Espaços Relacionais: Um Novo Campo Expandido para a Arte e o Pensamento

Participações | Contributors
Álvaro Domingues (PT), Carla Cruz (PT), Dolores Wilber (US), Gabriela Vaz-Pinheiro (PT), Heitor Alvelos (PT), Igor Dobricic (RS), Isabel Sabino (PT), Jochen Gerz (DE), Lorenzo Benedetti (IT), Nuno Grande (PT), Stephen Wright (CA) 

A atual preocupação com o alargamento do debate sobre o lugar e a identidade tem sido apoiada por algo que se poderá chamar de práticas artísticas relacionais. Muitos artistas investigam processos de intercâmbio (baseados ou não em intercâmbio comercial) como um fim para a sua produção artística, mais do que investem numa prática orientada exclusivamente para o objeto. Conversas e, no geral, qualquer tipo de intercâmbio social podem ser considerados como metodologias artísticas relevantes, tal como o é envolver outros no experienciar a arte. Mas estes processos não foram ainda inteiramente avaliados em termos das suas repercussões estéticas, nem as suas implicações sociais foram completamente desmistificadas.

É por isso, necessário instigar um debate neste território, procurando por um lado, denunciar as armadilhas das excessivas expectativas do bem-fazer imputadas às práticas artísticas com envolvimento no social, ao mesmo tempo que, por outro lado, o alcance da chamada “estética relacional” e da sua importância para os artistas de hoje precisa de ser investigado.

Autor(es) , (Ed / Org)
Editora ArtInSite, Transforma | i2ADS/FBAUP
Local Torres Vedras e Porto
Ano 2012
Idioma Português, English
Tipo Livro