Desenvolvimento e avaliação de uma aplicação mobile para surf em grupo

O surf é uma modalidade que tem vindo a crescer. Apesar de já existirem aplicações que servem os surfistas, ainda existem alguns iniciantes e praticantes intermédios que sentem a necessidade de apoio e de desenvolver uma prática consistente suportada pelos pares, para continuar a sua evolução.

Este artigo apresenta o desenvolvimento e avaliação de um protótipo de uma aplicação para surf em grupo, que responde às necessidades deste tipo de utilizadores. O projeto foi desenvolvido no âmbito da dissertação de Mestrado Multimédia (FEUP).

O objetivo central do estudo foi identificar as funcionalidades-chave para o público- alvo da aplicação e desenhar, prototipar e avaliar formas de implementar estas funcionalidades, chegando assim a uma solução.

Neste estudo descritivo foi adotada uma abordagem qualitativa através da avaliação de usabilidade do protótipo da aplicação. A metodologia utilizada foi a investigação de desenvolvimento de tipo 1. Os instrumentos usados foram: questionários e entrevistas iniciais, , persona, cenários de utilização, protótipo, preparação e condução do teste/sessão de avaliação de usabilidade, questionário de background inicial, teste de usabilidade, entrevista final e questionário final.

Os principais resultados indicam que: este tipo de aplicação incentiva uma maior prática do desporto; as funcionalidades mais procuradas pelos utilizadores neste tipo de aplicação são o Surf report (de pessoas presentes nos locais) e a criação de sessões (públicas e privadas); a integração das funcionalidades na aplicação também vai ao encontro às expectativas dos utilizadores.

Autor(es)
Ano 2019
Tipo Artigo em Conferência, Publicação em Actas
Publicação Digicom 2018 – 2nd International Conference on Design and Digital Communication: Proceedings
Páginas 235–243
Editora IPCA - Instituto Politécnico do Cávado e do Ave
Local Barcelos
Ed/Org Martins, N.
ISBN / ISSN 978-989-99861-8-3
Idioma PT / EN
Link Ver Link