Corpo Estranho: curadoria de videoperformances

RESUMO:
Este texto tem como objetivo apresentar e refletir sobre as etapas de construção de uma curadoria de videoperformance, tomando como objeto o material videográfico inscrito nas duas edições, de 2011 e 2013, do Encontro ruído.gesto ação&performance, realizado na Universidade Federal do Rio Grande, no sul do país. Com um grande número de participação de videoperformances de todo o Brasil, verificou-se a urgência de ser realizado um recorte que desse maior coerência e possibilidades de análise e experiência deste material, organizando-o em Corpo Estranho: Mostra de Videoperformance. Partiu-se de conceitos tais como o corpo vibrátil, de Suely Rolnik, e o Corpo sem Órgãos, de Deleuze e Guattari, e ainda buscou-se observar a arte da performance em processo de abertura e fusão com outras práticas.

Palavras-chave: Performance; videoperformance; curadoria; corpo

Ano 2014
Tipo Publicação em Actas
Publicação 23º Encontro da ANPAP – “Ecossistemas Artísticos” 15 a 19 de setembro de 2014 – Belo Horizonte - MG