(English) Benefícios da aprendizagem musical no desempenho académico de alunos portugueses

RESUMO

A aprendizagem musical encontra-se associada ao rendimento académico, embora alguma literatura não suporte esta associação. A presente investigação tem como objetivo analisar a opinião de diretores de escolas nas quais se leciona o Ensino Artístico Especializado de Música e seus professores quanto à influência da aprendizagem musical no desempenho académico de alunos que frequentam este tipo de ensino. Realizámos uma análise de conteúdo às respostas de quatro diretores e de vinte professores de alunos que frequentam os Cursos Básicos de Música e de Canto Gregoriano do 3º ciclo do Ensino Básico português. Das 24 unidades de análise definimos Unidades de Registo, que resultaram numa classificação em três categorias: (1) Indeterminação causa-efeito entre aprendizagem musical e desempenho académico, (2) Benefícios não musicais não exclusivos da aprendizagem musical e (3) Benefícios não musicais decorrentes da aprendizagem musical, representando esta categoria 89.6% das Unidades de Registo dos diretores e 93.0% dos professores. Os benefícios no desempenho académico foram enunciados em segundo lugar pelos diretores e em último pelos professores, comparativamente aos ganhos em dois outros domínios emergentes na terceira categoria: desenvolvimento social e pessoal e capacidades cognitivas. Concluímos que os efeitos da aprendizagem musical indicados pelos diretores e professores se estendem muito para além dos benefícios no desempenho académico. Os resultados foram discutidos atendendo à influência que a função profissional dos respondentes poderá ter na apreciação sobre os efeitos da aprendizagem musical no desempenho académico, bem como no desenvolvimento social e pessoal e nas capacidades cognitivas. Os resultados do nosso estudo vão ao encontro da literatura que refere os benefícios não musicais decorrentes da aprendizagem musical. 

Palavras-chave: aprendizagem musical, desempenho académico, capacidades cognitivas, desenvolvimento pessoal, capacidades sociais 

 

Lisete dos Santos Mendes Mónico (i), Carlos dos Santos-Luiz  (ii)

(i) Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | Instituto de Psicologia Cognitiva, Desenvolvimento Vocacional e Social Coimbra, Portugal

(ii) Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação  Coimbra, Portugal | i2ADS – Faculdade de Belas Artes, Universidade do Porto, Portugal 

Ano 2014
Tipo Publicação em Actas
Publicação Atas - Investigação Qualitativa em Educação, 1
Páginas 265-271
Editora Facultad de Educación, Universidad de Extremadura
ISBN / ISSN ISBN: 978-972-8914-47-9
Idioma Português
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