes. No encontro, apresentaremos este projecto provocando uma reflexão que desenvolva e dimensione a sua análise e favoreça o seu sucesso no desenvolvimento das crianças e dos jovens e de um futuro melhor para a comunidade.

co-autoria: Mónica Faria, Joana Mateus e Márcia Nascimento

Comunicação apresentada no I Encontro Internacional de Educação Artística, Mindelo, Cabo Verde, 2010.

Ano 2012
Tipo Capítulo de Livro
Publicação À procura de renovações de estratégias de narrativas sobre educação artística. Escritas posteriores ao encontro internacional em Cabo Verde.
Páginas 117-120
Editora GESTO Cooperativa Cultural, CRL
Local Porto
Ed/Org Catarina S. Martins, Manuela Terrasêca e Vítor Martins (org.)
ISBN / ISSN 978-989-20-3000-5
Idioma Português