Desafios da educação artística em contextos ibero americanos

Quando nos surgiu a ideia de fazer esta antologia de textos sobre educação artística pensámos que amelhor fonte para procurar os conteúdos seriam as actas do 1º Congresso Iberoamericano de EducaçãoArtística. O Congresso Ibero-americano de Educação Artística: Sentidos Transibéricos realizou-se naEscola Superior de Educação de Beja em Portugal nos dias 22, 23, 24 de Maio de 2008 e reuniu duzentos esete participantes oriundos de Portugal, Espanha, Brasil, Uruguai, Chile, El Salvador, México, Moçambiquee Angola. O espaço aberto gerou uma pluralidade de vozes e uma diversidade de experiências ondetodos se puderam exprimir com liberdade promovendo contrastes e polifonias. Ao longo dos vários dias,abriram-se portas ao diálogo construtivo e formalizou-se a rede Ibero Americana de Educação Artística.As comunicações apresentadas trouxeram para o debate diferentes concepções do papel das artes na educação, a própria distinção entre as artes foi desafiada a partir dos contextos das artes contemporâneas, onde as fronteiras tradicionais se esbatem, e as linguagens multimédia ganham cada vez mais um espaço relevante nas práticas educativas e artísticas. O congresso serviu não apenas para lançar o desafio da construção de pontes entre as diferentes comunidades da educação artística, mas também criou espaço e tempo para a criação e construção de parcerias para a Rede Ibero Americana de educação artística.

Autor(es) , (Ed / Org)
Editora APECV - Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual