A questão que nos propomos tratar é se as categorias do símbolo e do sintoma implicam determinações diferentes na consideração da arte.
Consideramos o símbolo, pela sua derivação grega (sýmbolon) e renascentista, como meio de interpretação associado ao artístico (como uma das partes da divisão, o símbolo mantém o receptor fora da obra) e o sintoma como referente do objecto da arte – a arte constituindo-se como a manifestação do sintoma privilegia o processo trazendo o receptor para dentro da obra.
Procuraremos esclarecer a diferença entre a percepção do símbolo artístico (através das imagens artísticas) e do objecto da arte que se manifesta visualmente através do sintoma e tentaremos concluir, a partir destas duas perspectivas, acerca das características do território da arte, na triângulação autor – obra – espectador [1]
Poderemos então considerar o artístico como um domínio das imagens (do simbólico) e a arte como um domínio dos objectos (do sintoma)?
O símbolo como entidade “divina” que implica a forma pura, o símbolo interpretado à luz da sua origem linguística grega como uma das partes do objecto dividido, estimulando a interpretação, o símbolo como identidade autónoma cujo resultado é o simulacro [Volli in Melotti, p.73-87], ou o símbolo como momento operativo [Boidi in Melotti, p.102], será sempre uma entidade implicada na imagem artística, enquanto no objecto da arte permanece implicado o sintoma que manifesta a acção que origina a própria arte?
No limite, as imagens da arte tornam-se hiperbólicas «simbolizando» o sintoma. Renunciando à possibilidade de serem simulacro ou fantasmagoria, elas simbolizam cada coisa e o seu contrário, introduzindo a “presença na representação” [Didi-Huberman, 1990, p.195]. Nesse limite as imagens não satisfazem ou representam simbolicamente, como objectos do desejo, mas pela sua necessidade libertadora abeiram-se da não representação na manifestação do sintoma da arte, e nesta medida o símbolo é integrado pelo sintoma.
Consideremos a figura a partir da tríade IRS, real-imaginário-simbólico [Žižek, 2004, p.98].
A partir dos vértices do triângulo, real, imaginário e simbólico poderemos estabelecer uma rede infinita como o lugar da constelação do movimento do indivíduo, formando-se assim sucessivos triângulos (infinitamente) que personificariam em si mesmos os diferentes territórios do real, do simbólico e do imaginário. Cada um desses territórios seria propenso ao domínio de diferentes imagens sem que, no entanto, estes domínios sejam estanques (ao contrário, eles existem como se fossem limitados por uma membrana porosa). O núcleo deste triângulo corresponderá à não-representação, interdito à imagem. Neste núcleo a existência das imagens revelar-se-ia autodestrutiva.
As imagens da arte manifestam-se como sintoma da própria arte, como vestígios das falhas do sistema arte; são (a)presentadas através de lacunas (no domínio estético), onde o simbólico se manifesta insuficiente.
Nesta comunicação pretendemos demonstrar que os objectos da arte se distanciam das imagens artísticas por via do sintoma como a possibilidade inclusiva de manifestação da arte. Os objectos da arte renunciando à interpretação simbólica externa incluem o observador como constituinte da própria obra, privilegiando a unidade processual. Como limite, o símbolo passa a figurar na arte como sintoma, tornando-se o referente que resgata as lacunas do passado artístico[2]. Privilegiando o processo, o objecto da arte (do sintoma) revela-se como desígnio de unidade e neste sentido ela contraria as imagens artísticas que representam simbolicamente o que ainda é dissociável. No entanto, os objectos da arte porque ainda sujeitos ao domínio da representação[3] só podem aspirar à unidade que se revela na disjunção do desejo, possibilitando que a imagem artística possa ser interpretada no objecto da arte.
No texto completo serão apresentados exemplos no âmbito da história da arte como ilustração destes argumentos.
Bibliografia:
Didi-Huberman, Georges, Devant l’image, Paris, Les Éditions de Minuit, 1990
Melotti, Massimo (ed.), Sul Simbolo. Confronti e riflessioni all’inizio del millennio, Roma, Luca Sossellla Editore, 2004
Nancy, Jean-Luc, Tre saggi sull’immagine, Napoli, Cronopio, 2002
Perniola, Mario, L’arte e la sua ombra, Torino, Einaudi, 2000
Wajcman, Gérard, L’objet du siècle, Paris, Verdier, 1998
Zizek, Slavoj, Amor sin piedad. Hacia una politica de la verdad, Madrid, Editorial Sintesis, 2004 (1ªed: Die gnadenlose Liebe, Frankfurt am Main, Suhrkamp Verlag, 2001)
[1] Os referentes da nossa análise são a arte moderna, e particularmente os exemplos das vanguardas artísticas – aproximadamente entre 1850 e 1950 – até às obras do séc. XXI. Servimo-nos da obra de Gérard Wajcman e particularmente o livro L’objet du siècle como referente para a adopção do conceito de objecto da arte definido pela triangulação autor – obra – espectador.
[2] Na consideração do sintoma como “vestígios do passado resgatado” servimo-nos da consideração de Žižek, no livro Benvenuti nel desreto del reale, 2002, acerca do texto manuscrito de Santner, E., Miracles Happen: Benjamin, Rosenzweig and the limits of enlightenment, 2001
[3] Consideramos desde já a dificuldade na clareza do termo e conceito de representação. Só nos últimos anos, desde Bergson a Derrida, foram feitos muitos trabalhos. Fixaremos o conceito na proximidade da interpretação de uma presença incompleta na mediação do inteligível através do sensível [Nancy in Tre saggi sull’immagine, 2002, p.63]
Co-autoria: Magalhães, Graça; Pombo, Fátima.
Artigo apresentado no 19th Congress of the International Association of Empirical Aesthetics, Avignon, France, 29 aug- 01 sept, 2006.
Graciela Machado, Ana Paula Coutinho
2021
Esta exposição nasceu de um repto lançado, em Fevereiro de 2019, aos estudantes de Gravura da FBAUP, no sentido de desenvolverem um trabalho que dialogasse com a obra literária de Agustina Bessa-Luís. Estávamos conscientes de que não era um desafio fácil, pois num primeiro momento o universo agustiniano pode parecer demasiado anacrónico e labiríntico aos […]
Sílvia Simões, Natasha Antão, Vítor Silva
2020
Não há caminho, faz-se o caminho ao andar. António Machado Há dezoito anos, em Março de 2002, a revista PSIAX dava os seus primeiros passos com a publicação, do seu número inaugural. Seguiram-se 10 números ao longo destes últimos anos, de acordo com uma sequência, embora irregular e errática, sempre estimulada e decidida pelo ambiente […]
2020
978-989-9049-04-8
Quem somos nós e o que queremos? Somos quilombolas de Conceição das Crioulas, Salgueiro-PE, localizados no interior do Estado de Pernambuco, centrado no semiárido brasileiro. Somos mulheres e homens que habitamos em grande maioria no meio rural e também no meio urbano. E claro! Esse urbano é o urbano periférico e longe dos serviços públicos […]
2020
Quando lançamos a ideia desta colecção de cadernos, em mais uma colaboração frutuosa e necessária do Doutoramento em Artes Plásticas com o Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (i2ADS), existiram dois pensamentos que, desde logo, povoaram o nosso projecto: antes de mais, o corporizar de uma possibilidade, quase responsabilidade, que ambos os organismos […]
Susana Lourenço Marques, Vitor Almeida
2020
2184–7991
A Fotografia e o Cinema partilham a responsabilidade de introduzirem, com a sua invenção, uma irreversível alteração na inscrição dialógica do tempo e, afirmando‐se como laboratórios visuais da Modernidade, reproduzirem melhor do que qualquer outro meio, os seus conflitos e tensões. É a partir desse cruzamento, primordial e indissociável, que se enquadra a publicação de […]
2020
978-989-54703-6-5
Português
CORPO, ESPAÇO, MATÉRIA https://cem.fba.up.pt Maio, 2020 COORDENAÇÃO Rute Rosas & Sofia Ponte TEXTOS Ana Temudo Bruno Ministro Constança Babo Inês Veloso Mauricio Alfaya Paula Neves Rute Rosas Sofia Ponte DESIGN mariasancho.org
Carla Cruz, Hugo Cruz, Isabel Bezelga, Miguel Falcão e Ramon Aguiar
2020
978-989-54417-9-2
português, espanhol, inglês
O livro A busca do comum: práticas artísticas para outros futuros possíveis inscreve as reflexões e as investigações desenvolvidas por um conjunto de 38 investigadores, provenientes de 26 instituições de ensino superior e entidades artísticas e culturais de 6 países, no domínio das práticas artísticas comunitárias e multidisciplinares. É, pois, uma coletânea de textos rica, […]
José Carlos de Paiva, Mário Bismarck, Sílvia Simões
2019
978-989-54703-3-4
Português
O programa de investigação do Colectivo de Acção/Investigação ID_CAI (FBAUP/i2ADS) integrando o movimento intercultural IDENTIDADES tornou-se ao longo dos anos cúmplices dos desígnios do M_EIA e de suas acções junto de comunidades nas Ilhas de Cabo Verde, e nesse movimento se envolveu no que decorre em Chã das Caldeiras, na Ilha do Fogo. Desta vez, dois […]
2019
978-989-54417-7-8
English, Portuguese
A narrativa ortodoxa do conhecimento Ocidental revela uma obsessão muito particular com a clareza. Clareza, não é apenas entendida como expressão do inteligível, mas também, como claridade da luz. A suposta naturalidade dessa associação entre saber e clareza, vela – ou seja, não ilumina – uma história de dominação, de obscurantismo, de oclusões, de supressões […]
Júlio Dolbeth, Margarida Dias, Rui Vitorino Santos, Tiago Assis
2019
978-989-54703-5-8
Portuguese, English
MEETING ON YOUTH EDUCATION THROUGH ILLUSTRATION é um encontro internacional, que decorreu no final da 3ª edição do YETI, no dia 11 de outubro de 2019, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. A publicação MYETI#0 Livro de atas é composta pelos artigos que foram gerados a partir das apresentações e que foram revistas pela Comissão […]
Catarina Martins, Marta Valente, Samuel Guimarães
2019
978-989-54417-3-0
English
Conteúdo disponível apenas em Inglês (Eua).
2019
PT
Publicação do Doutoramento em Artes Plásticas da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Registro das exposições realizadas durante o ano letivo 2017-2018.
2019
978-989-54417-5-4
PT
Esta publicação apresenta o trabalho desenvolvido entre novembro de 2018 e março de 2019 na residência artística desenvolvida na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, no âmbito da primeira edição da Bienal de Fotografia do Porto. A exposição, com curadoria de Susana Lourenço Marques, teve lugar no Museu da Faculdade de Belas Artes […]
Francisco Laranjo, Domingos Loureiro, Sofia Torres, Teresa Almeida
2019
978-9889-54417-0-9
PT, ES, EN, FR
2019
978-989-54111-7-7
Português, Espanhol
LADO B Num passado que já parece longínquo, em plana vigência analógica, os grupos musicais pop editavam com frequência os chamados singles. Aí colocavam a música que lhe parecia mais talhada para o sucesso imediato e, logicamente, numa intencionalidade mainstream esta era divulgada e massificada intensamente. Como todos recordam os discos analógicos tinham dois lados […]
Domingos Loureiro, Sofia Torres
2018
978-989-54111-8-4
Português
EDITORIAL Fazer e dizer Quando, em setembro de 1499, Louis XII de França invade a região da Lombardia e conquista Milão, deu-se início a uma mutação histórica que mais de quinhentos anos depois ainda é alvo de questionamento. A invasão origina, entre outras coisas, a destruição daquela que teria sido uma das maravilhas da arte, […]
2018
978-989-54111-3-9
English, Portuguese
O volume Artistic Research Does tem por meta editorial expandir a contribuição da investigação e educação em arte em Portugal. A partir das problemáticas que circunscrevem a investigação perante, sobre, tão, sem, segundo, por, para, face a, rumo a, de, contra, com, enquadrada, sob, adiante, em arte (para usar aqui a extensa e incompleta definição da tarefa artística proposta por Juan […]
2018
978-989-54111-4-6
Português
Specularis, a realizar no Museu Alberto Sampaio em Guimarães, é uma exposição aberta para integrar os diversos estudos e trabalhos realizados em torno da gravura e o do vidro. Tem por objectivo dar visibilidade sobre uma colaboração entre diferentes pessoas e suas áreas de interesse tecnológico, sediadas na Faculdade de Belas Artes da Universidade do […]
Mário Bismarck, Vítor Silva, Miguel Duarte
2018
1647-8045
Português
Catarina Martins, José Carlos de Paiva, Tiago Assis, Catarina Almeida
2018
2183-3524
English, Portuguese
A revista Derivas é uma publicação de carácter semestral dos programas de Pós-Graduação em Educação Artística da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e do Núcleo de Educação Artística do i2ADS – Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade. O objectivo é publicar artigos inéditos, sujeitos a revisão cega por pares, possibilitando […]
José Carlos de Paiva, Liliana Alves Couto
2018
978-989-54111-2-2
PT, ES
ENCONTRAR SENTIDOS NA EXPERIÊNCIA PARTILHADA EM CABO VERDE − 4° ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA Edição José Carlos Paiva Liliana Alves Couto Autores Catarina S. Martins Nuno Flores Alice Duarte Dennis Atkinson José Carlos Paiva Liliana Alves Couto Felipe Peres Calheiros Fernando Hernández-Hernández Ana Reis Cynthia Tavares Lucilene Carvalho Natísia Fonseca Rita Rainho Stephanie […]
2018
PT
Publicação do Doutoramento em Artes Plásticas da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Registro das exposições realizadas durante o ano letivo 2016-2017.
Catarina Almeida, Catarina Martins, José Carlos de Paiva, Tiago Assis
2018
Pt, Es
EPRAE é um encontro internacional que pretende trazer a público e discutir as atuais investigações doutorais de alunos com convidados e uma comunidade de alunos e professores da área de Educação Artística. Visitar website: http://eprae.fba.up.pt 6th Encounter of Practices of Research in Arts Education
Cláudia Amandi, Joaquim Jorge Marques
2018
978-989-54111-0-8
2018
978-989-99839-4-6
English, Spanish
A arte, diz-nos Juan Luis Moraza, é a forma de conhecimento que menos evitou a articulação da capacidade de conhecer, de provar e de apreciar. Recorrendo à construção conceptual saboer em vez de saber, Moraza oferece uma actualização literária do termo latim sapere (que significaria tanto saber como sabor), articulando o conhecimento enquanto processo intrinsecamente definido por uma sensualidade material e conceptual. Esta […]
Mário Bismarck, Paulo Luís Almeida, Vítor Silva, José Manuel Barbosa, José Maria Lopes
2017
1647-8045
PT, Eng
A PSIAX, numa edição especial, procura cumprir a sua missão de reflexão sobre o desenho e a imagem levando a termo a intenção de publicação de trabalhos relevantes associados ao evento Desenho na Universidade Hoje realizado em 2013. Quatro anos volvidos sente-se o esmorecimento do afã que na altura motivou a realização na Faculdade de […]
Catarina Martins, Catarina Almeida, José Carlos de Paiva, Tiago Assis
2017
2183-3524
PT / ENG
A revista Derivas é uma publicação de carácter semestral dos programas de Pós-Graduação em Educação Artística da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e do Núcleo de Educação Artística do i2ADS – Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade. O objectivo é publicar artigos inéditos, sujeitos a revisão cega por pares, possibilitando […]
José Carlos de Paiva, Rita Rainho
2017
978-989-99839-7-7
Português
Partilha de Reflexões sobre as Artes, a Luta, os Saberes e os Sabores da Comunidade Quilombola de Conceição das Crioulas.
2017
978-989-99839-8-4
EN
Conteúdo disponível apenas em Inglês (Eua).
Francisco Laranjo, Domingos Loureiro, Sofia Torres, Teresa Almeida
2017
978-989-746-143-9
Pt, Es, Eng
Reflexões para além do pensamento e da prática. Esta publicação reúne uma seleção de artigos no contexto do Congresso Internacional de Pintura Europeia Contemporânea [ICOCEP] que se realizou na Faculdade de Belas Artes entre 3 a 5 de Abril de 2017.
Sofia Torres, Domingos Loureiro
2017
978-989-99839-6-0
Pt, Es, Eng
Esta publicação foi realizada no âmbito da Conferência Internacional #2 Jornadas de Investigação do Núcleo de Arte e Design, do Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade. Apresenta os resumos de mais das duas dezenas de comunicações realizadas por investigadores, artistas e professores de arte, dos dias 23 e 24 de Novembro de 2017, […]
Catarina Martins, Miguel Carvalhais, Paulo Luís Almeida, Paulo Bernardino, Cleomar Rocha, Maria de Fátima Lambert, Maria Manuela Lopes, Suzete Venturelli
2017
978-989-99839-3-9
16° Encontro Internacional de Arte e Tecnologia #16.ART: Artis intelligentia: IMAGINAR O REAL Livro de Atas 2017
Fernando José Pereira, Eugénia Vilela, Jorge Leandro Rosa
2017
2184-0067
Português
O mundo em que vivemos, que parecia ter encontrado uma forma e ser dotado de um saber estável, tem vindo a ser entrecruzado por múltiplas mudanças de escala, processo que nos introduziu na surpresa das proporções desencontradas, das adequações inventadas e das inadequações novas. Os nanocadernos são uma publicação trimestral dedicada às escalas surpreendentes e […]
2017
978-989-99839-0-8
Português, English
“Arte como um ato de amor para com o radical outro – A Arte Pós-Humanista de Terike Haapoja” de Anita Seppä parte da afirmação transformadora do poder em se abrir. O outro aparece no centro deste pensamento em termos dos sentidos da partilha, da oferta, da inclusão. Artistic Research Does #3 presenteia-nos com essas preocupações, […]
Sofia Ponte, Domingos Loureiro, Sofia Torres, Francisco Laranjo
2017
978-989-746-124-8
Português
Esta publicação reúne artigos de estudantes do Mestrado em Pintura da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto desenvolvidos no âmbito das unidades teóricas Pensamento e Prática da Arte Atual (PPAA) e Teoria e História da Pintura (THP). A organização das reflexões exploratórias destes jovens artistas pretende, por um lado, dar a conhecer a Pintura que […]
Francisco Laranjo, Domingos Loureiro, Sofia Torres, Teresa Almeida
2017
978-989-746-136-1
Pt, Es, Eng
Reflexões dentro da Universidade Esta publicação reúne uma seleção de artigos no contexto do Congresso Internacional de Pintura Europeia Contemporânea [ICOCEP] que se realizou na Faculdade de Belas Artes entre 3 a 5 de Abril de 2017.
Francisco Laranjo, Domingos Loureiro, Sofia Torres, Teresa Almeida
2017
978-989-746-122-4
PT, ES, EN
ICOCEP, 1º Congresso Internacional sobre Pintura Europeia Contemporânea, é organizado pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e pelo i2ADS, Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade. O seu objectivo é promover o debate e o desenvolvimento de projetos de pesquisa entre professores, artistas, estudantes de pós-graduação e investigadores de diferentes locais e instituições. Este livro de resumos, […]
2017
978-972-36-1548-7 (Edições Afrontamento), 978-989-746-119-4 (i2ADS)
Português
2016
978-989-98745-9-6
Português, English
A publicação do número um do Artistic Research Does deixou-nos babados de felicidade. Os comentários e as observações certeiras oferecidas por Annette Arlander foram o início portentoso para pôr em marcha o nosso querido projeto. Com a chegada de uma nova estação académica Artistic Research Does tem o orgulho de apresentar uma contribuição muito especial […]
2016
Português, English
Isto não é mais uma antologia nem aspira a ser parte de uma. Não estamos amarrados à ideia de definir investigação em arte, e tampouco é nossa intenção empregar o esforço, nosso e dos outros, a tentar concretizar um estado da arte informado. Estamos, contudo, felizes por podermos apresentar um objecto agradável e descontraído, a […]
2016
978-989-730-050-9
Português
Resulta de um estudo e uma partilha dessas aventuras, que as analisa com um excelente rigor crítico e científico, revelando o seu sentido mais profundo, não o que aconteceu mas o que gera. Entenda-se que o livro foi escrito a partir de uma pesquisa profunda do arquivo do ‘Identidades’, mas comporta a dimensão de conhecimento […]
2015
978-989-730-042-4
English
Conteúdo disponível apenas em Inglês (Eua).
Diana Carvalho, Miguel Leal, Dário Cannatà, João Brojo, Felícia Teixeira
2014
978-989-98745-4-1
Português, English
Kraft é um projecto de acção e investigação sobre os livros de artista e a publicação de autor em geral. A equipa de trabalho é constituída por Dário Cannatà, Diana Carvalho, Felícia Teixeira, João Brojo e Miguel Leal. O projecto Kraft é composto por um arquivo físico, por um arquivo online, uma publicação e pela […]
Catarina Martins, José Carlos de Paiva
2014
978-989-730-041-7
English
A revista Derivas é uma publicação de carácter semestral dos programas de Pós-Graduação em Educação Artística da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e do Núcleo de Educação Artística do i2ADS – Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade. O objectivo é publicar artigos inéditos, sujeitos a revisão cega por pares, possibilitando […]
2014
978-989-97856-6-3
Catarina Martins, José Carlos de Paiva, Catarina Almeida, Tiago Assis
2014
ISSN: 2183-3524
Português, Espanhol
A revista Derivas é uma publicação de carácter semestral dos programas de Pós-Graduação em Educação Artística da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e do Núcleo de Educação Artística do i2ADS – Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade. O objectivo é publicar artigos inéditos, sujeitos a revisão cega por pares, possibilitando […]
Miguel Carvalhais, Pedro Tudela
2014
978-989-98745-0-3
English
Conteúdo disponível apenas em Inglês (Eua).
Cláudia Amandi, Graciela Machado, Pedro Maia
2014
978-989-746-035-7
Português
Ver, Fazer, Pensar, Editar propõe-se como formato expositivo de apresentação do trabalho desenvolvido entre 2012 e 2013 pelo Projeto Atlas: Gabinete de Desenho & Gravura da FBAUP. Este projeto, financiado pelo Serviço de Educação e Bolsas da Fundação Calouste Gulbenkian ao abrigo do Concurso de Recuperação, Tratamento e Organização de Acervos Documentais, teve como objetivo, […]
José Carlos de Paiva, Rita Rainho
2013
978-989-730-031-8
Português, English, Castellano
A decisão de organizar e publicar este livro decorre da persistência nos debates que cruzam a acção do ’movimento intercultural IDENTIDADES’ sobre a natureza e sentido da implicação de artistas e estudantes de arte em intervenções interculturais em espaço público, realizados em territórios precisos e em cumplicidade com as populações que lhes conferem identidade. São […]
2013
978-989-97856-8-7 (PORTUGAL)
978-84-475-3843-0 (ESPANYA)
Português, Català
A criação artística suscita-nos várias questões, nomeadamente a da natureza da sua construção e processo. Percepcionar a pintura é percepcionar no caminho o resultado, no processo o efeito, e no discurso a descoberta do novo. A realização da pintura consumar-se-ia, assim, e desse modo, a um essencial processo eminentemente discursivo. Simultaneamente, a pintura compreender-se-ia como […]
2013
1647-8045
Português, Castellano
O projecto ‘Atlas & Vocabulário do Desenho’, do Núcleo de Investigação em Desenho (i2ADS), decidiu promover, em Março de 2012, um Encontro para apresentar e debater algumas questões que orientam o campo epistemológico da investigação em desenho. Os resultados deste encontro, organizado por José Maria Lopes, Paulo Luís de Almeida e Sílvia Simões, contribuíram, no […]
Catarina Martins, Manuela Terrasêca, Vítor Martins
2012
978-989-20-3000-5
Português, English
Escritas posteriores ao Encontro Internacional em Cabo Verde. ‘Elogio da conversa’, ‘falar para o papel’, ‘em volta de’ e ‘em viagem’ são os quatro espaços que a seguir se apresentam. Todos eles são espaços labirínticos em torno da palavra, escrita, conversada, debatida, arriscada já depois do I Encontro Internacional sobre Educação Artística ocorrido em Cabo […]
2012
978-972-98517-7-3
Português, English, Castellano
Da impressão ao livro de artista: contextos de edição lança as bases para a abordagem prática e teórica ao livro de artista e edição de autor. Num discurso direto, conduzido por artistas-professores, artistas investigadores, gravadores, impressores, editores, técnicos impressores, o livro trilingue apresenta os modelos de criação possíveis, com as diferenças relativas aos contextos geográficos […]
José Carlos de Paiva, Catarina Martins
2011
978-972-9171-76-5
Português, English
ÍNDICE 5 INTRODUÇÃO Vítor Martins 9 MODOS DE VER A ESCOLA: A PRODUÇÃO DE SUBJECTIVIDADES DENTRO DE ESPAÇOS EDUCACIONAIS Catarina Martins, Catarina Almeida, Inês Miguel e Paulo Fernandes 29 NO SERTÃO PERNAMBUCANO À PROCURA DE UMA IMAGEM MAIS NÍTIDA DO DESCONTENTAMENTO COMO ARTISTAS, SABOREANDO MUGUNZÁ… José Carlos de Paiva 39 ARTE | OUTRA INTRODUÇÃO POLÍTICA […]
2011
Português, English
Edição bilingue que apresenta os trabalhos de projecto final dos mestrandos em Arte e Design para o Espaço Público e textos de Gabriela Vaz-Pinheiro, Godofredo Nobre, Jeremy Hunt and Jonathan Vickery, José Guilherme Abreu, Laura Castro, Michael Asbury, Miguel Leal, Pedro Gadanho, Susana Caló e Jimenez Lai. Este é o segundo livro produzido no âmbito […]
Fernando José Pereira, Miguel Leal
2007
1646-7388
Português, English
O título MONO adquire importância no âmbito de uma publicação que quer reflectir a contemporaneidade das artes visuais, antes de mais, pela sua intrínseca ligação ao processo de produção – mono é o volume/protótipo que é realizado pelas tipografias para que o cliente verifique o trabalho final. E, também, porque ao corporizar a noção de […]