Desenho e imagens do design. Representação e significado.

Este texto decorre da investigação, em curso, sobre as relações entre o design e o desenho cujos resultados têm vindo progressivamente a ser apresentados em congressos. Colocamos como objectivo da investigação contribuir para o esclarecimento da intervenção do desenho no design, diferenciando entre “objecto” e “imagem”, entre “carácter simbólico” e “modo de representação”, ao pretender demonstrar que a eficácia projectual se baseia no conflito próprio da acção de desenhar.

Partindo da classificação do design como o resultado da triangulação autor-programa-tecnologia e do desenho como intérprete do conceito representação-classificação-imaginação, chegamos ao seguinte argumento: a identidade do objecto resulta de um confronto entre representação e imagem, desde logo como problematização da sua unidade. Ou seja, no modo de representar o objecto através de uma mediação técnica referida a um conceito abstracto (acção de desenhar) cuja função é simbólica e na atribuição de significado ao símbolo, na medida em que este se refere ao objecto.

Com a presente comunicação, pretendemos abordar o desenho como a linguagem que possibilita o aparecimento das imagens do design.  As imagens do design funcionam como duplo: o objecto da representação enquanto imagem representada (representação física) e como objecto de desejo, enquanto promotor de uma história de experiências subjectivas e relações emocionais. Serão apresentados exemplos. Consideramos o carácter do desenho através de duas possibilidades:

–  a representação no acto de desenhar na presença do objecto;

–  a representação no acto de desenhar na ausência do objecto

O desenho como instrumento projectual participa da duplicidade das imagens: como representação da ideia (conceito) e como acção que provoca a emergência do objecto perante um sujeito interessado e desejante.

Porém, nesta condição, o desenho existe como acção que não se esgota na representação, porque objecto e imagem, como entidades diferenciadas e implicadas, relacionam-se. O desenho é o lugar onde a necessária diferenciação e incerteza do objecto se manifesta.

Autores como Donald Norman (design emocional), Gilles Deleuze (o desejo como mecanismo), Jacques Rancière e Eric Santner (imagem e símbolo), Didi-Huberman (arte, percepção e psicanálise) e Maurizio Vitta (estética e objectos de uso quotidiano)  são referências para este estudo.

Palavras-chave: representação, imagem, simbólico, objecto, desejo.

 

Bibliografia :

Deleuze, G. (1995).  Francis Bacon. Logica della sensazione. Macerata: Quodlibet.

Didi-Huberman, G. (1990). Devant l’image. Paris: Les Éditions de Minuit.

Nancy, J.-L. (2002). Tre saggi sull’immagine. Napoli: Cronopio.

Norman, D.A. (2004). Emotional Design.Why we love (or hate) everyday things. New York: Basic Books.Partenone, R. (ed.). (1996). Il disegno come idea. Roma: Gangemi Editore.

Pombo, F., Magalhães, G. (2005). O Design através do Desenho.  Minutes Book 4º SOPCOM The Portuguese Association of Communication Sciences, Aveiro, Portugal. (electronic version)

Rancière, J. (2003).  Le destin des images. Paris: La Fabrique éditions.

(2001). L’inconscient esthétique. Paris: Galilée éditions.

Santner, E.L. (1997).  A Alemanha de Schreber. A paranóia à luz de Freud, Kafka, Foucault, Canetti, Benjamin. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.

Solis, D. R. e al. (2001). Símbolos estéticos. Sevilla: Universidad de Sevilla.

Vitta, M. (1996) Il disegno delle cose. Storia degli oggetti e teoria del design. Napoli: Liguori Editore.

Žižek, S. (2004). L’epidemia dell’immaginaro. Roma: Meltemi Editore.

 

Co-autoria: Magalhães, Graça; Pombo, Fátima.

 

Artigo apresentado em Dancing with Disorder: Design, Discourse & Disaster. 7th Design Conference of the European Academy of Design, Izmir, Turkey, 11-13 april 2007.

Autor(es)
Ano 2007
Tipo Publicação em Actas
Publicação Dancing with Disorder: Design, Discourse & Disaster. European Academy of Design. Proceedings of the 7th Design Conference.
Editora European Academy of Design
Local Izmir, Turkey
Idioma English
Link Ver Link