Contributo para uma Reflexão sobre Estratégias Metodológicas no Ensino do Design e a função do Desenho em Design

Este artigo, resultante de um trabalho de investigação em curso pelas autoras, teve já uma apresentação no VII Congresso IberoAmericano de Docência Universitária- Inovação e Qualidade na Docência, Porto – Junho de 2012; e no Simpósio Matéria Prima – Simpósio de Práticas das Artes Visuais no Ensino básico e secundário, na FBAUL – Julho de 2012.
_________________________________

Resumo

Neste trabalho apresentaremos uma reflexão sobre o ensino do Design e, especificamente, sobre a função do Desenho nessa área disciplinar.

O Design, enquanto disciplina, alargou a sua área de actuação diversificando-se em novos campos como o Design de Experiência ou o Design de Serviço, não bastando ao designer uma formação ligada ao conhecimento tecnológico, ou ao “saber-fazer”.

Diversos autores, como Meredith Davis, Don Norman ou Jamie Hobson, alertam para a urgência de uma reflexão aprofundada sobre as estruturas curriculares dos cursos de Design, já que na actualidade “(…) design is more than appearance, design is about interaction, about strategy and about services. Designers change social behavior” (Norman, 2011).

Na passagem de um design centrado na forma, para um design centrado na pessoa (numa estrutura, num serviço, ou numa relação) qual deverá ser a função do desenho num curso de design? Qual deverá ser a sua estrutura programática?

Como metodologia de trabalho iremos confrontar perspectivas actuais da teoria e da prática do design que equacionam esta problemática procurando, deste modo, contribuir para a reflexão de estratégias metodológicas no ensino do design no contexto contemporâneo.

Palavras-chave

Ensino-aprendizagem; Design; Desenho

 

Ano 2012
Tipo Artigo em jornal sem revisão por pares
Publicação Revista Imaginar, 55
Páginas 20-25
Editora Editora APECV - Revista da Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual
Local Lisboa
Ed/Org Luísa Vidal
ISBN / ISSN ISSN:1646-6845
Idioma Português
Link Ver Link